Casa DE / Gaztelu Jerez

Casa DE / Gaztelu Jerez - Imagem 2 de 25Casa DE / Gaztelu Jerez - Imagem 3 de 25Casa DE / Gaztelu Jerez - Imagem 4 de 25Casa DE / Gaztelu Jerez - Imagem 5 de 25Casa DE / Gaztelu Jerez - Mais Imagens+ 20

  • Arquiteto Técnico: Luis Javier Valencia Ardaiz
  • Construtor: Construcciones Echarte
  • Carpintaria: Arce Carpintería
  • Estrutura: Rubiera
  • Mobiliário: La Cabina Muebles
  • Promotor: David Echarte Yoldi
  • Orçamento: 182.703,93 €
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência localiza-se nos limites de Añorbe, um pequeno núcleo rural da província de Navarra,  ligeiramente ao sul de Pamplona. O terreno encontra-se rodeado de uma paisagem verde com excelentes vistas sobre o vinhedo de Nekeas e o Canal de Navarra.

Casa DE / Gaztelu Jerez - Imagem 7 de 25
© Koldo Fernández Gaztelu

O projeto é concebido a partir da estrita normativa existente, como um volume simples e compacto e a planta retangular adaptando-se à topografia brusca do lote. O terreno possui a área mais alta no limite oeste e a mais baixa no leste.

Para a rua principal, a oeste, a casa aparece como uma empena cega de um pavimento com um grande oco forrado de madeira que engloba e uniformiza os acessos de pedestres e veículos. A cobertura de duas águas possui continuidade com o fechamento do terreno no lado sul, permitindo que o perfil da fachada estenda-se para além da própria planta retangular.

Casa DE / Gaztelu Jerez - Imagem 20 de 25
Planta Baixa - Térreo

Para o terreno privado, a leste, o mesmo volume é descoberto como uma casa de dois andares, voltada para a paisagem e a linda vista da natureza.

Casa DE / Gaztelu Jerez - Imagem 5 de 25
© Koldo Fernández Gaztelu

Ao adentrar a residência pela rua principal descobre-se que o vestíbulo, situado na planta superior, projeta a vista sobre o vinhedo graças a uma abertura que abre-se sobre o pé-direito duplo conectando os dois pavimentos. No nível superior de acesso, encontram-se a garagem, um dormitório, um estúdio e um banheiro. Já no inferior, distribuem-se a sala de estar e jantar, a cozinha, dois dormitórios e outro banheiro. É aí, no nível do jardim privado, onde o usuário toma a consciência verdadeira da paisagem que o rodeia, por meio das grandes aberturas dispostas na fachada orientadas para os vinhedos e o Canal. 

Casa DE / Gaztelu Jerez - Imagem 12 de 25
© Koldo Fernández Gaztelu

Os detalhes internos buscam integrar todos os elementos construtivos no interior da arquitetura. A carpintaria interior está nivelada com os planos verticais e toma a altura de cada um dos cômodos. A iluminação se esconde em diversos nichos, criando uma iluminação indireta e suave. O parapeito da passarela é resolvido no pé direito duplo com um vidro transparente até as escadas e um elevador de fábrica. A lareira integra-se no ornamento do pé direito duplo. A estrutura está escondida em paredes e espaço de depósitos, liberando espaços geometricamente simples.

Casa DE / Gaztelu Jerez - Imagem 18 de 25
© Koldo Fernández Gaztelu

Dois pátios, delimitados por duas paredes de concreto armado pré-moldado, formam os "braços" laterais da casa. A composição das fachadas é austera, com poucos gestos, exceto a abertura de acesso e outro semelhante no piso térreo, que serve como um elemento tão tradicional quanto o banco e, simultaneamente, como um lugar para armazenar lenha do lado de fora. A parede norte é coroada com um tronco "natural" alcançando assim sua altura segundo a norma e completando a fachada para a rua principal. No projeto, convivem harmoniosa e complementarmente paradigmas contemporâneos com outros vernaculares, próprios da arquitetura popular.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa DE / Gaztelu Jerez" [Casa DE / Gaztelu Jerez] 11 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-107489/casa-de-slash-gaztelu-jerez-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.