Faleceu o grande Crítico e Historiador de Arquitetura Roberto Segre 1934-2013

Ontem, 10 de março de 2013, aos 78 anos, o crítico e historiador de arquitetura, Roberto Segre, foi atingido por uma motocicleta durante sua caminhada matinal pelas ruas de Niterói. Um grande arquiteto, crítico e historiador da arquitetura latino-americana com mais de 30 livros e vários ensaios publicados.

Mais informações abaixo.

Depois de ser atingido, Segre foi levado para o hospital ainda vivo, mas não sobreviveu aos graves ferimentos causados ​​pelo acidente.

Um pouco de sua vida.

 Roberto Segre nasceu em Milão em 1934. Graduou-se em arquitetura na Escola de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Buenos Aires em 1960. Depois de uma viagem à Europa, em 1963, começou a ensinar história da arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Havana, Cuba, onde viveu por 30 anos, em seguida,radicou-se no Rio de Janeiro.

Em 1994 Segre começou sua carreira como pesquisador e professor em cursos de pós-graduação de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU-UFRJ. Em 2007, ele recebeu o título de doutor honoris causa do Instituto Politécnico de Havana, Cuba.

Segre era um autor prolífico, com uma extensa produção de livros de extrema importância que são fundamentais para a historiografia da arquitetura na América Latina. Recebeu inúmeros prêmios  e seus artigos foram publicados em muitos países.

Foi assesor da UNESCO e, para esta instituição, teve a responsabilidade de organizar o livro "América Latina en su Arquitectura" (1975). Em 1985 obteve a bolsa Guggenheim de Nova York para estudar a arquitetura antilhana, e elaborou o livro "Arquitectura Antillana del Siglo XX" (2004). Publicou mais de 35 livros e 400 ensaios sobre arquitetura e urbanismo da América Latina e Caribe.

Nos últimos 15 anos, Roberto Segre dedicou-se a uma intensa investigação sobre a história do Ministério da Educação e Saúde, atual Palácio Capanema, no Rio de Janeiro.

Entre os livros mais destacados  de Segre, estão:  América Latina fim de milênio, raízes e perspectivas de sua arquitetura. São Paulo, Nobel, 1991; Architettura e Territorio nell'America Latina. Milão, Electa, 1982 (com Rafael López Rangel); Arquitectura Antillana del Siglo XX. Bogotá, Universidad Nacional de Colombia/Editorial de Arte y Literatura, 2003; Arquitetura e Urbanismo da Revolução Cubana. São Paulo, Nobel, 1986; Brasil – jovens arquitetos; Rio de Janeiro: Editora Viana & Mosley, 2004; Casas brasileiras. Brazilian houses. Rio de Janeiro, Viana & Mosley, 2006.

Lamentamos imensamente a perda do grande Roberto Segre.

Sobre este autor
Cita: Duque, Karina. "Faleceu o grande Crítico e Historiador de Arquitetura Roberto Segre 1934-2013" [Fallece gran Crítico e Historiador de Arquitectura Roberto Segre 1934-2013] 11 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-102233/faleceu-o-grande-critico-e-historiador-de-arquitetura-roberto-segre-1934-2013> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.