LF House / Itara Arquitectos

LF House / Itara Arquitectos - Imagem 2 de 11LF House / Itara Arquitectos - Imagem 3 de 11LF House / Itara Arquitectos - Imagem 4 de 11LF House / Itara Arquitectos - Imagem 5 de 11LF House / Itara Arquitectos - Mais Imagens+ 6

Chiclayo, Peru
  • Arquitetos: Itara Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  467
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012

Localização

A casa está localizada em Chiclayo, a capital de Lambayeque, 770 milhas ao norte de Lima, no distrito de La Victoria, no condomínio do Jockey Club.

LF House / Itara Arquitectos - Imagem 5 de 11
Cortesia de Itara Arquitectos

Por  situar-se em uma zona próxima ao Equador, o clima deveria ser caloroso, úmido e chuvoso, no entanto seu estado é subtropical, de temperatura variável - seca e sem chuvas, e isso se deve aos fortes ventos como que de furacões que baixam a temperatura ambiental para um clima moderado durante quase todo o ano, salvo nos meses de verão nos quais a temperatura se eleva, periodicamente, a cada 7, 10 ou 15 anos se apresentam temperaturas elevadas, com chuvas regulares e aumento extremo da água dos rios.

LF House / Itara Arquitectos - Imagem 3 de 11
Cortesia de Itara Arquitectos

Estratégia Projetual

Chiclayo é uma cidade com ventos fortes, a disposição da implantação de sul para o norte, em um terreno de 20 x 20. Isso nos obriga a gerar três faixas, a primeira com pátios para filtrar e controlar os ventos do sul, a segunda é o espaço funcional e a terceira o pátio principal ao norte (jardim), conseguindo que o vento já não chegue com a potência habitual.

LF House / Itara Arquitectos - Imagem 2 de 11
Cortesia de Itara Arquitectos

O layout do programa

A disposição do programa se ajusta as necessidade e requerimentos configuranto as três zonas marcadas. A zona social fica intermediária, entre o filtro do pátio para o sul e o pátio jardim ao norte, deixando uma transição espacial como um mecanismo de controle dos ventos.

O primeiro andar fica de frente para o pátio principal (jardim) e o acesso, conectando ao hall, seguindo a forma de espaços contíguos à sala - sala de jantar e cozinha; nas laterais, o banheiro de hóspedes, escada principal, bar com os pátios filtro onde está o dormitório de hóspedes e a escada de serviço. O segundo nível está configurado por uma circulação que alimenta toda a funcionalidade dos três quartos dos filhos com seus banheiro próprios, um dormitório principal com jacuzzi e walking closet e um estar com tv.

Se acessa a cobertura plana pela escada de serviço (secundária) onde você pode encontrar um ginásio, lavanderia, dormitório e banheiro de serviço. O programa se ajusta para um pavilhão como morfologia, fazendo este espaço encontrar a funcionalidade proposta na implementação no local.

LF House / Itara Arquitectos - Imagem 6 de 11
Cortesia de Itara Arquitectos

Construção

A casa é construída com concreto como a estrutura (portante). Lajes e decks podem então ser mais leves. Tijolo e vidro para os fechamentos e alvenaria de tijolo. Os pisos são propostos a partir de ladrilho lavado, porcelana e concreto polido, gesso das paredes finas folheados, celosias sem acabamento no caso do banheiro, cozinha e área de serviço.

As ações de como os materiais são cuidadosamente instalados em caixas resolvidas - a encontro do trilho, as telas e o gotejamento são um exemplo de como conseguir uma parte integrada para sistematizar isso, neste caso, se da na fachada principal da casa.

LF House / Itara Arquitectos - Imagem 7 de 11
Planta 1º pavimento

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "LF House / Itara Arquitectos" [LF House / Itara Arquitectos] 29 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-104893/lf-house-slash-itara-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.