Prêmio Pritzker 2014: Pavilhão IE Paper / Shigeru Ban Architects

Prêmio Pritzker 2014: Pavilhão IE Paper / Shigeru Ban Architects - Mais Imagens+ 17

Madrid, Espanha
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 20 de Março, o arquiteto japonês Shigeru Ban visitou a IE Business School de Madrid para a abertura oficial da sua nova construção, uma estrutura temporária realizada com tubos de papel. O pavilhão está situado nos terrenos do campus da IA e será utilizado para abrigar eventos de Executive Education e outras atividades. Ban é reconhecido em seus projetos arquitetônicos durante as duas últimas décadas, tanto pelo uso inovador de materiais, como pelo seu compromisso com iniciativas de ajuda humanitária. Na apresentação participaram também Santiago Iñiguez, Decano da IE Business School e Presidente da IE University, Fernando Serrano-Súñer, arquiteto espanhol responsável pela obra, Martha Thorne, Vice Decana de Relações Externas da IA School of Architecture e Jaime de Jaraíz, Vice Presidente da LG Espanha.

© Fernando Guerra | FG+SG

“A cultura do IE e a obra de Shigeru Ban tem em comum sua aposta pela sustentabilidade, o espírito humanista e a união de múltiplas culturas" comentou Santiago Iñiguez, decano do IE Business School e Presidente da IE University.
"O pavilhão que hoje se inaugura está destinado ao intercâmbio de ideias, em um espaço leve, translúcido, elegante e funcional, com um caráter efêmero que nos relembra a necessidade de transformação permanente do conhecimento".

© Fernando Guerra | FG+SG

O projeto estrutural é eminentemente eficiente. A instalação, levantada em somente duas semanas, com objetivos de sustentabilidade e o requisito de que seja um projeto temporário, conta com uma estrutura de 173 tubos de papel unidos por juntas de madeira que descansam sobre colunas de papel.

© Fernando Guerra | FG+SG

“Um dos principais desafios de qualquer projeto é que o projeto deve levar em conta as características específicas do lugar. Neste caso, "utilizamos o próprio muro de contenção existente como apoio e distanciamos o pavilhão ao máximo do edifício adjacente", disse o arquiteto Shigeru Ban. "Nas minhas obras tento sempre apostar nas empresas locais. Neste casi, os tubos, por exemplo, foram feitos em Zaragoza". Shigeru Ban também sinalizou que os alunos do IE School of Architecture participaram na montagem dos tubos de papel, e destacou sua importância como uma experiência educativa para eles.

© Fernando Guerra | FG+SG

A forma do pavilhão, construído por trabalhadores da região, usando material local, é um excelente exemplo de projeto e construção para os estudantes de arquitetura da IE University. A construção será usada em diversas atividades, incluindo encontros, apresentação e recepções.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:María de Molina 11, Madrid, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Prêmio Pritzker 2014: Pavilhão IE Paper / Shigeru Ban Architects" [IE Paper Pavilion / Shigeru Ban Architects] 10 Ago 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-111698/premio-pritzker-2014-pavilhao-ie-paper-slash-shigeru-ban-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.