Can Tòfol i n’Aina / TEd’A arquitectes

Can Tòfol i n’Aina / TEd’A arquitectes - Mais Imagens+ 2

Montuïri, Espanha
  • Arquitetos: TEd’A arquitectes; Raimon Farré, Jaume Mayol, Irene Pérez
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2007
Cortesia de TEd’A arquitectes

Descrição enviada pela equipe de projeto. Montuïri é um pequeno povoado no centro da ilha de Mallorca. O terreno está no limite oeste deste e possui esplêndidas vistas para o pôr-do-sol. Neste limite a densidade urbana é diluída. A altura das construções são reduzidas e existem mais vazios. Aparecem irregularidades, recuos, pátios, etc. Mas a rígida disposição é mantida entre as empenas que caracterizam o tecido urbano. Neste caso, há um terreno muito estreito, com um pouco mais de seis metros. Onde havia uma construção com ambientes pequenos e escuros.

Cortesia de TEd’A arquitectes

A nova construção se adapta da estrutura existente no térreo e se organiza em dois pavimentos: as estâncias públicas são dispostas no térreo e os dormitórios no primeiro pavimento. O térreo é ordenado em sentido longitudinal, sendo possível reunir circulações e serviços numa das empenas, e áreas de estar na outra. Assim, é possível uma total transparência das estâncias para os visuais. Ao contrário, o primeiro pavimento se ordena em sentido transversal, em quatro blocos diferentes que contém dormitórios e serviços. Estes quatro corpos estão separados por uma distância de um metro entre eles, cortando o que está forjado pelo térreo e pela cobertura. Estas intersecções deixam a luz natural entrar até o rés-do-chão e comunica visualmente ambos pavimentos.

Cortesia de TEd’A arquitectes

Esta estratégia organizativa gera uma volumetria interior independente. Com ela, há uma importante riqueza espacial, uma adequada iluminação natural e uma constante relação com o exterior e as vistas. Em sua fachada frontal e pátios, há a presença de irregularidades, "embutindo" a fachada e dando lugar a pequenos terraços. De certa forma, agora, a fachada principal é coberta. A casa sugere que a arquitetura sempre deve dar uma resposta dupla: exteriormente deve dialogar com o entorno urbano onde está inserida, mas, a arquitetura que se vive no interior deve ser humanizada, introduzindo o espaço como tema principal.

Planta

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Can Tòfol i n’Aina / TEd’A arquitectes" [Can Tòfol i n’Aina / TEd’A arquitectes] 08 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-112554/can-tofol-i-naina-slash-teda-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.