Pede-se 1 dólar de cada turista para terminar de construir o maior Museu do Egito

Os dias de glória dos faraós egípcios já passaram há muito tempo, onde as pirâmides monumentais e o ouro eram comuns. Hoje, a realidade é muito diferente e os custos de construção subiram ao ponto de parar inúmeros projetos em todo o mundo. O Egito não é uma exceção.

O megaprojeto de 117 hectares do Grande Museu Egípcio teve de recorrer ao pedido de um dólar de doação para cada dia que os turistas visitam o país, a fim de financiar a fase final de construção.

Em 2002, esta iniciativa nasceu da UNESCO e Hawas para construir os dois quilômetros da necrópole de Giza, para revitalizar as exposições de arte faraônica. Já se passaram mais de 10 anos e, como esperado, o mega projeto não foi isento de controvérsias. Seu custo é estimado em U$ 700 milhões e o ministro de Antiguidades, Mohamed Ibrahim, reconheceu que os recursos financeiros do ministério não são suficientes. Por outro lado, o professor da Faculdade de História da Universidade Americana do Cairo, Jaled Fahmi, questiona (e não é o único a fazê-lo) "Por que construir um museu gigantesco no meio do deserto que só pode ser visitado por turistas e não no centro da cidade onde vive a maioria dos habitantes?".

Cortesia do Grande Museu Egípcio

A instabilidade política desde que Mubarak foi deposto e a queda no turismo devido à crise econômica global, levaram as autoridades a propor uma medida insólita: pedir a doação de 1 dólar (ou mais) por cada noite de estadia. Como conta com o apoio do Ministério do Turismo e as cadeias hoteleiras, a doação aparecerá como um "lembrete" no boleto quando os hóspedes saírem.

Cortesia do Grande Museu Egípcio

A chamada "quarta pirâmide de Giza" pretende converter-se, em 2015, no maior centro de história do Antigo Egito e oferecer ao visitante "uma experiência educativa e cultural única e agradável". Incluirá tecnologia de realidade virtual, espaços amplos e luminosos, tetos altos e a exposição de parte das 100.000 peças que encontram-se hoje em dia no Museu de Tahrir, e, claro, a estátua de Ramsés II. Em outras palavras, todo o necessário para reviver a glória do Império Egípcio.

Cortesia do Grande Museu Egípcio

Deixa-se aberta a discussão sobre os orçamentos cada vez mais elevados em obras arquitetônicas monumentais que são atrasadas ​​ou simplesmente não construídas.

*Veja outras notícias selecionadas:
Nueva sede de Apple, Foster & Partners
Ciudad de la cultura, Peter Eisenman
Palau de les Arts, Santiago Calatrava
Puente de la constitución en Venezia, Santiago Calatrava

Via elmundo.es

Cortesia do Grande Museu Egípcio
Sobre este autor
Cita: Cabezas, Constanza. "Pede-se 1 dólar de cada turista para terminar de construir o maior Museu do Egito" [Piden 1 dólar a cada turista para terminar de construir el mayor Museo de Egipto] 26 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-110763/pede-se-1-dolar-de-cada-turista-para-terminar-de-construir-o-maior-museu-do-egito> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.