Centro Educacional em Bollullos / Republica DM

Centro Educacional em Bollullos / Republica DM - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Republica DM; Republica DM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4604
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
Cortesia de Republica DM

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto deriva de um concurso aberto (na sua modalidade de "concurso de obra+projeto"), convocado pelo "ente público de infra estruturas e serviços educacionais", ao qual o estúdio Republica_DM concorreu juntamente com a construtora Detea, para a criação de um centro docente tipo "C3".

Cortesia de Republica DM

Se estabelece um projeto geral, energéticamente passivo: baseado na utilização da luz, a ventilação natural e o restante das condicionantes do lugar, em ordem a produzir uma arquitetura eficiente em termos de meio ambiente ou, simplesmente, lógica na sua concepção do lugar que ocupa - espacial e temporalmente.

Cortesia de Republica DM

Como consequência da análise do programa fornecido pelo Conselho de Educação da junta da Andaluzia, e sua necessidade urgente de fazer a construção em fases (1ª infantil e edifício polivalente, e 2ª primário, ginásio e pistas desportivas), se concentra, as distintas zonas docentes e se potencializam as relações entre as diversas peças que as configuram.

Cortesia de Republica DM

Se estabelecem tries plataformas que se adaptam a topografia existente, aparecendo, por tanto uma trinca de níveis de uso:
- aproveitando as condições mais favoráveis da topografia, onde as curvas de nível apresentam sua maior longitude (a zona situada n limite superior esquerdo) cuja cota média é de +98,0 0m, se projeto uma primeira plataforma onde se dispõem todos os espaços que são demandados na fase 1.
- a zona docente do primário se projeta em dois níveis, parte na plataforma de +97,82 m e a outra na plataforma de cota +93,90 m.
- a esta última cota referida, se associa o uso de aula no ginásio e uma das pistas desportivas (o resto das pistas se resolve na cota +92,65 m).

Cortesia de Republica DM

O acesso principal (fase 1) se situa na interseção da curva de nível +98,00 m com o passeio (aproximadamente)  da rua dos reis católicos, para que o acesso para a primeira plataforma seja realizado no nível, exatamente na cota +98,24 m.

Cortesia de Republica DM

O edifício polivalente que abriga a administração, espaços complementares, serviços comuns e biblioteca deve dar resposta para a trama do município, buscando as relações com as estruturas urbanas já consolidadas. Estes usos se dispõem paralelamente a estrada, definindo e formando o alçado principal do Novo C3.

Cortesia de Republica DM

Se propõem outros acessos de menor importância: o acesso ao primário, o acesso aos estacionamentos, acesso ao pátio infantil, e por último, um acesso direto para as pistas desportivas a partir da rua "traseira".

Cortesia de Republica DM

Volumétricamente o edifício se desenvolve segundo o estipulado no programa de necessidades, uma planta para toda a fase 1 e duas plantas para a zona docente do primário.

Cortesia de Republica DM

Em resposta as duas direções que surgem, a direção "curva de nível-orientação SE" e a direção "alienação a via urbanizada", a peça de administração de espaços complementares se deforma em seus dois extremos buscando as relações com as zonas docentes, solucionando os pontos de união com espaços cobertos mas abertos como em varandas, dando unidade ao conjunto projetado.

Cortesia de Republica DM

As edificações que configuram este centro estão projetadas a partir dos critérios de arquitetura solar passiva, procurando a máxima eficiência energética tanto nas formas (abertas mas protegidas para o sul e fechadas para o norte, para permitir a ventilação natural e a entrada de luz) como nos materiais (pré fabricação para minimizar os resíduos) e tendo a mesma atenção ao processo da edificação como para a manutenção posterior.

Cortesia de Republica DM

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Sevilha, Andaluzia, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Educacional em Bollullos / Republica DM" [Centro Educativo en Bollullos, Sevilla / Republica DM] 30 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-110885/centro-educacional-em-bollullos-sevilha-slash-republica-dm> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.