Primeiro Lugar no Concurso do Masterplan Playa Ferroviaria de Liniers / Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados

O objeto do concurso é formular o Masterplan para a urbanização da antiga área destinada à estacionamento de trens no entorno da Estação Ferroviária de Liniers, a chamada Playa Ferroviaria. A decisão de intervir nesta área e a proposta de criar um Novo Liniers num local repleto de significativas pré-existências revelam o interesse de integrar fragmentos de tecido numa nova paisagem contemporânea.

Esta iniciativa projetual pretende impulsionar o desenvolvimento dum projeto de alta qualidade urbana e ambiental que considere a interpretação das diferentes condições do local.

A seguir apresentamos o projeto ganhador, proposta pela equipe formada por Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados.

© Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados

Um Sistema de Parques Públicos Lineares percorre a área de Leste a Oeste, atuando como mitigador dos efeitos que provocam no espaço do edifício as duas grandes peças de infrestruturas existentes atualmente - a autoestrada e as vias férreas, estas, até sua conversão num Parque Linear que será integrado ao sistema.

Através das novas vias de acesso que o projeto cria, os novos Parques Lineares  oferecem aos bairros adjascentes situados ao Sul e ao Norte uma  alternativa verde à seus tecidos urbanos densos, além de área de vínculo e convívio com os novos habitantes.

© Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados

No centro, sobre o lado sul do edifício e paralelo às atuais vias férreas e ao futuro Parque Linear está localizado um setor de tecido longitudinal residencial e de serviços que incluem a maior parte dos edifícios relevantes à conservação do patrimônio.

Este grupo residencial que estrutura o espaço urbano do local está formado por um tecido espaciamente transparente que permite vincular o espaço dos dois parques no sentido transversal.

© Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados

Os edifícios isentos, de maior altura, estão localizados em terrenos privados no meio dos parques, entre a auto-estrada e o tecido mais baixo, e dialogam com a grande infraestrutura da auto-estrada. Já o tecido mais baixo confere identidade ao novo bairro e às bordas dos parques, uma vez que armam as frentes urbanas dos dois parques.

Aqueles de frentes longitudinais ao tecido residencial, que abrigam a maior parte das habitações, se abrem aos futuros parques garantindo os melhores níveis de habitabilidade e as melhores vistas da paisagem natural e urbana do entorno.

© Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados

A articulação do tecido residencial permite a criação de novos espaços públicos anexos às residências e ao bairro, ramblas, passeios de pedestres, praças, ruas e avenidas para uso da nova urbanização e dos habitantes do entorno urbano existente.

Através dos usos públicos incorporados nos edifícios históricos consegue-se configurar uma nova centralidade de bairro ao conjunto. Esta nova centralidade é compartilhada com as quadras do entorno.

© Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados

Ali no novo espaço público e nos grandes Parques Públicos será produzida a integração urbana e social do novo fragmento de cidade que, longe de permanecer isolado, potencializará a relação Norte Sul.

Um sistema de conexões transversais de ruas e vias de pedestres costura a malha circundante do tecido urbano e permite o acesso à nova peça urbana, sem sobrecarregar o tecido residencial com o tráfego de passagem. O sistema viário, de pedestres e de transporte público permite o acesso ao novo bairro a partir dos quatro pontos cardiais.

© Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados

equipamiento  urbano não é apenas um elemento central e integrador da memória do lugar, mas também um elemento urbano que, através de seus programas, garante a vitalidade urbana  do lugar no futuro do bairro.

  • Arquitetos

  • Localização

    Liniers, Buenos Aires, Argentina
  • Equipe de Projeto

    Rodrigo Grassi, María Hojman, Pablo Pschepiurca, Leandro Crook, Alberto Varas
  • Associados

    Aldana Calligo, Roberto Cides, Atilio Pentimalli, Florencia Sirna
  • Colaboradores

    María Luz Rodríguez, Edita Alvarado, Laura Otero, Lim Seok Hoon, Santiago Testa Camillo, Sebastian Ducros, Matías Lien Benítez.
  • Engenharia

    Roberto Carretero
  • Patrimônio Arquitectônico

    María de las Nieves Arias Incollá y Silvia Rickert
  • Sustentabilidade e Paisagismo

    Guillermo Brunzini y Alexia Anastassiadis
  • Área

    175000.0 m²
  • Ano do Projeto

    2013
  • Fotografias

    Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Liniers, Buenos Aires, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Castro, Fernanda. "Primeiro Lugar no Concurso do Masterplan Playa Ferroviaria de Liniers / Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados" [Primer Lugar Concurso Plan Maestro Playa Ferroviaria de Liniers / Estudio Aisenson + Estudio Alberto Varas & Asociados] 08 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-112517/primeiro-lugar-no-concurso-do-masterplan-playa-ferroviaria-de-liniers-slash-estudio-aisenson-plus-estudio-alberto-varas-and-asociados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.