Clássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes

Clássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes

Clássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes - Janela, FachadaClássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes - AçoClássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes - JanelaClássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes - Viga, AçoClássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes - Mais Imagens+ 18

Por Sílvia Leão, professora doutora do Departamento de Arquitetura da UFRGS.

Em 1951, o arquiteto carioca Sérgio Bernardes, então com apenas 32 anos de idade, projeta uma residência que se destaca por sua singularidade no panorama arquitetônico brasileiro. Em estrutura e telhas metálicas, muito leves, era vedada por pedra bruta, vidro e tijolo. A cobertura original era em sapê, resultando numa mistura de materiais inusitada para a modernidade arquitetônica da época.

Clássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes - Corrimão
© AA, n. 90

A casa localiza-se no alto de um terreno pedregoso, com topografia acidentada, densa vegetação nativa e um pequeno riacho. O arquiteto adota um partido em alas, que se dispõem ao longo de um eixo longitudinal leste-oeste. Esse eixo é traduzido em planta como uma circulação alongada e ampla, com rampa numa extremidade e escada na outra, que funciona como galeria de exposições para a coleção artística de Lota.

Clássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes - Janela, Floresta, Jardim
© Katrina Dodson

São quatro as alas que se distribuem ao longo de tal galeria: zona de hóspedes e serviços a oeste, próxima ao acesso principal; zona de jantar e cozinha a sul, junto ao morro; zona de estar e escritório a norte, numa ala transversal; zona íntima da proprietária a leste, incorporando uma grande pedra existente no terreno, que deixa o volume da ala em balanço sobre o riacho. Assim composta, a planta adapta-se à topografia do terreno e preserva ao máximo a vegetação. O perímetro resultante é irregular e o volume aditivo.

Planta baixa, © Casasbrasileiras

O sistema construtivo eleito para a casa de Lota foi pensado para ser executado in loco, com a precária mão de obra disponível. Os pilares metálicos, dispostos a cada três metros, são em perfil duplo-T no volume longitudinal da casa e formam pares de colunas gêmeas no avarandado do volume transversal. Os telhados são inclinados em uma água, em direções diferentes num e noutro volumes. As treliças da cobertura foram montadas no canteiro de obras a partir de dois elementos soldados entre si: vergalhões de ½’’, usualmente empregados no interior de peças de concreto armado, dobrados em V e pintados de branco; barras de ¼’’ x 1’’, dispostas na horizontal e pintadas de preto. Sobre essa estrutura, foram dispostas telhas de alumínio onduladas, que receberam, originalmente, a cobertura de sapê. A ausência de forro faz com que telhas e vigas treliçadas compareçam internamente aos ambientes.

Clássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes - Aço
© AA, n. 42-43

À leveza e imaterialidade da estrutura metálica, absolutamente arrojada para o Brasil da época, são associados materiais bastante convencionais ou até mesmo rústicos, como a pedra, o tijolo e o sapê. As paredes de pedra e tijolo, além da função de vedação, funcionam como suporte para o telhado em pontos onde não há pilares. A pedra bruta e irregular é usada em algumas paredes estrategicamente situadas em zonas sociais e também na base da casa.

Clássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes - Viga, Aço
© AA, n. 90

A Casa Lota de Macedo Soares, com forma e espacialidade modernas, foi a grande pioneira no uso de estrutura metálica no país. A ela, o arquiteto agregou materiais tradicionais, deixando claro que modernidade e tradição são, não apenas compatíveis, mas capazes de formar um elegante conjunto. Hoje, encontra-se preservada praticamente em sua forma original, não aberta à visitação pública.

Clássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes - Imagem 14 de 23
© Vieira, 2006
Petrópolis, Brasil

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Casa Lota de Macedo Soares / Sérgio Bernardes" 15 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-108652/classicos-da-arquitetura-casa-lota-de-macedo-soares-slash-sergio-bernardes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.