Sorocaba possui modelo de rede de ciclovias no Estado de São Paulo

Epitacio Pessoa/AE via Estadão

A cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, possui a maior rede de ciclovias do Estado, são 106 km de extensão, e possui o menor índice de acidentes envolvendo ciclistas (índice próximo a zero).

A rede de 106 km de ciclovias, sendo que 103 km são separados fisicamente das vias destinadas a veículos por meio de canteiros e gradis, é um exemplo em termos de segurança para ciclistas. 

Além da grande extensão da rede de ciclovias e da segurança que estas representam a seus usuários, o número de bicicletas na cidade só vem aumentado em Sorocaba graças aos 50 paraciclos com capacidade para 60 bicicletas e às 19 estações de empréstimos. Em quatro anos, o número de bicicletas passou de aproximadamente 190 mil para 300 mil segunda a Prefeitura da cidade. Apesar do aumento, apenas um acidente envolvendo ciclista terminou em morte nos últimos quatro anos, que foi atropelado fora da ciclovia por um caminhão.

Não só as barreiras físicas contribuem para a segurança desta rede de ciclovias - o calçamento em vermelho, a boa sinalização e a iluminação tornam suas pistas adequadas para o uso de ciclistas. A Câmara da cidade, preocupada não só com o bem-estar dos usuários das ciclovias, mas também com a segurança dos pedestres, aprovou uma lei que proíbe que bicicletas ocupem o espaço destinado aos pedestres, evitando possíveis acidentes que possam acontecer quando a ciclovia está lado a lado com a calçada. Já a Prefeitura alegou a inconstitucionalidade do caso, afirmando que a ciclovia, mesmo quando paralela à calçada, não interfere no fluxo de pedestres.

Via Estadão.

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Sorocaba possui modelo de rede de ciclovias no Estado de São Paulo" 19 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-103903/sorocaba-possui-modelo-de-rede-de-ciclovias-no-estado-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.