Debate: Urbanismo Inclusivo - A participação das pessoas no desenvolvimento social e urbano das comunidades: Rocinha e Jardim Gramacho

O Studio-X Rio traz pesquisadores, líderes sociais e educadores para debater sobre os desafios dos processos urbanos participativos, tendo como referência os casos de Rocinha e Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.

O evento faz parte da programação paralela da exposição Pessoas Construindo Cidades Melhores e do workshop Jardim Gramacho, sendo realizado em parceria com FAU UFRJ e IETS.

Sobre os Participantes

Anna Rubbo

Arquiteta e pesquisadora sênior no Centro de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Earth Institute, na Universidade de Columbia. É um dos fundadores, em 2005, do Studio Global (www.theglobalstudio.com). Seu projeto de pesquisa atual é a exposição itinerante Pessoas Construindo Cidades Melhores: Participação e Urbanização Inclusiva, atualmente em cartaz no Studio-X Rio.

Cleonice Santos

Graduada pela Escola de Serviço Social - PUCRio; Pós graduação em gerenciamento de Projeto pela Universidade Católica de Petrópolis; Supervisora  de campo do Projeto Apostando no Futuro: Fundação Cesgrario; Supervisora de Gestão de Impactos: Canteiro Social PAC Rocinha,; Coordenadora de Gestão de Impactos  MPU- Projetos Canteiro Social do PAC Rocinha.

Fabrícia Ramos

Bacharelanda em Direito com formação complementar em Estudos Urbanos e Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio, cursou intercâmbio universitário na Sciences Po - L'Institut d'Études Politiques de Paris, no qual focou nos temas de ascensão e declínio do welfare state, história crítica do desenvolvimento e culturas políticas. Participou em diversas edições de fóruns universitários voltados para o debate da reconstrução política do Rio de Janeiro e sobre a violência, a participação popular e os direitos humanos no Brasil. Concluiu ensino médio na Escola Americana do RJ, onde estudou desde o primário, possuindo diplomas brasileiro e americano e certificados pelo International Baccaleaureate em História e Literatura brasileira e norte-americana.
Jonathas Magalhães Pereira da Silva

Professor da graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Doutorado e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da USP; Graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; Sócio-Diretor da MPS Associados Ltda. Coordenou o Plano Sócio-Espacial da Rocinha.
May Yu.

Mestranda em Planejamento Urbano na Escola e Pós-Graduação em Arquitetura, Planejamento e Preservação da Universidade de Columbia. Sua pesquisa se concentra na interseção entre emprego e sustentabilidade urbana. Antes da GSAPP, ela foi um assistente de plenário na Clinton Global Initiative e sócia gestora da Citizen Effect, onde trabalhou com organizações de base comunitária sobre água, energia, agricultura e projetos de educação na América Latina, Ásia do Sul e África Oriental.
Vera Tângari

Arquiteta e Urbanista com mestrado em Urban Planning pela University of Michigan e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando principalmente nos temas paisagem, morfologia e desenho urbano.

  • Título

    Debate: Urbanismo Inclusivo
  • Organizadores

    Studio-X Rio
  • De

    22 de Março de 2013 06:00 PM
  • Até

    22 de Março de 2013 11:59 PM
  • Onde

    Studio-X Rio
  • Endereço

    Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Debate: Urbanismo Inclusivo - A participação das pessoas no desenvolvimento social e urbano das comunidades: Rocinha e Jardim Gramacho" 29 Jan 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-104653/debate-urbanismo-inclusivo-a-participacao-das-pessoas-no-desenvolvimento-social-e-urbano-das-comunidades-rocinha-e-jardim-gramacho> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.