Rio de Janeiro receberá incentivo oficial para salvar seus imóveis das ruínas

A prefeitura do Rio de Janeiro lançará no próximo mês dois editais que buscam incentivar o restauro de imóveis na cidade, sendo que um deles será voltado para bens preservados e tombados e o outro será destinado para construções municipais.

Após anos de abandono de ruas e edifícios que, em algum momento fizeram a paisagem do Rio de Janeiro, zonas como o Corredor Cultural, a Cruz Vermelha, Catumbi e Cidade Nova, Catete e Glória, que são Áreas de Proteção do Ambiente Cultural (Apacs), serão beneficiadas por programas que visam evitar que seus imóveis tornem-se ruínas. A seleção destas regiões se deu pela grande presença de edificações públicas, pelo perfil socioeconômico dos moradores da região, pela baixa densidade populacional e por sua complexidade fundiária.

O intuito deste programa é que o setor público comece a financiar a restauração de imóveis tombados ou particulares preservados, como por exemplo a Rua do Lavradio e o sobrado onde residiu o cantor Francisco Alves, na Rua do Riachuelo. Porém, a grande dificuldade será a captação de recursos para as áreas destinadas, pois o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade contabiliza 3.724 edifícios protegidos.

Posto isto, a partir da publicação do edital, organizações relacionadas e interessadas no restauro de imóveis terão 30 dias para a inscrição do edifício escolhido, com o aval do proprietário. O programa realizará a seleção em 60 dias e os vencedores terão suas obras executadas em um ano. 

Além disso, o programa Ocupação Criativa de Vazios Urbanos pretende doar imóveis públicos que também precisam de restauros a organizações que façam parte do segmento da insdústria criativa como empresas relacionadas à arquitetura, moda e filmes. 

Via O Globo.

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Rio de Janeiro receberá incentivo oficial para salvar seus imóveis das ruínas" 30 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-106263/rio-de-janeiro-recebera-incentivo-oficial-para-salvar-seus-imoveis-das-ruinas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.