Proposta do OMA se concretiza em Veneza, cidade que recusou Le Corbusier e Frank Lloyd Wright

A lista de arquitetos que tentaram construir em Veneza e perderam a batalha devido aos conservacionistas é longa. Entre estes se destacam Le Corbusier e Frank Lloyd Wright.

Recentemente foi autorizado – depois de 5 anos de trâmites – o projeto do OMA para a empresa Benetton que planeja transformar um antigo palácio do século XVIpróximo a Rialto e ao Gran Canal em uma nova loja.

Mais detalhes e declarações após o intervalo.

Cortesia de OMA

“A intervenções mais visíveis mudaram, mas o resto se manteve”.Ippolito Pastellini, arquiteto do projeto se refere às mudanças que tiveram que realizar perante a pressão de organizações conservadoras, que são firmemente opostas.

Cortesia de OMA

Entre eles está o grupo de patrimônio Italia Nostra, que no ano passado iniciou um processo legal por “grave dano à integridade física do edifício e identidade histórica”. Apesar de seus esforços, o projeto foi aprovado e tem o apoio do prefeito Giorgio Orsoni.

Cortesia de OMA

A intervenção do OMA ajudaria no renascimento da cidade. A idéia é que os 10 mil metros quadrados dêem lugar às instalações de Benetton, mas também há um espaço para artistas e produtores locaisem eventos como a Bienal de Arte e Arquitetura ou como o Festival de Cinema.

Cortesia de OMA

 “Não será uma loja de departamentos convencional, mas um novo espaço para a cidade” declara Pastellini.

Cortesia de OMA

A polêmica, no entanto, continua e pessoas e grupos do mundo todo criticam a decisão da cidade em permitir grandes cartazes publicitários – ou projetos como o do OMA – para financiar a restauração e proteção deste patrimônio da humanidade.

Vía BDonline.

Cortesia de OMA
Sobre este autor
Cita: Cabezas, Constanza. "Proposta do OMA se concretiza em Veneza, cidade que recusou Le Corbusier e Frank Lloyd Wright" [Propuesta de OMA se concreta en Venecia, ciudad que rechazó a Le Corbusier y Frank Lloyd Wright] 12 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-107919/proposta-do-oma-se-concretiza-em-veneza-cidade-que-recusou-le-corbusier-e-frank-lloyd-wright> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.