Workshop Jardim Gramacho - Studio-X Rio

Como os planejadores e formuladores das políticas públicas podem melhor integrar os interesses ambientais com o desenvolvimento local inclusivo? Em preparação para a Conferência Rio +20 sobre Desenvolvimento Sustentável, os Municípios do Rio de Janeiro e Duque de Caxias decidiram pelo fechamento de Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina. Gramacho serviu não só como o local de eliminação de 80% dos resíduos urbanos sólidos do Rio de Janeiro, mas também forneceu meios de subsistência para cerca de 2 mil catadores e uma economia informal de até 3 mil trabalhadores. Apesar do potencial de gerar milhares de empregos para os trabalhadores locais, as intervenções atuais em Gramacho não têm se concentrado na criação de emprego e de formação profissional, nem na integração de catadores no sistema de reciclagem formal.

Ao concentrar-se no cruzamento entre emprego e sustentabilidade ambiental, este workshop irá explorar os temas de meios de subsistência local, economia informal e urbanismo participativo para desenvolver estratégias para a construção de uma Gramacho mais justa e sustentável. Membros de diversas organizações com interesse no local, incluindo catadores, moradores da comunidade, ONGs, acadêmicos, formuladores de políticas municipais e internacionais, entre outros, discutirão e avaliarão idéias relacionadas ao tema. Através de discussões abertas e de colaboração com grupos de interessados, este seminário irá examinar as oportunidades e desafios de criar um Gramacho mais inclusiva que beneficie a comunidade local de trabalhadores informais, bem como a área metropolitana do Rio.

O workshop é uma parceira Studio-X Rio, GSAPP Columbia University e IETS.

Programação

14:00 Painel de discussão sobre Gramacho
16:00 Sessão de trabalho em grupo sobre temas e idéias para remodelação Gramacho
17:00 Conclusões e resumo

As vagas são limitadas e para se inscrever clique aqui.

  • Título

    Workshop Jardim Gramacho - Studio-X Rio
  • Organizadores

    Studio-X Rio
  • De

    28 de Março de 2013 02:00 PM
  • Até

    28 de Março de 2013 11:59 PM
  • Onde

    Studio-X Rio
  • Endereço

    Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Workshop Jardim Gramacho - Studio-X Rio" 26 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-105584/workshop-jardim-gramacho-studio-x-rio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.