AA São Paulo Visiting School - Liquid Urbanism / São Paulo

A premissa da AA São Paulo Visiting School de 2013 é redefinir o desenho de arquitetura e urbanismo através da criação de uma fusão simbiótica entre paisagem, infra-estrutura e design. Ateliers, palestras e seminários desafiarão o planejamento paulista da década de 60, que destruiu o sistema de águas da cidade a fim de construir uma rede de avenidas em uma macro-escala e privilegiou a separação de usos, o que causou alagamentos, poluição e decadência. Em contraponto, a Visiting School promove uma relação intricada de eco-sistemas naturais dentro de uma nova interface intra-modal conectando transporte e infra-estruturas urbanas. Isso será proposto através do uso de ferramentas de design computacional avançadas, incorporando estratégias paramétricas e mídias interativas, a fim de criar sistemas de paisagem urbana altamente responsivos.

Flowing Gardens – International Horticultural Fair in Xi’an, China by Plasma Studio

O projeto será focado na interface urbana do trem bala que conectará Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro e ligará os aeroportos internacionais dessas três cidades assim como diversos nós urbanos importantes. Essa nova instalação apresenta um desafio importante para São Paulo, que terá de redesenhar uma grande região urbana, o que inclui a desativação de um aeroporto junto à artéria principal da cidade e de seu maior rio. Logo, esse projeto necessita de uma integração altamente articulada do sistema hídrico, paisagem e infra-estrutura urbana, que a São Paulo Visiting School irá propor através de ferramentas digitais de projeto e fabricação.

Especificamente, os participantes aprenderão design computational usando Rhino, Grasshopper, assim como técnicas de fabricação digital com corte a laser e impressão 3D. Nenhuma experiência prévia é necessária. O workshop enfatizará o uso de processos computacionais responsivos ao desempenho estrutural e ambiental, com ferramentas como GECO, Galapagos e Kangaroo. O atelier contará com professores e assistentes da AA liderados por Eva Castro, diretora do mestrador em Landscape Urbanism da AA e diretora do Plasma Studio, assim como arquitetos e especialistas locais, como parte do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE -, uma exposição de arte interativa de vanguarda. O workshop é aberto para estudantes e profissionais do mundo todo.

Creativity Pavilion in Flowing Gardens – International Horticultural Fair in Xi’an, China by Plasma Studio

Local: Instituto Cervantes – Av. Paulista, 2439, São Paulo, SP, Brasil
Data: 16 a 25 de Julho de 2013
Mais informações sobre o programa AA São Paulo Visiting School e inscrições no site http://saopaulo.aaschool.ac.uk ou brazilvisitingschool@aaschool.ac.uk ou +55 11 3062 3522

Sobre a Architectural Association

A Architectural Association, também conhecida como AA, é uma das instituições de ensino mais tradicionais da Inglaterra. Seu intuito não é lecionar Arquitetura como a conhecemos, mas sim criar condições para novas formas de ensino, prática e, sobretudo, pensamento e aprendizado. Devido ao seu intenso programa de exposições, palestras e publicações e a seus renomados professores a escola atingiu uma excepcional visibilidade no cenário da arquitetura contemporânea. Na instituição estudaram profissionais como Rem Koolhaas, Zaha Hadid, Peter Cook, Steven Holl, Kenneth Frampton e Richard Rogers.

Sobre o programa Visiting School

A Architectural Association organiza workshops de projeto espalhados pelo mundo. Esta será a sétima vez que o Brasil receberá o programa. A última edição abordou novas maneiras de articular espaços de produção e consumo inserindo novos e antigos programas na Barra Funda em São Paulo.

Cronograma:

Dia 1 – Apresentação do curso e dos participantes / Visita a àrea de intervenção / Oficina de Rhino e Grasshopper / Palestra Eva Castro
Dia 2 – Oficina de Grasshopper / Formação dos grupos de trabalho / Palestra Federico Ruberto
Dia 3 – Sessão de trabalho / Grasshopper / Lasercut / 3D Print / Palestra Franklin Lee
Dia 4 – Design / orientação de projetos / Apresentação das propostas
Dia 5 – Apresentação das propostas / Design / Início da fabricação
Dia 6 – Design e fabricação
Dia 7 – Design e fabricação
Dia 8 – Design e fabricação
Dia 9 – Design e fabricação / Preparação para apresentação dos projetos finais
Dia 10 – Montagem da exposição dos projetos / Apresentação final / Festa de encerramento.

Divulgação

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "AA São Paulo Visiting School - Liquid Urbanism / São Paulo" 17 Dez 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-113938/aa-sao-paulo-visiting-school-liquid-urbanism-slash-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.