Rock It Suda / Moon Hoon

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 2 de 42Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 3 de 42Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 4 de 42Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 5 de 42Rock It Suda / Moon Hoon - Mais Imagens+ 37

  • Arquitetos: Moon-Hoon
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  47194
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2010
  • Fotógrafo
Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 6 de 42
© Yeum Seung Hoon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Rock It Suda é o nome da pensão e é o conceito. O cliente é o guitarrista base de um grupo de rock amador chamado Rock It Suda. Regularmente, eles fazem shows ao vivo nesta pousada.

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 7 de 42
© Yong Kwan

A área tem um rio seco e uma vista agradável em sua frente, os outros lados são rodeados pela cordilheira. As seis maneiras de capturar o belo cenário deu origem a construção espacial, expansão e compressão. Temas como Espanha, Barbie, Stealth+Ferrari, cavernas e casas tradicionais coreanas foram utilizados.

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 8 de 42
© Yeum Seung Hoon

Nasce o Play_architecture, quando a grande e macia rede caindo como caldas são adicionadas à dura e segura arquitetura. Espera-se que, o vento e o movimento feito pelas pessoas que se jogam nas redes, expressem o desejo de que a arquitetura não seja mais segura e rígida.

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 9 de 42
© Yeum Seung Hoon

Arquitetura está viva: movendo através dos limites... também, vivendo no reino das imigrações.

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 10 de 42
© Yeum Seung Hoon

"Pensioning", como é referido na Coreia, é um termo utilizado no país apenas para descrever uma atividade externa. Na Europa continental, uma pension (pronuncia-se 'paan-shi-on') é uma pousada ou um pequeno hotel. Seu correlato coreano surgiu como uma nova geração de alojamentos no início desta década. Com o ganho gradual de entusiasmo para lazer e recreação, as pessoas começaram ir para os subúrbios e passar suas noites de relaxamento, churrascos e diversões. Para os moradores da cidade, em particular, a experiência provou ser libertadora com interrupções temporárias da rotina diária sufocante dos prédios altos. Associada a fugas exóticas de fim de semana, novas pensões coreanas são construídas para parecer molduras de madeira, europeias, casas de campo ou ainda parques temáticos e chalés. Um pequeno número de projetos representam alto luxo e sofisticação arquitetônica. Ao todo, elas são espaços de fantasia, com exageros aceitos.

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 11 de 42
© Yeum Seung Hoon

"Considerando que um apartamento ou casa são muitas vezes o resultado dos interesses conflitantes de seus construtores e ocupantes, esta curta acomodação é um exagero teatral" diz o arquiteto Hoon Moon. Um mestre em combinar a fantasia e a realidade, Moon é um fetichista da arquitetura declarado, que foi recebido de braços abertos pelo populismo e o comercialismo que tipificam as pensões coreanas. 

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 12 de 42
© Yeum Seung Hoon

Um dos clientes de Moon é um músico de 40 e poucos anos, líder de uma banda chamada Rock It Suda, que gostaria de uma pensão que deveria funcionar como um super parque infantil. Ele pediu ao Moon para descartar a receita madeira-final-de-semana-casa. A sugestão do roqueiro para o projeto foi a inspiração da intensa e hipnotizante viagem que fez à Espanha. "Eu poderia ter ido, metaforicamente, com este tema espanhol", diz Moon. "Mas esta imagem de grande chifres, como aqueles que você veria em touradas, de repente surgiu na minha mente. Eu queria transformá-lo em uma colagem e aplicá-lo diretamente na estrutura."

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 13 de 42
© Yeum Seung Hoon

Uma das importâncias primordiais para o arquiteto é o projeto espacial, que inclui a paisagem circundante. O projeto Rock It Suda fica nos arredores de Jeongseon, uma pequena cidade de minas em ruínas rodeada por uma bela floresta. A pensão está entre uma auto-estrada principal (por trás) e um talude (na frente). Surgindo de um platô, que abrange o leito seco do rio que encontramos no local, saem seis intrigantes unidades coloridas de férias, cada uma com formas distintas.

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 14 de 42
© Yeum Seung Hoon

"Para criar um cenário diferente para cada unidade, eu trabalhei de dentro para fora. O exterior foi feito por último. A pensão média coreana para dois, ocupa 33 m². Ao estender e comprimir esta área padrão, eu produzi várias configurações espaciais." Moon deu a cada volume uma identidade claramente discernível, carro, avião touro, boneca Barbie -  acompanhado por uma cor vibrante que dá a unidade de seu nome: Ferrari Red, Stealth Black, Azul espanhol, Flamenco Branco, Barbie Rosa e Oriental Ouro.

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 15 de 42
© Yeum Seung Hoon

As unidades incluem vários objetos, tais como redes, espreguiçadeiras e cordas grossas. Suspensos no teto, alguns deles tem extensões afinadas que se assemelham com caldas de pássaros que deslizam no vento ou aletas onduladas na água. Esta invenção inteligente não só contribui para a poética da natureza e a dinâmica do complexo, mas também retrata a pensão como um organismo vivo.

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 16 de 42
© Yeum Seung Hoon

"No momento em que eu montei aqueles chifres gigantes na parede, me senti como se toda a estrutura tivesse se tornado viva", diz Moon. "Estou intrigado com o espaço virtual. Eu gosto de pensar edifícios pairando sobre o solo; voando ao redor. Dê uma olhada nas redes que instalamos no interior destas estruturas - Eu os chamo de "bonecos" ou arquitetura em ação". Eles tem um grande potencial para o movimento, a interação, a evolução.

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 17 de 42
© Yeum Seung Hoon

Estas caldas simbolizam uma transição do físico para o virtual, que transforma a arquitetura que sofre gravidade em imaginações que evocam uma água-viva voando ou algum organismo igualmente misterioso. Moon espera que seu projeto vá desafiar a percepção do espaço e da dimensão do espectador. Seu objetivo é sempre o de criar "uma experiência arquitetônica tridimensional".

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 18 de 42
© Yeum Seung Hoon

A casa, onde o exterior é envolto em cortinas vermelhas, um um interior com temas hospitalares escorrendo fantasias sexuais, um igreja decorada com a imagem explícita de uma cruz - Os projetos anteriores de Moon são provocantes, descaradamente honestos e muitas vezes eróticos. "Eu sou um idiota que ama bundas de mulheres e meias arrastão", admite. "Mas a minha superficialidade tem sua própria virtude, uma espécie de verdade nua e crua. Sem essa superficialidade, a vida seria mais tediosa e racional. Eu gosto do absurdo, que dá chance à vida". Na verdade, ele se auto-proclamar 'absurdo' é tão absurdo que transmite pureza, que ele traduziu para a vivacidade animada e caricatural da pensão Rock It Suda. Provavelmente o mais inteligente de misturas de pop-art de Moon é um edifício comercialmente viável baseado em uma imaginação escandalosa.

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 19 de 42
© Yeum Seung Hoon

Na comunidade de arquitetos coreanos, notória por seu modernismo ascético, Moon é uma raça rara. Ele aprecia os instintos de seu provocador. Mas o objetivo de sua criatividade arquitetônica não é para mostrar seu trabalho atrevido, mas para comunicar energia emocional. Ele aspira ver a paisagem urbana monótona estourar com a exuberância de um flamboyant e "tremer com a energia da emoção das pessoas".

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 20 de 42
© Yeum Seung Hoon

"Na arquitetura, tudo é possível". E os aforismos continuam:

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 21 de 42
© Yeum Seung Hoon

"A arquitetura deveria ser desprovida de limitações".

"Quando você acabar com todos os nãos, verá então novas possibilidades que podem ser interpretadas de uma forma positiva".

"Agora, é algo para se pensar como você deita em sua cama cor-de-rosa da Barbie".

Rock It Suda / Moon Hoon - Imagem 22 de 42
Planta - 1º Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Rock It Suda / Moon Hoon" [Rock It Suda / Moon Hoon] 01 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-111462/rock-it-suda-slash-moon-hoon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.