Vencedores do Trimo Urban Crash Bike Base são anunciados

O concurso Trimo Urban Crash convidou estudantes para projetarem uma solução espacial modular única feita de produtos Trimo e de produtos de seus parceiros. Este ano, o objetivo era estimular designers do espaço urbano em direção a uma abordagem mais ousada para compreender a arquitetura e seu papel no ambiente urbano através do desenho de um ponto de encontro instigante - a Bike Base. Manus Leung da Faculty of Built Environment at University of New South Wales, Austrália e Kacper Krywult da Faculty of Architecture / Warsaw University of Technology, Polônia foram os selecionados como vencedores pelo projeto SHIFT. Veja mais imagens e informações a seguir.

Primeiro lugar / Cortesia de Manus Leung e Kacper Krywult

Vencedores: Manus Leung e Kacper Krywult
Projeto: SHIFT
Descrição do projeto: O projeto para o centro de bicicleta foi impulsionado pela relação das condições do entorno e funciona como um limite entre a via de tráfego intenso e a paisagem. Por outro lado, o projeto procura capturar e expressar a qualidade espacial que pode ser percebida ao pedalar uma bicicleta em um ambiente urbano. A habilidade de se locomover livremente em estradas generosas e vias estreitas e a contínua transição entre aberturas bem iluminadas para espaços reservados são traduzidas neste projeto.

Vencedo pelo júri / Cortesia de Jorge Lopez Sacristan, Christina Codjambopoulo, Beatriz Gomez Martin, Sara Rebollo

Vencedor do Júri: Jorge Lopez Sacristan, Christina Codjambopoulo, Beatriz Gomez Martin, Sara Rebollo da Köln Fachhochschule, Alemanha; Mentora: Prof. Eva-Maria Pape
Descrição do projeto: A instalação resolve e interliga duas entidades: um espaço público e um espaço privado. O projeto não é auto-orientado e a grande ideia está no fato de proporcionar muito mais ao local do que tomar características deste espaço. Em uma região que ainda não desempenha uma qualidade urbana particular, um projeto fluido e otimista pode proporcionar uma contribuição social significante. O projeto utiliza o espaço presente sem precisar de vias ou acessos adicionais. O espaço privado, o segundo nível do projeto modular que se volta para o parque possui uma qualidade de individualidade e toca suavemente o solo. Este projeto surpreendente não requer um grande investimento para que possa ser realizado. 

Terceiro lugar / Cortesia de Malgorzata Wawrzyniak

3º Lugar: Malgorzata Wawrzyniak; Mentor: prof.Miloš Florijancic e prof. Mitja Zorc
Descrição do projeto: Um ponto de encontro para ciclistas, um local para descansar e se refrescar, com serviço para bicicletas e para bicicletas elétricas, internet de graça, energia para carregar computadores, celulares e bicicletas elétricas - estes são os objetivos para a artéria norte de Liublian, chamada Dunajska. O ponto principal foi transformar o inconveniente em um espaço útil aos ciclistas. Eles poderão descansar, trocar de roupas e cuidar de suas bicicletas. 

Vencedor pelo público / Cortesia de Ignacio Chavero García, Roberto Baños Pantoja, Alvaro Borrego Plata

Vencedor pelo público: Ignacio Chavero García, Roberto Baños Pantoja, Alvaro Borrego Plata; Mentor: L.Salazar MAC
Descrição do projeto: Foi escolhido um conjunto de estratégias de redução como um espaço básico de um módulo Trimo. Assim, os módulos básicos se expandem para além de seu esqueleto. Por sua vez, estas configurações permitem que os móveis possam ser escondidos dentro dos painéis, tanto interiores como exteriores. No espaço criado acima, as janelas tornam-se mesas e nas paredes do nível inferior instala-se uma cafeteria. A pele exterior do fechamento atenua os módulos. A privacidade necessária para cada programa é determinada por transparências e  perfurações, em que a vegetação se reflete, criando uma fachada dinâmica orgânica. Esta pele é iluminada por tubos de LED, permitindo que haja vida noturna na cafeteria. 

Reconhecimento especial - Akripol / Cortesia de Jose Bernal e Iuliia Fomina

Reconhecimento especial 01 Akripol: Jose Bernal e Iuliia Fomina
Descrição do projeto: Desafiamos Trimo e seus parceiros a energizarem a cidade! A poética que a energia positiva das bicicletas proporciona ao ambiente urbano é incorporada às baterias recarregáveis por energia humana tornada possível através das soluções modulares de Trimo. 

Reconhecimento especial - Akripol / Cortesia deJoseph Goodwin, Nick Bastow e Richard Breen

Reconhecimento especial 02 Akripol : Joseph Goodwin, Nick Bastow e Richard Breen
Descrição do projeto: Nossa intervenção propõe uma conexão direta entre a rota principal existente com o novo centro de bicicletas de Liubliana através da exploração das unidades modulares de Trimo. Através do design inovador e guiado por vários precedentes arquitetônicos adaptáveis, abordamos a questão do desnível do local, especificando painéis dobráveis que se abrem para a rota dos ciclistas.

Menção honrosa - minimalismo / Cortesia de Piotr Woldan, Michal Romanski, Justyna Turowska

Meção Honrosa - Minimalismo: Piotr Woldan, Michal Romanski, Justyna Turowska; Mentor: Dr. Marek Lamber
Descrição do projeto: A ideia principal do projeto foi tornar a cultura da bicicleta visível na cidade. Para isso, propomos a "corrida" como uma competição urbana na qual os caminhos das bicicletas juntamente com suas estações criem uma rede de possíveis ciclovias em Liubliana. As estações funcionam como pontos de chegada, proporcionando informações básicas da cidade e como "pit stops" para serviços ou simplesmente como abrigo.

Menção honrosa - interior / Cortesia de Alexandr Valakh

Menção Honrosa - Interior: Alexandr Valakh; Mentor: Professor Colin Pugh
Descrição do projeto: Na imagem digital, um pixel é um ponto físico em uma imagem ou o menor elemento em um dispositivo de exibição; logo é o menor elemento controlável de uma imagem reproduzida em uma tela. O pixel é um café e um ponto de parada para bicicletas multifuncional, desenhando em uma malha ortogonal, com elementos totalmente adaptáveis, incluindo mudanças de layouts e de mobiliários. O Pixel, como seu nome consagra, é um ambiente social adaptável projetado para criar um novo espaço público flexível. Estas soluções espaciais incluem diferentes estratégias para o dia e para a noite, como estratégias que possam ser implementadas para responder a fatores ambientais, condições do local e questões de segurança.

Menção honrosa - sistema metálico / Cortesia de Luis Fernando Osorio Lua, Jose Abraham e Buenrostro Valadez

Honorable Mention - Unique Metal Scheme: Luis Fernando Osorio Lua, Jose Abraham and Buenrostro Valadez
Brief Project Description: The architecture as all in human life is about possibility, the possibility of modifying the space, must be delimitated by the needs for which it was created, in this case a self-sufficient bike base. Base on this idea is developed Lujboost, conformed by three Trimo modular units collocated on the north-south axis, to demarcate a space by separating, creating an inside from the outside and giving at the same time a symbolic icon for the city, creating not only a product but also giving a visual identity to the context.

Menção honrosa - adequação ao terreno / Courtesy of Dušan Lilić

Menção Honrosa - Adequação ao local: Dušan Lilić
Descrição do projeto: A ideia principal da BOXCYCLE, constituída por 3 contêineres modulares, é alcançada por sua forma facilmente reconhecível. Apesar de ser uma simples caixa, o objeto pode ser transformado dependendo do momento. No inverno, a estrutura funciona como uma capsula monolítica fechada, como uma espécie de abrigo do mau tempo, enquanto que no verão pode se transformar em um pavilhão aberto. Como um pavilhão aberto, BOXCYCLE consiste de 4 caixas envolvidas por espaços abertos. As caixas, com suas configurações espaciais, criam novas dinâmicas com seu entorno constituído por vias de tráfego intenso. As funções principais são localizadas dentro destas caixas, enquanto os espaços livres criados pela disposição de seus elementos configuram as entradas. O objeto, localizado sobre o solo, é facilmente construído, acessível tanto para ciclistas como para pedestres, busca se tornar um local de encontro e uma razão para que outros cidadãos comecem a usar bicicletas ao invés de carros. 

Menção honrosa - espaço de socialização / Cortesia de Petra Karlova

Menção Honrosa - Espaço de socialização: Petra Karlova; Mentor: Dr. Ivan Kroupa
Descrição do projeto: A proposta promove um desvio do estilo de vida agitado da cidade e conecta os ciclistas com uma área de parque. Escondida no declive do terreno, a entrada convida o visitante a descobrir o espaço interior. Devido às mínimas modificações do terreno, não a necessidade de saltar da bicicleta para utilizar todas as instalações propostas. Mesmo se os contêineres fossem removidos, o local ainda proporcionaria uma experiência peculiar para os pedestres e ciclistas. Além das funções necessárias, esta instalação procura se tornar um encontro cultural com possibilidade para a exibição de filmes e concertos, com área de estar natural em meio ao prado.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Furuto, Alison. "Vencedores do Trimo Urban Crash Bike Base são anunciados" [Trimo Urban Crash Bike Base Winners Announced] 07 Abr 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-107224/vencedores-do-trimo-urban-crash-bike-base-sao-anunciados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.