Habitação Urbana / GLUCK+

Habitação Urbana  / GLUCK+ - Mais Imagens+ 9

Nova York, Estados Unidos
© Erik Freeland

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto reinventa a tipologia da habitação urbana em um lote tipicamente estreito de Manhattan.

© Erik Freeland

Reconfigurando radicalmente a organização e fachada do edifício, os espaços abertos de estar, como um loft, encontram privacidade da rua, por trás de uma estante vertical de livros com 4 andares de altura. O cliente desejava interiores com muita iluminação e privacidade do meio urbano - em contraste com as casas padrões novaiorquinas, com grandes janelas na sala, sobre a rua e geralmente com cortinas ou persianas protegendo do olhar dos transeuntes.

© Erik Freeland

As plantas e cortes convencionais foram redefinidos trazendo o núcleo de circulação vertical contra a fachada frontal, em vez de encostá-lo ao longo de uma das paredes laterais. Como resultado, os espaços tornaram-se fluidos por toda a extensão dos 12 metros de profundidade, no lugar da tradicional compartimentação em pequenos cômodos. Uma sala de estar livre com um mezanino, um pequeno escritório privado e estares para os dormitórios, estendem-se até as escadas que serpenteiam como uma fita em volta do núcleo do elevador.

© Erik Freeland

A fachada frontal apresenta-se como um painel de alumínio com aberturas em formas de tijolos, cortadas em água, referenciando-se com os tijolos maciços dos vizinhos e as juntas correspondendo à história dos edifícios circundantes. Durante o dia, aparece como um apartamento, uma massa texturizada, marcada das casas adjacentes pelas duas esquadrias verticais em fita nas extremidades. As junções horizontais dos painéis de alumínio quebram a superfície vertical como uma referência ao ritmo do espaçamento das janelas das casas fitas.

© Erik Freeland

Ao anoitecer, essa impressão se esvai como o brilho das janelas horizontais e as fitas de vidro verticais animam a fachada. O alumínio aparece mais como uma tela do que uma massa, e convida o olho em direção, mas não para dentro da residência.

Corte

A fachada posterior é um contraponto à da frente: É toda envidraçada, na altura e largura, banhando o interior de luz. À noite, ilumina o jardim como uma lanterna.

Os espaços públicos (sala de estar, sala de jantar e cozinha) são ligados por um mezanino repleto de luz, com vistas para o jardim. O vidro jateado nos três andares superiores confere privacidade aos dormitórios e banheiros, bem como uma luz difusa que é, de fato, mais brilhante do que o vidro transparente. Ao estender os materiais do nível térreo (pedra, tijolo e madeira)  para a parte externa, a experiência espacial abrange todo o comprimento de 22 metros do terreno.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Habitação Urbana / GLUCK+" [Urban Townhouse / GLUCK+] 18 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-109194/habitacao-urbana-slash-gluck-plus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.