Exposição "A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado" no MCB

Courtesy of MCB

A exposição “A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado” marca a volta da coleção da Fundação Crespi Prado, agora em comodato no Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Estado da Cultura. Com textos dos professores Carlos Lemos e Maria Ruth Amaral, ambos da FAU-USP, além da contribuição do ambientalista Ricardo Cardim, a mostra possibilita novas leituras a respeito deste acervo, em um retrato da cidade de São Paulo entre o final do século 19 até meados do século 20.

“A coleção da família dos moradores originais do imóvel que abriga o Museu da Casa Brasileira tem sido preservada pela Fundação Crespi Prado, criada por Renata Crespi em 1975. Em 1996 houve a primeira apresentação de parte destes objetos no MCB. A nova exposição, inaugurada em 2012, contextualiza a coleção com uma curadoria que tem o viés das abordagens características das áreas de vocação do Museu”, afirma Miriam Lerner, diretora geral do MCB.

Dividida em módulos – Renata Crespi; Fábio Prado; território; vida pública e cidade; e o Solar –, a mostra busca apresentar aspectos do cotidiano do casal que habitava o Solar, revelando suas origens, sua atuação como protagonistas na história da cidade, e a casa em que moraram, caracterizada desde o início como um local de encontros, reuniões e eventos de caráter político e cultural. 

A cidade do período é reconhecida, com os avanços urbanísticos propiciados pela própria gestão de Fábio Prado que, como prefeito de São Paulo de 1934 a 1938, permitiu a expansão da malha urbana rumo ao rio Pinheiros. Por meio de textos do ambientalista Ricardo Cardim e pesquisa iconográfica em acervos como da Fundação Energia e Saneamento, do Esporte Clube Pinheiros e da Casa da Imagem de São Paulo e, pode-se identificar as transformações ocorridas neste território de inserção do Solar Fábio Prado, desde as primeiras ocupações à canalização do rio Pinheiros.

Courtesy of MCB

Com base em textos dos professores Carlos Lemos e Maria Ruth Amaral, são detalhadas as ações urbanísticas e culturais do prefeito, sua vida pública e a cidade do período. Responsável pela criação do Departamento Municipal de Cultura, Fábio Prado iniciou em sua gestão obras que serviram de base para o desenvolvimento paulistano em uma metrópole, como as avenidas Nove de Julho, Rebouças e Itororó (hoje 23 de Maio), os viadutos Martinho Prado e Viaduto do Chá, além dos edifícios da biblioteca municipal e do estádio do Pacaembu.

Courtesy of MCB

A ocupação interior do Solar da rua Iguatemi é retratado a partir de fotografias, móveis e objetos, que revelam hábitos do casal como o de oferecer célebres jantares e colecionar objetos de arte como porcelanas e pratarias de diferentes regiões do mundo, ao lado de obras de Di Cavalcanti, Portinari e Brecheret. 

“Esta mostra visa contribuir para o conhecimento de uma face importante da história de São Paulo, e facilitar a compreensão das relações entre o imóvel, seu uso, os hábitos de seus moradores e a paisagem, revistas a partir da casa e do período de sua vida como tal, a casa do MCB”, conclui Giancarlo Latorraca, diretor técnico do Museu.

  • Título

    A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado
  • Organizadores

  • De

    10 de Março de 2013 03:16 PM
  • Até

    10 de Março de 2013 03:16 PM
  • Endereço

    Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "A Casa e a Cidade – Coleção Crespi-Prado" no MCB" 12 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-101972/exposicao-a-casa-e-a-cidade-colecao-crespi-prado-no-mcb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.