4 Habitações no Cantón de Santa María / Patxi Cortazar

4 Habitações no Cantón de Santa María  / Patxi Cortazar - Mais Imagens+ 12

Vitoria-Gasteiz, Espanha
  • Arquitetos: Patxi Cortazar; Patxi Cortazar
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:César San Millán
Edifício Original

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se situa no Centro Histórico de Vitoria-Gasteiz, junto na Catedral de Santa María, na esquina formada pelo Cantón e a rua Txikita. O projeto foi elaborado a pedido da comunidade de proprietários.

© César San Millán

O edifício original, do século XIX, e não catalogado, foi demolido devido ao seu estado de ruína e o decreto de nova edificação define de maneira exaustiva os parâmetros da nova volumetria, devendo reduzir-se a ocupação para deixar livre a continuidade da tubulação interna, fazendo com que a nova edificação se separe da bolera situada na parte alta do Cantón de Santa María.

© César San Millán

O projeto do edifício obedece a discrição e o respeito que merece o entorno, fundamentalmente no que se refere a Catedral Santa María. Este Cantón era a entrada do Caminho de Santiago até a Catedral e se pretendeu introduzir uma arquitetura sem ornamento, sem volumetrias adicionadas, em uma fachada de vazios simples e iguais, sempre evitando a imitação do passado e com uma intenção obrigada e pretendida de contemporaneidade.

© César San Millán

O edifício se ergue como um prisma trapezoidal com a cobertura de duas águas, com fachadas planas, sem sacadas, definindo-se um único vazio vertical enquadrado com chapa de aço corten e parapeito de vidro que se repete alinhado, compondo uma fachada simples e neutra em dois materiais, um revestimento externo continuo com isolamento e chapa de aço corten de proteção de soquetes, portal e vazios

Planta 1º pavimento

No interior se erguem quatro pequenas habitações, todas elas com duas orientações; três habitações de um dormitório e um duplex de dois dormitórios no segundo andar com o sótão habitável.

© César San Millán

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vitoria-Gasteiz

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "4 Habitações no Cantón de Santa María / Patxi Cortazar" [4 Viviendas en el Cantón de Santa María / Patxi Cortazar] 10 Mai 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-109464/4-habitacoes-no-canton-de-santa-maria-slash-patxi-cortazar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.