“Hipóteses do Real” - Projetos de Vigliecca viram livro

Amanhã, 23 de abril de 2013, será lançado na Livraria da Vila dos Jardins o livro “Hipóteses do Real”, primeiro livro sobre o trabalho deHéctor Vigliecca e sua equipe, o evento contará com um debate entre o arquiteto com Lizete Rubano (FAU-MACK), Mônica Junqueira (FAUUSP) e Renato Anelli (IAU-SÃO CARLOS).

A expressiva experiência de Héctor Vigliecca e equipe em concursos públicos, tanto nacionais quanto internacionais – foram 84 ao longo de 40 anos de carreira, sendo 46 premiados –, está reunida em “Hipóteses do Real”.

Primeiro livro do arquiteto premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), “Melhores de 2012” na categoria “Urbanidade”, traz, em edição bilíngue, 22 projetos das diversas áreas em que seu escritório atua, como a cultural, a educacional, a social e a esportiva. Entre eles estão o da Biblioteca Nacional do México (2003), o do Conjunto Esportivo Ibirapuera (2003) e o do Centro Cultural dos Correios (1997), ambos em São Paulo. Destaque para o do Grande Museu do Egito (2003) que rendeu “Menção Honrosa” à equipe de Vigliecca, única não europeia entre as dez premiadas. Este foi considerado o maior concurso internacional dos últimos 20 anos, com 1.557 candidatos e grandes nomes da arquitetura mundial.

Ilustrado com fotografias e desenhos, do croquis – principal instrumento de Vigliecca –, ao técnico, o livro trata do exercício do projeto que, estimulado pelo concurso, incita o debate, o surgimento de novas ideias, a construção de hipóteses e a incessante busca por alternativas propositivas associadas à condição urbana, fundamental na formação da cidadania e da vida pública. “Hipóteses do Real” valoriza o pensamento, discute questões universais e contemporâneas sobre as cidades e contribui para o estudo e a história da arquitetura brasileira.

Ficha técnica:
Título: Hipóteses do Real
Subtítulo: Concursos de Arquitetura e Urbanismo 1971-2011
Organizadora: Lizete Rubano
Editora: Vigliecca&Associados
Número de páginas: 367
Formato: 26x29 cm
Peso: 1,5 kg
Acabamento: capa dura
Capa: imagem em anexo

Courtesy of Vigliecca&Associados
  • Título

    Lançamento do livro: “Hipóteses do Real” de Vigliecca&Associados
  • Organizadores

  • De

    23 de Abril de 2013 07:00 PM
  • Até

    23 de Abril de 2013 11:59 PM
  • Onde

    Livraria da Vila - Jardins
  • Endereço

    Al. Lorena, 1731, São Paulo

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "“Hipóteses do Real” - Projetos de Vigliecca viram livro" 10 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-108249/hipoteses-do-real-projetos-de-vigliecca-viram-livro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.