Projeto Roble / Équipe Voor Architectuur En Urbanisme

Projeto Roble / Équipe Voor Architectuur En Urbanisme - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Équipe voor architectuur en urbanisme; Équipe voor architectuur en urbanisme
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
  • Interiores: Équipe voor architectuur en urbanisme
  • Paisagismo: Studio Van Helvoirt
  • Arquiteto Responsável: Huib van Zeijl, Daniëlle Segers
  • Equipe: Adam Murray
  • Cidade: Tilburg
Mais informaçõesMenos informações
© René de Wit I Équipe

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto Roble, feito pelo jovem escritório Équipe, é um projeto incorporado no contexto local, em uma zona rural no sul da Holanda. O cliente, dono da empresa de paisagismo Van Helvoirt Groenprojecten, desejava que sua sede fosse um modelo de sustentabilidade. Este era para ser o lugar de inovações sustentáveis transformando os problemas de orçamento em linha de pesquisa.

© René de Wit I Équipe
Planta Térreo
© René de Wit I Équipe

O edifício é um ambiente projetado e personalizado, sem padrões de detalhe. Foi realizado como uma pesquisa de potencialidades para a criação de um ambiente de trabalho. Os principais temas foram divididos em componentes e expressados em projeto. O slogan "Sentir-se bem", pensado pela equipe, englobava diferentes temas como energia renovável, climatização passiva, abundância de luz natural e sua relação com a paisagem local, que deveria ser um obra de cura do ambiente. 

© René de Wit I Équipe

Sustentabilidade, foi portanto, a maior atenção em todas as fases e escalas. Desde o começo, foram feitos estudos sobre o real significado de "sustentabilidade", para ter certeza que todos no canteiro de obras compreenderam e aceitaram estes princípios. Uma nova forma de licitação foi utilizada, chamada de Building-team Plus e uma nova maneira de documentação das decisões de materiais e técnicas foi estuda.

© René de Wit I Équipe

A noca extensão imediatamente chama a atenção do motorista que passa, uma elegante forma vermelha na paisagem árida, com painéis fotovoltaicos totalmente integrados ao telhado verde. Este telhado transcende sua função estética e é um campo de testes infiltração de águas pluviais. No início do século 20, Tilburg foi reconhecida por sua indústria têxtil, que recolhia a urina dos trabalhadores em jarros e usá-los como alvejante. Agora, este projeto remonta esta tradição e cria um sistema com wetlands.

© René de Wit I Équipe

A urina é separada das águas negras como um ingrediente nutricional e para fazer fertilizantes para as atividades paisagísticas do cliente. Além disso, as  águas cinzas correm através da cobertura verde, tornando-se limpa para o reuso no edifício. Estas são apenas uma das várias inovações neste projeto, que foi pensado nos mínimos detalhes: da construção ao jardim, do bicicletário ao interior personalizado. 

© René de Wit I Équipe

O edifício ;e construído em duas partes, ligados por um forno de barro. Aquecido com podas desperdiçadas da própria atividade da vegetação, este elemento reúne os funcionários do escritório e os trabalhadores externos. Além de manter o ambiente interno agradável, o forno de barro também traz soluções técnicas. O sistema de aquecimento pode ter uma potência menor e pode ser ajudado por uma caldeira de água quente. 

© René de Wit I Équipe

A parte norte do edifício é composta por escritórios. A linearidade do edifício é enfatizada pelos elementos internos, que são colocados sobre caminhos coloridos. Usando linóleo vermelho em diferentes áreas do piso e do mobiliário cria-se a coerência com o exterior do edifício   

© René de Wit I Équipe
Corte
© René de Wit I Équipe

A parte sul do edifício é um hall de entrada com grande dimensões que conecta todos os espaços. Este átrio é utilizado para reuniões maiores e menores, organizadas ou espontâneas e fornece também uma conexão transparente com o exterior.

© René de Wit I Équipe

As fachadas são feitas aberturas detalhadas, ripas de madeira pintada de vermelho feita à base de água. criando assim diferentes transparências entre o dentro e o fora. A estrutura de elementos pré-fabricados de madeira laminada foi deixado inacabado, as imperfeições da madeira somam-se a serenidade natural do interior. A madeira impregna os espaços internos com uma conexão positiva com a natureza, algo que contribui com a imagem "verde" da empresa de paisagismo. Todos os elementos internos, além das cadeiras e mesas de segunda mão e de lâmpadas de LED, foram projetados. São projetos específicos para cada usuário. Cadeiras e mesas são de segunda mão, como todas as peças de decoração: a maçaneta da porta de entrada de funcionários (um corrimão re-utilizado), a banca de revistas (tubo de aquecimento) e as caixas de frutas no mostruário. Foram utilizados também mobiliários de baixo impacto ambiental. Foi feita uma grande pesquisa para estudar qual material poderia ser melhor utilizado e em quais elementos. Toda essa pesquisa serviu para avaliar o documento da Building-team Plus e tirar várias conclusões. Este documento provou ser uma ferramenta muito útil, que ajuda a fazer as escolhas que excedem os padrões ou normas. Durante todo o processo, as normas nunca foram entendidas de qualquer maneira, ainda assim todos os resultados apurados são excelentes. Teorias de de uma casa passiva e as normas de desempenho energético holandesas podem levar a pequenas janelas na fachada norte, este edifício tem grande janelas de piso ao teto, que fornecem aos funcionários uma vista à paisagem e muita luz do norte. 

Originalmente publicado em Abril 28, 2013

© René de Wit I Équipe

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tilburg, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Projeto Roble / Équipe Voor Architectuur En Urbanisme" [Proyecto Roble / Équipe Voor Architectuur En Urbanisme] 09 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-110833/projeto-roble-slash-equipe-voor-architectuur-en-urbanisme> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.