Hermanos Laulhé / EDDEA

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 2 de 37Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 3 de 37Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 4 de 37Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 5 de 37Hermanos Laulhé / EDDEA - Mais Imagens+ 32

San Fernando, Espanha
Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 6 de 37
© José Hevia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Contexto histórico e descrição do Patrimônio

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 7 de 37
© Javier Orive

O projeto localiza-se nos arredores de San Fernando (Baía de Cádiz - Espanha), na expansão que estendia a cidade à sua conexão com Sevilha nos anos cinquenta. Uma cidade rica em patrimônio com mais de mil edifícios históricos, incluindo espaços urbanos e construções. Um dos melhores exemplos é o Ambulatorial "Hermanos Laulhé" (agora, Centro de Bem Estar Cayetano Roldán), projetado e construído pelos arquitetos espanhóis Fernando Cavestany e Pardo Valcárcel, em 1954.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 8 de 37
© Javier Orive

O edifício é volumetricamente representado por uma inteligente associação  de dois corpos ortogonais em três andares de altura. A composição, inspirada na tradição clássica, apresenta uma base no piso térreo revestida com uma pedra local porosa e dois corpos homogêneos brancos.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 9 de 37
© Javier Orive

A circularidade da imagem de uma grade com grandes perfurações é destacada  de acordo com a lógica de sua distribuição interna em uma resposta adequada à luz incidente e o reflexo de sua imagem pública.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 10 de 37
© Javier Orive

Além disso, é importante para melhorar o uso da cerâmica nos parapeitos da modulação e a integração dos grupos escultóricos na fachada que rompem com a sobriedade habitual de Centros Médicos e conectam-o à tradição decorativa moderna, também presente no interior, através de um projeto cuidadoso de espaços e mobiliários. No topo dos vértices de cada corpo,  meios-cilindros em blocos de vidro conformam a circulação vertical com certa inspiração em algumas das mais importantes obras do arquiteto expressionista  Erich Mendelsohn (1887-1953), como o Petterdof e os Armazéns Schocken, em Stuttgart (Alemanha ).

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 11 de 37
© Javier Orive

Contexto em que o projeto foi realizado

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 12 de 37
© Javier Orive

No contexto da década de 1950 na Espanha, o arquiteto José Luis Fernández del Amo destacava-se como o maior expoente deste pensamento e prática que integra a arquitetura à pintura e escultura, bem como o caso de Fernando Cavestany com o escultor espanhol Amadeo  Gabino (1922-2004), autor das esculturas do Centro Ambulatorial.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 13 de 37
© Javier Orive

Grupos escultóricos de Gabino preparados para o edifício contém referências figurativas forjadas em seus primeiros trabalhos. Este é o caso da obra "Motherhood" que domina a entrada principal e o outro localizado na fachada sul. No entanto, sob as janelas ele escolheu trabalhar com cerâmica, fazendo três versões da obra, resultando em um total de 24 murais de mosaico nas fachadas, usando uma  forte abstração e abnegação no uso da cor. O artista é influenciado por grandes nomes como Pablo Picasso e Joan Miró, vencedor do Grande Prêmio de Gravura da Bienal de Veneza no mesmo ano da construção do edifício.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 14 de 37
© Javier Orive

Estado de Conservação antes de Restauração e contribuição do projeto para a conservação do Patrimônio

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 15 de 37
© Javier Orive

Nas últimas décadas, o patrimônio arquitetônico do Movimento Moderno parecia estar mais em risco do que em qualquer outro período. Embora o Centro estivesse registrado no Catálogo Geral de bens protegidos da Andaluzia desde outubro de 2001, o edifício estava quase em ruínas, mesmo com algumas partes ainda em uso. Patologias, deficiências e metas principais identificadas foram resumidas nos seguintes pontos:

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 16 de 37
© Javier Orive

- Degradação da estrutura devido à sua proximidade com os pântanos e de frente para o mar e de infiltração de água a partir do nível subterrâneo.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 17 de 37
© Javier Orive

- Estado inadequado de instalações por falta de manutenção e inadequação às normas vigentes.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 18 de 37
© Javier Orive

- Capacidade de adaptar o programa funcional atual de centro de cuidados de saúde e social com a estrutura existente.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 19 de 37
© Javier Orive

-Recuperação do subsolo como novo um pavimento para o centro de cuidados de saúde, aumentando o valor da claraboia original para dar a esse espaço um papel de liderança no coração do edifício.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 20 de 37
© Javier Orive

- Técnicas de construção implementadas: Fundação e reforços estruturais, mecânicas e acabamentos, telhado e impermeabilização, carpintaria, fachadas e áreas externas.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 21 de 37
© Javier Orive

- Trazer o significado do movimento moderno à atenção do usuário, o público, as autoridades, os profissionais e a comunidade educacional preocupados com a ambiente construído.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 22 de 37
© Javier Orive

- Promover o desenvolvimento das técnicas e métodos mais adequados de conservação.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 23 de 37
© Javier Orive

- Opor-se à destruição e desfiguração de obras importantes do Movimento Moderno.

- Finalmente, explorar e desenvolver o conhecimento do Movimento Moderno.

Hermanos Laulhé / EDDEA - Imagem 26 de 37
Planta Baixa - 1º Pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:San Fernando. Cádiz

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Hermanos Laulhé / EDDEA" [HERMANOS LAULHÉ / EDDEA] 04 Abr 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-106576/hermanos-laulhe-slash-eddea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.