Residência Azul e Branca / André Luque Arquitetura

Os ambientes de estar e os quartos voltam-se para a mata nativa próxima, os de serviço ficam diante da rua. A distribuição ainda garante a privacidade do morador: os espaços íntimos concentram-se no andar de cima e os sociais, embaixo. A entrada principal é marcada por um pórtico de metal com brises, colocados na horizontal, que protegem o interior do forte sol poente.

Cortesia André Luque Arquitetura

Quem chega à casa atravessa uma passarela de madeira, ao lado de um espelho d’água. A sala de estar fica diante de uma área de preservação ambiental e pôde receber amplas portas de correr em vidro temperado. A cobertura em balanço é fundamental para sombrear a casa. É ela que protege a área envidraçada do sol e garante a manutenção da temperatura.

Cortesia André Luque Arquitetura

A fachada norte da casa recebeu fechamento em vidro em toda a sua extensão, de forma que todos os ambientes possuem vista para mata. A estrutura metálica se projeta em um grande balanço para proteger a area envidraçada da luz direta do sol. A proteção solar é feita atráves de tecido perfurado, tensionado por cabos de aço fixados nas vigas. Isso imprime uma grande leveza e fluidez a residência.

Cortesia André Luque Arquitetura

A entrada social é composta por um grande pórtico metálico protegido por pergolado, através de uma passarela de madeira sobre um espelho d’água chega-se a uma ampla sala de estar que se conecta ao exterior e aos demais ambientes da casa: escritório, sala de jantar, cozinha gourmet e convencional, área de serviço, depósito e dependência de empregados.

Cortesia André Luque Arquitetura

Ainda no térreo, alinhadas à fachada norte, estão a piscina e o deck de madeira que gozam de muito sol e da integração com a natureza. No pavimento superior estão localizadas duas suítes para receber hóspedes e uma suíte master com uma ampla varanda, somando 615m2 de área construída.

Cortesia André Luque Arquitetura

 

Ficha técnica:

  • Arquitetos:André Luque Arquitetura
  • Ano: 2007
  • Área construída: 615 m²
  • Área do terreno: 2141 m²
  • Tipo de projeto: Residencial
  • Status:Construído
  • Materialidade: Metal e Vidro
  • Estrutura: Aço
  • Localização: Camaçari, Brasil
  • Implantação no terreno: Isolado

Equipe:

  1. André Luque Arquitetura

Sobre este escritório
Cita: Joanna Helm. "Residência Azul e Branca / André Luque Arquitetura" 08 Dez 2011. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-10247/residencia-azul-e-branca-andre-luque-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.