Herzog & de Meuron iniciam a construção do ‘Grand Stade de Bordeaux’

Quase dois anos após apresentar ao público seu projeto,Herzog & de Meuron iniciam a construção do novo "Gran Stade de Bordeaux' na França. Cercado por um cinturão verde de vegetação exuberante, um saguão em diversos níveis leva os visitantes através de uma floresta de pilares brancos até o círculo do estádio, cuja forma assegura máxima flexibilidade e visibilidade para todos os 43 mil espectadores.

A conclusão está marcada para 2015, a tempo de sediar o campeonato de futebol Euro 2016.

Descrição do arquitetos após o intervalo...

A visão de um estádio

O projeto para o novo estádio Bordeaux é uma expressão de uma arquitetura fundamentalmente nova. A forma pura do volume, através do contraste criado por sua luz e estrutura aberta, cria uma obra arquitetônica monumental e graciosa elegantemente adequada à paisagem de Bordeaux.

A arquitetura do estádio combina três elementos constitutivos: a arena que contem o jogo e seus espectadores, o saguão como elemento de transição entre o campo de futebol e o entorno e, finalmente, a aparência geral. Nossa abordagem é reinterpretar esses três elementos em função das características específicas do local: a arquitetura resultante é, portanto, única, refletindo as características intrínsecas do local.

O objetivo é apresentar um objeto arquitetônico que combine qualidade funcional com uma identidade única. Nós confiamos que todos esses critérios aliados, funcionalidade e identidade forte, dotam o nosso projeto de uma dimensão emocional que o público é capaz de sentir, e que está intimamente ligada como o papel do estádio tradicional para prática de esportes

© Herzog & de Meuron

O campo

Com espaço para no máximo 43 mil pessoas sentadas, o campo é o palco do espetáculo; sua geometria proporciona visibilidade ideal para todos, junto com a máxima flexibilidade de capacidade e uso.

O campo apresenta duas camadas sobrepostas divididas em quatro setores e é protegido contra intempéries através da cobertura. Composta por uma infinidade de listras concêntricas, a aparência homogênea do teto guia o olhar para o campo de futebol, enquanto permite que a luz natural escoe adentro através do ângulo de inclinação das tiras. A estrutura aberta da cobertura não deixa o interior do estádio à mostra, evitando distrações.

© Herzog & de Meuron

Elevando-se o campo acima no nível do solo se criou uma base compacta que integra todas as funções programáticas em um volume uniforme e simétrico. Este embasamento inclui camarotes VIP e salões distribuídos uniformemente a leste e oeste assim como áreas de mídia adjacentes aos espaços dedicados aos jogadores.

A simplicidade e linhas puras da arquitetura caracterizam o campo e sua base garante um fluxo suave de espectadores e fácil orientação. 

© Herzog & de Meuron

O aspecto geral

O telhado tem forma retangular incomum. A escolha desta forma pura e quase abstrata é a resposta mais clara e eficiente para a condição natural do local e para o fluxo principal de espectadores leste-oeste.

Este retângulo branco parece projetado em direção a terra, graças à multiplicidade de colunas delgadas projetadas. Uma série de barracas de comida e banheiros ondula através desta floresta de colunas, trazida a vida pelo movimento da multidão.

© Herzog & de Meuron

Ao mesmo tempo densa e leve esta estrutura cria um volume retangular evanescente do qual emerge o contorno esculpido e orgânico do campo.

Em sua especificidade, este conceito arquitetônico confere uma identidade forte e inigualável para o novo estádio Bordeaux. Bem ancorado ao terreno, este volume elegante vislumbra a grandiosa paisagem com sua transparência, revelando toda energia e as atividades que preencherão este novo símbolo do dinamismo de Bordeaux.

© Herzog & de Meuron

Paisagismo

A implantação do estádio está ligada a uma situação particular, servindo como junção entre um cenário natural de alta-qualidade para ser reforçar ao norte, e ao sul, uma área de periferia urbana estruturada com necessidade de um novo desenvolvimento. Assim, qualquer plano para o próximo estádio deve representar um passo fundamental no sentido de integrar o cinturão verde do Secteur Nord Rocade, um projeto já previsto pela cidade no plano de desenvolvimento paisagístico de Bordeaux.

Esta proposta aspira elaborar uma versão preliminar destes planos futuros de desenvolvimento. As características excepcionais do cinturão de arvores são reinterpretadas, compreendendo fileiras de árvores ao longo do acesso principal. A proposta define uma estrutura global e organiza os diversos terrenos em uma grade.

© Herzog & de Meuron

As imediações do estádio (adro, estacionamento, corredor verde) apresentam a mesma linguagem: linhas orgânicas de árvores servem como cenário para um ambiente onde, seguindo a orientação norte-sul, uma variedade de vistas é oferecida enquanto preserva uma visual clara da fachada do estádio. Ao redor do estádio, uma área pública inteiramente para pedestre é acessível por todos os lados.

O chão da praça em torno do estádio consiste em três elementos: pavimentação de concreto articulada com grama, gramado natural dotado com grupos de árvores formando espaços abertos e, facilitando a entrada e saída do estádio, asfalto de rolamento em superfícies no entorno do estádio e definição de paradas de ônibus ao leste.

Estas áreas mistas configuram o estádio em de uma paisagem já definida, estreitando os laços entre o terreno em que o edifício está sendo construído e seu entorno verde.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Herzog & de Meuron iniciam a construção do ‘Grand Stade de Bordeaux’" [Herzog & de Meuron Breaks Ground on ‘Grand Stade de Bordeaux’] 03 Mai 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-111723/herzog-and-de-meuron-iniciam-a-construcao-do-grand-stade-de-bordeaux> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.