Casa S Mahal / Moon Hoon

Casa S Mahal / Moon Hoon - Imagem 1 de 39
© Kim Yong Kwan

Casa S Mahal / Moon Hoon - Imagem 2 de 39Casa S Mahal / Moon Hoon - Imagem 3 de 39Casa S Mahal / Moon Hoon - Imagem 4 de 39Casa S Mahal / Moon Hoon - Imagem 5 de 39Casa S Mahal / Moon Hoon - Mais Imagens+ 34

Casa S Mahal / Moon Hoon - Imagem 7 de 39
© Kim Yong Kwan

Descrição enviada pela equipe de projeto. Residência Yangpyeong 

"Quando eu era um estudante do ensino médio, tinha uma amigo que costumava carregar consigo o Livro das Mudanças (Book of Changes) que tinha interesse em música clássica tradicional coreana. Este amigo era fiel à sua vida religiosa e, ao mesmo tempo, curioso sobre o o mundo, sempre andando e pensando incessantemente. Um dia, após 20 anos, ele me ligou inesperadamente. Ele havia, neste meio tempo, se tornado vegetariano e desejava se mudar para a Índia alguns anos depois para levar sua vida. Após ter me encontrado com ele algumas vezes para conversar e beber, ele me pediu para projetar uma casa onde ele, sua esposa e os pais dela vivessem juntos. Ele queria que eu construísse um átrio interno onde ele pudesse criar alguns pequenos animais, e um ambiente para orações."

Casa S Mahal / Moon Hoon - Imagem 9 de 39
© Park Chan Woo

O terreno, em Daesim-ri, era um lugar onde uma fonte de água, uma plantação de arroz, uma floresta e um estábulo se encontravam. Apesar do orçamento apertado, foram criados sete átrios internos, um para cada cômodo e um central, além de uma varanda grande o bastante para os cães e gatos de meu cliente circularem à vontade. Embora isso fosse muito diferente da Índia com que meu amigo sonhava, projetei um sonarasi (uma interpretação de Varanasi), que poderia inclusive ser utilizado como piscina, e um salão de orações (Ssalon de Sson) onde sua nostalgia a respeito de salões e sua obsessão pela oração foram misturadas. 

Casa S Mahal / Moon Hoon - Imagem 10 de 39
© Kim Yong Kwan

Para criar um limite entre a circulação e o exterior, inicialmente considerei materiais frios e rígidos. Devido ao baixo orçamento, no entanto, tivemos que improvisar e optamos, ao fim, por cortinas feitas de tecidos à prova d'água. A ondulação destas paredes leves em um dia de vento tornou claro para mim que a casa estava verdadeiramente viva. Quando eu caminhava por entre os ambientes da casa, estes elementos leves, reagindo em contato com meu corpo, me causaram intensos sentimentos.

Casa S Mahal / Moon Hoon - Imagem 12 de 39
© Kim Yong Kwan

Após algumas semanas, quando um forte vento castigou a região, as cortinas se moveram como os cabelos de uma mulher fora de si. A família de meu cliente, que testemunhou a cena, manifestou seu desconforto a respeito desse estranho comportamento da casa, incapaz de suportar a confusão e vertigem por muito mais tempo.

Casa S Mahal / Moon Hoon - Imagem 19 de 39
© Kim Yong Kwan

Meu amigo e eu lamentamos a respeito das cortinas, que se tornaram as asas perdidas.

Casa S Mahal / Moon Hoon - Imagem 25 de 39
Planta do térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa S Mahal / Moon Hoon" [S Mahal House / Moon Hoon] 26 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-110254/casa-s-mahal-slash-moon-hoon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.