CUNIPIC Headquarters / CODIstudio

CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Imagem 1 de 22
Cortesia de CODIstudio
Vallfogona de Balaguer, Espanha
  • Arquitetos: CODIstudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  425
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012

CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Imagem 2 de 22CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Imagem 3 de 22CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Imagem 4 de 22CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Imagem 5 de 22CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Mais Imagens+ 17

CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Imagem 7 de 22
Cortesia de CODIstudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. CUNIPIC é uma empresa dedicada à geração e comercialização de animais de estimação, bem como a produção e distribuição de seus alimentos. Sua filosofia é baseada no respeito pelos animais e a natureza. O edifício proposto internaliza essa filosofia e tenta materializar um ambiente de trabalho de acordo com ela.

CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Imagem 5 de 22
Cortesia de CODIstudio

Ele é construído como um "recipiente" de usos e materiais localizado em um cenário rural próximo à exploração que CUNIPIC possui em Vallfogona de Balaguer. Durante o dia, representa um espaço aberto e dinâmico, enquanto à noite, torna-se uma caixa hermética e de proteção situada em um local longe do centro da cidade e rodeada por uma terra de cultivo completamente plana.

CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Imagem 9 de 22
Cortesia de CODIstudio

Estações de trabalho se fundem com os espaços de circulação, a fim de gerar uma maior ligação entre os utilizadores do edifício. Todas elas têm uma janela para o exterior para desfrutar as vistas dos arredores. Estas aberturas foram concebidas como pontos de vista durante o trabalho, e por isso são localizadas ao nível dos olhos, enquanto sentado em uma cadeira, suas soleiras também tornam-se parte do espaço de trabalho. A luz natural desempenha um papel principal e os interiores brancos ajudam a fortalecer este conceito. O pátio central maximiza a entrada de luz do dia para todos os cômodos e gera uma divisória transparente entre os usos dentro do edifício.

CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Imagem 18 de 22
Cortesia de CODIstudio

Em condições climáticas extremas como as de Lleida, um edifício é construído usando as soluções para isolamento e proteção contra condições meteorológicas muito diferentes e extremas. A envoltória do edifício é uma fachada ventilada com acabamentos em madeira e o mesmo é coberto com um extenso telhado verde. Soluções sustentáveis, integradas e eficientes energeticamente. Fechamentos foram desenhados para proteger o interior do sol durante o horário de verão e para preencher de sol as salas no inverno. Além disso, todos os fechamentos são automatizados e cumprem uma segunda tarefa: proteger o edifício contra intrusos, enquanto ele não está sendo usado, como um 'container' aberto para o exterior durante o uso e hermético, enquanto fora de utilização.

CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Imagem 12 de 22
Cortesia de CODIstudio

Embora as dimensões da construção tenham tornado a utilização de algumas soluções de construção impossíveis em questão de orçamento, uma ênfase especial foi inserida na eficiência e exploração dos recursos possíveis.

O edifício é construído com a intervenção mínima do concreto. A construção consiste de uma estrutura leve, que minimiza as dimensões das fundações de concreto armado. Sobre as lajes, soluções mistas também ajudam a minimizar a utilização do material.

CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Imagem 4 de 22
Cortesia de CODIstudio

Toda estrutura de suporte foi desenhada levando em conta o material disponível a partir de um acidente rodoviário envolvendo um caminhão que transportava aço. Ela foi concebida tendo em mente o 'reutilização' de todo o material disponível.

A fachada foi feita de madeira de lariço (Larix decídua). Essa espécie de conífera possui uma madeira muito forte e impregnada de resina, o que lhe confere uma elevada resistência ao desgaste, incorruptibilidade e imunidade aos insetos. A utilização deste tipo de madeira nos permitiu dispensar uma camada de proteção adicional, minimizando a sua manutenção e permitindo o processo natural de envelhecimento do material.

CUNIPIC Headquarters / CODIstudio - Imagem 20 de 22
Planta Baixa - 1° Pavimento

A solução da cobertura permite economia de água, graças às plantas nativas, que são altamente resistentes. Como o edifício está localizado em um ambiente rural, a rega de todos os recursos de jardinagem é realizada utilizando água de irrigação do cultivo da terra adjacente, poupando o consumo de água potável.

O conceito por trás do projeto do edifício confere algumas características passivas que permitem uma utilização mínima do sistema de ar condicionado.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vallfogona de Balaguer, Lleida, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "CUNIPIC Headquarters / CODIstudio" [CUNIPIC Headquarters / CODIstudio] 11 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-113200/cunipic-headquarters-slash-codistudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.