Fotografia e Arquitetura: Gustavo Xavier

Esta semana, em nossa séria Fotografia e Arquitetura, apresentamos o brasileiro Gustavo Xavier, o qual se dedica a diversas formas e escalas.

Graduado em Arquitetura e Urbanismo em 1998, Gustavo Xavier tem seu estúdio em Belo Horizonte, do qual seus clientes principais são arquitetos, designers, designers de interiores e construtores.

A seguir, confira uma entrevista exclusiva e uma seleção de suas melhores imagens.

1. Quando você começou a fotografar arquitetura?

Quando eu tinha  apenas 14 anos, durante uma viagem com minha família ao interior do meu país, estava tentando fotografar a fachada de uma grandiosa igreja barroca construída no século 18. Depois de algum tempo tentando achar a melhor posição, e, com um equipamento completamente rudimentar e inapropriado, ouvi do meu irmão mais velho: “Você nunca vai conseguir fazer isso.” Aquela frase realmente me tocou e, de certa forma, mudou a minha vida. De repente, eu já estava comprando livros de arquitetura somente para analisar qual seria a melhor maneira de se fotografar arquitetura. E não parei mais.

© Gustavo Xavier

2. É arquiteto?

Me graduei em Arquitetura e Urbanismo em 1998 na PUC Minas, Brasil, quando já estava fotografando para grandes empresas do setor de mineração. Não sei se aprendi a fotografar arquitetura durante o meu curso. Talvez a facilidade que tinha em avaliar formas e proporções tenha surgido bem antes. Mas, talvez, se não tivesse tido formação em Arquitetura e Urbanismo, não teria me tornado fotógrafo de arquitetura.

© Gustavo Xavier

3. Por que gosta de fotografar arquitetura?

Gosto de ver as pessoas utilizando a arquitetura. Gosto de observar as pessoas modificando o seu espaço. E gosto de registrar isso. 

O mais interessante é que os edifícios tem vida, como pessoas. Cada edifício tem uma determinada vocação, um jeito de ser. Há pouco tempo atrás fotografei duas casas que se situam em terrenos vizinhos, igualmente iluminados, igualmente orientados, com a mesma bela vista para um vale. As duas casas tem uma maneira completamente diferente de ser apesar de estarem situadas praticamente no mesmo lugar. E isso proporciona, também, diferentes sensações. Gosto de registrar estas sensações.

© Gustavo Xavier

4. Arquiteto favorito?

Frank Lloyd Wright, Mies van der Rohe, Zaha Hadid e o arquiteto brasileiro Marcio Kogan.

© Gustavo Xavier

5. Obra favorita?

Acho que é impossível citar apenas um edifício favorito. Acho que o edifício preferido é aquele que apresenta boa arquitetura, apresenta respeito ao usuário, e que está sendo fotografado no momento.

6. Como trabalha? (independente? com revistas, arquitetos? você viaja?)

Eu gosto muito de trabalhar sozinho, durante à sessão fotográfica até o tratamento de imagens. Gosto de tirar as minhas próprias conclusões em relação ao projeto durante a sessão fotográfica. 

Mas, sendo o arquiteto o meu cliente, gosto de conversar com ele sobre o projeto. Ouvir sobre a sua intenção e os seus desafios.

© Gustavo Xavier

7. Quais equipamentos e softwares você usa?

Hoje o mundo pede muita velocidade. Tenho que fotografar o projeto enquanto há inúmeras publicações aguardando estas fotografias. Assim, utilizo principalmente câmeras digitais de diversas marcas e vários softwares para tratamento de imagem. Seria ótimo utilizar câmeras 4x5 com um belo filme, mas isso se tornou inviável.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Molinare, Alexandra. "Fotografia e Arquitetura: Gustavo Xavier" [Fotografía de Arquitectura: Gustavo Xavier] 12 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-101997/fotografia-e-arquitetura-gustavo-xavier> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.