Nanak Emporium / MACh Arquitetos

Nanak Emporium / MACh Arquitetos - Imagem 2 de 12Nanak Emporium / MACh Arquitetos - Imagem 3 de 12Nanak Emporium / MACh Arquitetos - Imagem 4 de 12Nanak Emporium / MACh Arquitetos - Imagem 5 de 12Nanak Emporium / MACh Arquitetos - Mais Imagens+ 7

Belo Horizonte, Brasil
  • Arquitetos: Fernando Maculan, Mariza Machado Coelho
  • Arquiteto Associado: Gabriel Castro (MOBIO ARQUITETURA)
  • Construção: Armtec
  • Marcenaria: Marcenaria Londrina
  • Cidade: Belo Horizonte
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Nanak Emporium / MACh Arquitetos - Imagem 5 de 12
© Gabriel Castro / Reverbo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas palavras dos proprietários, o Empório Nanak nasce de um desejo de apoiar um estilo de vida assentado no tripé: feliz, saudável e sagrado.A inspiração do nome vem do Guru Nanak Dev, referência entre os praticantes do sikhismo. O empório oferece uma variedade de produtos para casa e alimentos orgânicos, veganos e sem glúten em torno de um pequeno espaço de chai-café.

Nanak Emporium / MACh Arquitetos - Imagem 7 de 12
© Gabriel Castro / Reverbo

Exposição e Ocultamento
O projeto adota uma estratégia que combina exposição e ocultamento dos produtos. Uma grelha fixa e oblíqua em relação às duas paredes laterais permite a visão plena dos produtos para quem chega ao empório, e seu ocultamento na perspectiva de dentro para fora. Este recurso garante certa tranqüilidade e silêncio ao espaço, tornando-o mais agradável para aqueles que queiram tomar um chá na mesa central, sem perder o clima plural típico dos empórios.

Nanak Emporium / MACh Arquitetos - Imagem 8 de 12
© Gabriel Castro / Reverbo

Unidade e Diversidade
A solução expositiva proposta adota recurso similar ao de um grid imaginário utilizado no design gráfico para a organização dos cheios e vazios de uma página. É estrutura que permite flexibilidade de uso e adaptabilidade, através do acréscimo de suportes horizontais, subdividindo os módulos. Trata-se de uma solução que dá unidade aos produtos, tão diversos em dimensões, formas e cores.

Nanak Emporium / MACh Arquitetos - Imagem 9 de 12
Corte

Referência Simbólica
Os padrões utilizados nas perfurações dos expositores foram extraídos do logotipo do Empório Nanak, por sua vez referenciado na iconografia presente no Golden Temple de Amritsar, um santuário do Sikhismo, que é a religião dos proprietários do empório.

Nanak Emporium / MACh Arquitetos - Imagem 3 de 12
© Gabriel Castro / Reverbo

Materiais e Cores
São priorizadas as matérias cruas: piso de concreto, nata de cimento no teto e painéis de madeira nos expositores, portas e revestimentos das paredes. A madeira de tonalidade amarelada e com lixa fina, assume um brilho dourado, e atua como pano de fundo comum a todos os produtos.

Nanak Emporium / MACh Arquitetos - Imagem 4 de 12
© Gabriel Castro / Reverbo

Iluminação
Um sistema simples de fitas de LED de coloração amarelada dá destaque ao plano das paredes, revestido de madeira, contribuindo para a visualização dos produtos. A iluminação geral é feita por uma instalação de tubos metálicos com pontos de luz incandescentes, com intensidade controlada.

Nanak Emporium / MACh Arquitetos - Imagem 10 de 12
Planta

Organização espacial
No centro do empório, situa-se uma estrutura multifuncional para acomodar o caixa, cestinhas de compras, até seis pessoas no chai-café, além de espaços para produtos, equipamentos e estufas.Mais ao fundo, sob a escada, há um pequeno balcão de apoio ao chai-café. Essa organização permite a circulação fluida dos visitantes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:-

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Nanak Emporium / MACh Arquitetos" [Nanak Emporium / MACh Arquitetos] 06 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-112187/nanak-emporium-slash-mach-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.