Cinema & Arquiteura: "Cloud Atlas"

A Viagem (Cloud Altas) é a adptação do romance de David Mitchell, homonimo. Segue-se seis diferentes historias, cada uma acontecendo em um lugar e época diferentes, variando até cem anos (do passado ao futuro). Cada período tem um desenvolvimento cuidadoso do cenario, e, como de costume, os irmão Watchwski mostram sua forma peculiar de imaginar a cidade do futuro.

De fato, as histórias foram filmadas separadamente: enquanto Tom Tykwer trabalhava nas histórias que se desenrolavam nas decadas de 1930 e 1970, os irmão Watchowski filmavam as futurista (que aconteciam no ano de 2321). Várias edificações famosas foram utilizadas - nos avise se reconhecer alguma delas. 

Cortesia de Warner Bros. Pictures

INFORMAÇÕES

Título Original: Cloud Atlas
Ano: 2012
Tempo de Execução: 171 min.
País: Germany
Diretor: Lana Wachowski, Andy Wachowski, Tom Tykwer
Escritor: David Mitchell
Trilha Sonora: Tom Tykwer, Johnny Klimek, Reinhold Heil
Elenco: Tom Hanks, Halle Berry, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Doona Bae, Ben Whishaw,   D'Arcy, Zhou Xun, Keith David, David Gyasi, Susan Sarandon, Hugh Grant

Cortesia de Warner Bros. Pictures

ENREDO

O filme consiste em seis historias interrelacionadas e entrelaçadas abrangendo diferentes periodos de tempo. O filme é estruturado, de acordo com o romancista David Mitchell, "como uma especie de mosaico pontilhista".

  • Sul do Oceano Pacífico, 1849: Adam Ewing, um advogado americano de São Francisco chega as Ilhas Chatham para concuir um acordo de negocios com o Reverendo Giles Horrox para seu sogro, Haskell Moore. Ele testemunha o açoitamento de um escravo Moriri, Autua, que esteve escondido no navio de Ewing, e convence Ewing a intervir para que ele possa juntar-se a tripulação como um homem livre. Enquanto isso, o  Dr. Henry Gose envenena aos poucos Ewing, alegando estar curando-o de um verme parasita, almejando roubar as posses de Ewing. Quando Goose planeja administrar a dose fatal, Autua salva Ewing. Voltando aos Estados Unidos, Ewing e sua esposa, Tilda, denunciam a cumplicidade do pai dela para com a escravidão e deixam São Francisco para unir-se ao Movimento Abolicionista.

Cortesia de Warner Bros. Pictures

  • Cambridge, Inglaterra e Edimburgo, Escócia, 1936: Robert Frobisher, um musicista bissexual, encontra um trabalho como amanuense para o compositor Vyvyan Arys, permitindo que Frobisher tenha o tempo e a inspiração para compor sua própria obra-prima, "The Cloud Atlas Sextet". Mas Arys deseja levar o crédito pela sinfonia de Frobisher e ameaça expor seu escandalosos passado se ele apresentar resistência. Frobisher, que leu uma cópia parcial do diário de Ewing no meio tempo, atira em Arys e foge para um hotel, onde ele finaliza "The Cloud Atlas Sextet" mas comete suicídio pouco antes da chegada de seu amante, Rufus Sixsmith, no local.

Cortesia de Warner Bros. Pictures

São Francisco, Califórnia, 1973: A jornalista Luisa Rey conhece um envelhecido Sixsmith, agora um fisico nuclear. Sixsmith dá algumas dicas a Rey sobre uma conspiração a respeito da segurança do um novo reator nuclear liderada por Lloyd Hooks, mas é assassinado pelo capanga de Hooks, Bill Smoke, antes que ele pudesse lhe entregar o relatorio que prova a conspiração. Rey encontra e le as cartas de Frobisher escritas para Sixsmith. Isaac Sachs, outro cientista na usina lhe dá a cópia do relatório de Sixsmith. No entanto, Smoke mata Sachs e também joga o carro de Rey de uma ponte. Com a ajuda do chefe de segurança, Joe Napier, ela escapa de outra investida contra sua vida que resulta na morte de Smoke e expoe a trama do uso de um acidente nuclear em beneficio de empresas de petroleo.

Cortesia de Warner Bros. Pictures

  • Reino Unido, 2012: Timothy Cavendish, um publicitário de 65 anos, tem uma surpresa quando Dermot Hoggins, um autor gangster cujo livro ele publicou, assassina um critico e o joga da janela. Quando os sócios de Hoggins ameaçam a vida de Cavendish para obter parte dos lucros, Cavendish pede ajuda para seu irmão, Denholme. Denholme o engana para o internar um asilo, onde ele é mantido contra a sua vontade, mas Cavendish foge. Covendish recebe um manuscrito de um romance baseado na vida de Rey e escreve um roteiro de cinema sobre sua própria historia em sua casa.

Cortesia de Warner Bros. Pictures

  • Neo Seoul, (Coréia), 2144: Sonmi-451, uma fabricante geneticamente-modificada (clone), que serve em um restaurante, é entrevistada antes de sua execução. Ela conta como foi libertada de sua vida de servidão pelo comandante Hae-Joo Chang, um membro do movimento rebelde conhecido como a "União". Enquanto se esconde, ela assiste um filme baseado nas aventuras de Cavendish. Os rebeldes da União revelam a ela que fabricantes como ela são assassinadas e "recicladas" como comida e futuras fabricantes. Ela então decide que o sistema de exploração e escravidão no qual aquela sociedade esta baseada é intoleravel, e ela é levada até o Havaí para fazer uma transmissão publica de sua historia e seu manifesto. Hae-Joo é morto em uma troca de tiros e Sonmi é capturada. Após contar sua história e sua intenção, ela é executada.

Cortesia de Warner Bros. Pictures

  • A Grande Ilha (datada de "106 invernos após a queda", no livro citada como 2321): Zchry mora com sua irmã e sua sobrinha Catkin em um sociedade primitiva chamada "O Vale" após quase toda a humanidade ter morrido durante "A Queda"; Os membros da tribo Vale veneram a Sanmi como uma deusa. Zachry é atormentado por alucinações de uma figura chamada "Velho George" que o manipula a pensar sobre o seu medo, o levando ao assassinato de seu amigo e do filho deste pela tibo Kona. A tribo de Zachry é visitada por Meronym, um membro dos "Prescients", uma sociedade que mantem alguns traços da tecnologia de antes da Queda. Em troca da salvação de Catkin da morte, Zachry concorda em guiar Meronym para além das montanhas em busca de Cloud Atlas, uma estação de comunicação de onde ela seria capaz de enviar uma mensagem às colonias terrestres. Na estação, Meronym revela que Sonmi era uma mortal e não uma deidade como O Vale crê. Após o retorno, Zachry descobre que o abate de sua tribo pelos Kona. Zachry mata o chefe dos Kona e resgata Catkin; Meronym salva os dois de um ataque da tripo Kona. Zachry e Catkin juntam-se a Meronym e os Prescients ao partir da Grande Ilha com seu navio.

Cortesia de Warner Bros. Pictures

Em um sétimo período, várias décadas após a ação na Grande Ilha, é apresentado no epilogo do filme: Zachry é revelado ter sido aquele que contou estas historias para seus netos em um colonia da Terra em outro planeta, confirmando que Meronym, que está presente, conseguiu enviar a mensagem para as colonias e foi resgatada junto com ele.

TRAILER



Sobre este autor
Cita: Portilla, Daniel. "Cinema & Arquiteura: "Cloud Atlas"" [Films & Architecture: "Cloud Atlas"] 29 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-106201/cinema-and-arquiteura-cloud-atlas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.