Design Museum de Londres Anuncia os Designs of the Year 2013

O Museu de Design de Londres anunciou os vencedores das sete categorias para o anual Designs of the Year Awards, celebrando os melhores do design internacional pelos últimos 12 meses. Entre os vencedores das sete categorias estão a renovação e releitura de uma torre envelhecida em Paris e os gráficos "silenciosos" de David Chipeperfield para a Bienal de Arquitetura de Veneza em 2012, 'Common Ground'.

Os vencedores das sete categorias são:

Arquitetura: Tour Bois-le-Prêtre, Paris / Frédéric Druot, Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal

A transformação desta torre arruinada no norte de Paris criou uma abordagem alternativa para a reabilitação física e social da habitação decadente do pós-guerra.

Membro do júri Amanda Levete: "Druot, Lacaton e Vassal reinventaram uma torre em Paris, anteriormente conhecida informalmente como "Alcatraz". Uma solução inteligente e elegante, longe de ser uma abordagem estética usual que não é capaz enganar ninguém. Moradores saíram para trabalhar pela manhã e retornaram a noite para um apartamento maior e repleto de luz. Concluída a metade do custo de demolição e nova construção, esta é uma lição exemplar no aproveitamento inteligente e criatividade para transformar partes negligenciadas das nossas cidades - para mim, é para isso que serve o bom design".

Digital: GOV.UK website / Serviço Digital do Governo

Cortesia de Design Museum

O novo website GOV.UK visa combinar todos os sites do Governo do Reino Unido em um único site. O projeto poderia economizar da população £50 milhões por ano ao construir uma plataforma para a publicação digital que simplifique para o uso governamental e para oferecer mais serviços online.

Ilse Crawford, presidente do júri: "Acesso e informação são desafios particularmente desafiadores no domínio público. O projeto deste candidato tem sido utilizado para criar uma nova realidade para o usuário, uma ferramenta que pode incentivar sua experiência, fazendo um design mais claro para o público e levantando a questão "o que é design?"".

Moda: Diana Vreeland: O Olho tem que Viajar / Lisa Immordino Vreeland

Cortesia de Design Museum

Chamada de "A Imperatriz da Moda", o impacto de Diana Vreeland (1903-1989) na moda e estilo em sua época era lendário. Com 350 ilustrações, incluindo várias fotografias famosas por Richar Avedon, Irving Penn e outros grandes fotógrafos de moda, este filme mostra a moda enquanto ela estava sendo inventada.

Ilse Crawford, presidente do júri: "Ela levou o design de moda a outro nível, atingindo um público mais abrangente e criando uma maior compreensão sobre o mundo da moda. Muitas de suas realizações são frequentemente subestimadas, por exemplo, o fato de que ela trouxe a moda ao contexto de museu. E ela nunca parou. A longevidade de sua carreira é bastante surpreendente.

Mobiliário: Medici Chair / Konstantin Grcic para Mattiazzi

Cortesia de Design Museum

Três tipos de madeira - nogueira, douglas e cinzas tratadas termicamente - são unidas por ângulos irregulares, resultando em um assento reclinável confortável.

Ilse Crawford, presidente do júri: "O design de mobiliário está em crise atualmente, por isso muitos estudantes não mais estudam design de móveis e a indústria lhes exige um ritmo de criação que não permite que eles dêem a atenção e dedicação necessária às peças. Mattiazzi mostra o comprometimento de fazer uma peça que possa ser usada por toda a vida e esse é o único jeito de obter moveis bem projetados que podem competir com os clássicos.

Gráficos: Identidade da Bienal de Arquitetura de Veneza / John Morgan Studio

Cortesia de Design Museum

Escrito em dialeto veneziano, o texto em estêncil está contido em um painel de gesso branco e grosseiramente enquadrado em preto. Os símbolos foram feitos para combinar com o tecido da sinalização veneziana existente.

Ilse Crawford, presidente do júri: "Silencio é o novo barulho. A mão invisível do design. Um design gráfico claro, derivado de seu contexto e que não tenta competir com este, de modo extremamente bem feito. Inovador."

Produtos: Kit Yamoyo / ColaLife and PI Global

Cortesia de Design Museum

CocaLife trabalha em países em desenvolvimento usando o engradados para distribuição de Coca-Cola para carregar "produtos sociais", tais como kits anti-diarreia para salvar a vida das crianças. Entalhe perfeitamente nas lacunas entre as garrafas de Coca-Cola, o kit aproveita-se efetivamente de meios existentes de distribuição para fornecer remédios que pode salvar vidas.

Membro do júri, Olga Polizzi: "Um ideia verdadeiramente brilhante, é uma colaboração entre uma Organização sem Fins Lucrativos e a Coca-Cola. Usando os canais de distribuição de Coca-Cola para levar medicamentos simples, em embalagens bastante inteligentemente concebidas para encaixar entre as garrafas de Coca-Cola podem ser entregues sem custo algum para as áreas mais remotas e países em desenvolvimento. Em qualquer local que uma garrafa de Coca-Cola pode chegar, vidas agora podem ser salvas.

Transporte: Morph Folding Wheel / Vitamins para Maddak Inc.

Cortesia de Design Museum

A cadeira de rodas é reinventada. Pela primeira vez, as rodas de uma cadeira de rodas podem se dobrar e encaixar em compartimentos de aviões e pequenos carros. Quando dobrada, esta roda ocupa apenas 12 litros de espaço, contra os 22 litros de quando encontra-se na forma circular e em uso. A roda foi desenvolvida com o apoio do Royal College of Art, a Wingate Foundation e a James Dyson Foundation.

Membro do júri Griff Rhys Jones: "É incrível que ninguém ainda não tenha reinventado a roda, o que foi uma provocação para a realização desta peça. Este é um projeto que contribuirá ativamente para ajudar cadeirantes em vários aspectos de suas vidas.

Pete Collard, Curador de Designs of the Year comenta: "Designs of the Year é a revisão autorizada pelo Museu do Design dos projetos mais inovadores, vanguardistas e relevantes culturalmente pelos últimos doze meses. Os trabalhos selecionados demonstram os diversos modos em que o design pode transformar nossa realidade física e cultural".

Os sete projetos vencedores irão competir pelo projeto global de Designs of the Year 2013, que será anunciado no dia 16 de abril, em uma noite de premiações a se realizar no The Angler, South Place Hotel, Londres. O projeto vencedor, juntamente com todos os projetos finalistas estarão em exposição no Design Museum até dia 7 de julho.

Júri de 2013:

  • Johanna Agerman Ross (Editor de Projetos)
  • Amanda Levete (Arquiteto)
  • Olga Polizzi (Diretor de Design para Rocco Forte Hotels)
  • Sarah Raven (Paisagista)
  • Griff Rhys Jones (Ator e apresentador)
  • Nicolas Roope (Designer)
  • Ilse Crawford (Designer, Presidente do júri)

via Design Museum

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Design Museum de Londres Anuncia os Designs of the Year 2013" [London's Design Museum Announces Designs of the Year 2013] 25 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Alves, Jorge) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-110541/design-museum-de-londres-anuncia-os-designs-of-the-year-2013> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.