Centro Infantil Gangjin / JYA-RCHITECTS

Centro Infantil Gangjin / JYA-RCHITECTS - Mais Imagens+ 22

Gangjineup, Coreia do Sul
© Hwang Hyochel

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sannaedeul Children’s Center era o único parque infantil, lugar de aprendizado e abrigo disponível para as crianças de baixa renda de Maryang, uma pequena vila litorânea localizada no extremo sudeste da península coreana. O centro atuava como uma segunda casa e uma comunidade onde compartilhavam sonhos e cresciam uns com os outros.

© Hwang Hyochel

No entanto, parecia que o sonho havia chegado ao fim quando um furacão devastador atingiu a aldeia no verão de 2012. O centro foi totalmente destruído e nada restou. Apenas para procurar os escombros do edifício, as crianças ainda iam ao local todos os dias depois da escola e brincavam sobre as ruínas do que um dia havia sido seu local preferido.

© Hwang Hyochel

Felizmente, a notícia espalhou-se através da Coreia e "SBS" e "ChildFund Coréia" concordaram em patrocinar e desenvolver o projeto de reconstrução do centro. Muitas outras empresas públicas e privadas também aderiram, dando um impulso para construir o local das crianças novamente.

© Hwang Hyochel

A guia para o projeto foi encontrado entre as fotos de um novo centro desenhado pelas próprias usuárias. A estratégia teve de ser clara. Era criar variados e abundantes espaços, repetindo e transformando um simples espaço com "forma de casa" sugeridos nos desenhos das crianças. Os programas necessários teriam que ser incorporados naquele volume. Então,  tiveram que ser conectados e divididos por outras necessidades adicionais. Além disso, a intenção era encontrar inesperados espaços interessantes e criar cenas no processo de desenvolvimento do projeto.

© Hwang Hyochel

Como resultado, o centro poderia ter uma forma dinâmica de cobertura pelas formas repetidas e transformadas da casa tradicional. A forma do telhado conforma abundantes expressões de espaço interno e outras de exterior, ao mesmo tempo. O telhado sobreposto também trouxe a imagem das ondas do mar para as crianças de Maryang, vila de pescadores. Para estimular ainda mais a imaginação delas, foram instalados instrumentos em forma de peixe e luzes azuis sob o teto, dando a imagem de peixes nadando.

Cortesia de YA-RCHITECTS

Os interiores foram criados para serem claros e quentes, obtendo a iluminação natural suficiente do mar através de grandes janelas. O espaço polivalente do piso térreo foi estendido para abrir espaço ao ar livre. Já a sala de estudo no segundo andar foi conectada a um terraço com uma porta deslizante em que as crianças podem brincar, olhando uma bela vista do oceano. Esperamos que não haja fronteira entre o espaço interior e exterior, bem como o jogar e o estudar para as crianças no centro.

Planta Baixa - 1º Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gangjin, Coréia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Infantil Gangjin / JYA-RCHITECTS" [Gangjin Children Center / JYA-RCHITECTS] 19 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-106614/centro-infantil-gangjin-slash-jya-rchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.