Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos

Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Imagem 1 de 22
Cortesia de Marcelo Daglio Arquitectos
Punta Ballena, Uruguai

Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Imagem 2 de 22Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Imagem 3 de 22Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Imagem 4 de 22Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Imagem 5 de 22Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Mais Imagens+ 17

Descrição enviada pela equipe de projeto. Buscou-se o resgate do trabalho do mestre Antonio Bonet para a comunidade.

Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Imagem 5 de 22
Cortesia de Marcelo Daglio Arquitectos

Recuperar o espírito do projeto original em termos de sua implantação, bem como de sua arquitetura original sempre é a principal preocupação para a adoção de critérios de intervenção. Ao longo dos anos, mais de 100 m² foram adicionados ao projeto original, os quais foram demolidos, para o retorno da volumetria original.

Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Imagem 8 de 22
Cortesia de Marcelo Daglio Arquitectos

A arquitetura proposta no projeto foi cuidadosamente organizada de forma que o novo e o antigo participassem de um diálogo de respeito entre arquiteturas de diferentes épocas. A materialidade da nova proposta, o espaço ao ar livre gerado como resultado da incorporação de um novo volume, buscam a sinergia necessária para melhorar a arquitetura atual com a do mestre, sem competir com a mesma.

Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Imagem 4 de 22
Cortesia de Marcelo Daglio Arquitectos

Os materiais utilizados foram os que envelhecem de forma mais natural possível, ou seja, a madeira de lapacho nas grades e seções de aço no volume superior. Eles compõem a materialidade da nova arquitetura, sendo materiais escolhidos sob o conceito de manutenção zero.

Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Imagem 10 de 22
Cortesia de Marcelo Daglio Arquitectos

Na casa original, os materiais sugeridos pelo mestre foram mantidos, exceto pela carpintaria externa, que foi substituída por alumínios da empresa Schuko. Os pisos feitos de ladrilhos monolíticos de 40 x 40 cm foram substituídos por blocos feito in locu, respeitando a materialidade original.

Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Imagem 11 de 22
Cortesia de Marcelo Daglio Arquitectos

Incorporaram-se as novas necessidades do cliente e o trabalho de Bonet foi atualizado de acordo com as novas exigências de conforto e funcionamento exigidos pela vida atual.

O novo programa solicitado pelo cliente é composto de uma casa de hóspedes, churrasqueira, sala de ioga, piscina e espaços ao ar livre. Tecnologias de última geração foram incorporadas à obra original, não somente para a água, mas para sistemas inteligentes. Todos os materiais utilizados na casa original foram restaurados, respeitando o existente.

Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Imagem 15 de 22
Corte

A área de serviço localizada no edifício original foi ampliada e relocada.

"Este tem sido um trabalho muito gratificante para nós. O projeto tem recebido elogios pela Comissão do Patrimônio Nacional, o que também nos motivou a compartilhar tal experiência".

Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos - Imagem 22 de 22
Implantação

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Punta Ballena, Maldonado, Uruguai

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Booth / Marcelo Daglio Arquitectos" [House Booth / Marcelo Daglio Arquitectos] 04 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-111993/casa-booth-slash-marcelo-daglio-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.