Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes

Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Imagem 1 de 19
© Julien Lanoo

Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Imagem 2 de 19Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Imagem 3 de 19Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Imagem 4 de 19Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Imagem 5 de 19Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Mais Imagens+ 14

Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Imagem 4 de 19
© Julien Lanoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na orla do Parque Nacional de Saint-Cloud, o projeto dos arquitetos Pierre Lépinay e Bertrand Meurice para o grupo de desenvolvimento de habitação social I3F, está em uma zona particularmente verde delimitada pela estação ferroviária Garches-Marnes e pela estrada A13.

Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Imagem 2 de 19
© Julien Lanoo

Composto por residências unifamiliares com jardins privados ao lado da estação ferroviária e por um grupo de apartamentos equipados com varandas, que são desde estúdios até apartamentos para quatro e cinco quartos duplex, esta operação (3.338 m2) assume a forma de um desenho elaborado em U, que protege o centro da quadra das perturbações de ruídos resultantes da presença da estrada ao sul. Estas unidades habitacionais, com seu grande número de janelas são particularmente brilhantes. Os jardins privados são banhados por luz solar durante a maior parte do dia, graças a partes de telhado projetado especificamente para limitar o impacto da sombra.

Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Imagem 3 de 19
© Julien Lanoo

Os arquitetos forneceram uma série de soluções inovadoras para superar as restrições de ruídos. Além da disposição em forma de U, eles incorporaram uma cerca de madeira na lateral da estrada, coberturas inclinadas com 9 metros em uma linha contínua e equiparam as unidades próximas à estrada com galerias acústicas.

Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Imagem 5 de 19
© Julien Lanoo

Agindo como uma extensão verde para as habitações, as galerias acústicas abrem os apartamentos para o sul, proporcionando grandes espaços de vidro de onde se cê o parque Saint-Cloud, protegendo também os moradores de ruídos. Este espaço plantado, que se abre para o céu e fechado nas laterais por telas de vidro, forma uma barreira acústica particularmente eficiente, que é reforçada pela disposição específica dos apartamentos. As áreas de serviço estão próximas à estrada, enquanto os principais ambientes abrem-se para as varandas, galerias e jardins privados no lado protegido. As perturbações de ruído também são reduzidas pela utilização de um sistema de fluxos que evita a criação de pontes acústicas, melhorando a qualidade do ar e contribuindo para o aquecimento das unidades.

Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Imagem 7 de 19
© Julien Lanoo

Desejando adotar soluções para poupar energia, os arquitetos optaram por usar isolamento interno com mantas térmicas, instalar painéis solares nas coberturas e equipar cada unidade com tanques de aquecimento solar. Tiveram também uma particular atenção com o projeto de paisagismo. Trepadeiras foram colocadas ao redor do projeto para colonizar um muro ao lado da linha férrea e do muro de 150 metros ao longo da estrada. No interior dos blocos em U, os jardins privados são reduzidos em tamanho, para fornecer o máximo de área comum possível, onde foram plantadas uma variedade de espécies e que deverão ser cuidadas pelos proprietários.

Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Imagem 8 de 19
© Julien Lanoo

Este projeto cria um tipo alternativo de paisagem que contribui para o bem-estar dos moradores. Recentemente entregue, mais da metade das unidades já estão ocupadas.

Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes - Imagem 18 de 19
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Saint-Cloud, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes" [Logements Marnes-la-Coquette / LEM+ architectes] 01 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-111404/logements-marnes-la-coquette-slash-lem-plus-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.