Villa Piedad / pura-arquitectura

© Francisco Berreteaga
San Sebastián, Espanha
  • Arquitetos: Marta Badiola; Marta Badiola
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  52
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo

Villa Piedad / pura-arquitectura - Mais Imagens+ 14

© Francisco Berreteaga

Descrição enviada pela equipe de projeto. Habitando o volume. Convertendo a planta baixa num volume habitável. Ocupando o espaço. Esses foram os objetivos quase que obcessivos do projeto. Confira mais imagens e descrição do projeto pela arquiteta na continuação.

© Francisco Berreteaga

Minhas chances de comprar minha própria moradia na cidade mais cara da Espanha se reduziu a 40 metros quadrados e a meus conhecimento de arquitetura.

Villa Piedad (Casa Piedade) era uma casa para duas famílias construída em 1950. No decorrer do tempo, a casa foi dividida em 8 pequenos apartamentos. Eu comprei metade do espaço contido sob o telhado, o antigo sótão da casa anterior. Um apartamento com pé direito baixo e dividido em cinco pequenos espaços com um corredor central claustrofóbico.

© Francisco Berreteaga

Veredito final: demolição total. Incluindo o telhado, que estava num estado deplorável. Sem piedade. O resultado final foi um espaço quase quadrado com três fachadas e a cobertura: 4 planos em contato com o exterior. O 'queijo suíço' foi completado com 7 aberturas na cobertura para iluminação natural. Todos os espaços estão arranjados em torno de uma divisória central e o banheiro está pendurado por sobre as escadas comunais. Assim como a casa Tati, tudo se conecta.

© Francisco Berreteaga

O espaço principal aproveita a vista por sobre a cidade. Morar e trabalhar em dois níveis diferentes no mesmo espaço. Conectados mas separados ao mesmo tempo. O estúdio no mezanino se transforma em quarto para receber hóspedes.

© Francisco Berreteaga

A cozinha se abre para o leste para aproveitar o sol matinal e acabar por aumentar lateralmente a sala de estar. O quarto principal é a área mais calma da casa, longe da via férrea que passa não muito longe dali.

© Francisco Berreteaga

As portas se escondem, cada espaço vazio se torna um armário, cada centímetro conta.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Villa Piedad / pura-arquitectura" [Villa Piedad / pura-arquitectura] 16 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-113884/villa-piedad-slash-marta-badiola> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.