Exposição de fotografias de Rubens Mano e German Lorca

A Casa da Imagem recebe desde de Dezembro de 2012, duas exposições: do fotógrafo German Lorca e do artista plástico Rubens Mano.

Veterano da fotografia paulista, German Lorca expõe seu olhar sobre momentos solenes da cidade de São Paulo em fotografias produzidas de 1940 a 1970. Rubens Mano ocupa salas do museu com fotografias e o Beco do Pinto com Instalação site specific, discutindo as dinâmicas urbanas.

Urbanas, fotografias de German Lorca

© German Lorca

A exposição com 89 imagens produzidas entre a década de 1940 e a década de 1970 apresenta uma seleção de fotografias urbanas, reunidas pelos curadores Henrique Siqueira e Monica Caldiron em três núcleos: Cotidiano reúne imagens com enfoque marcado pelo estranhamento do olhar, a reportagem do IV Centenário, registro da solenidade de inauguração da Catedral da Sé e desfile cívico no Parque do Anhangabaú e uma série de documentação da cidade de São Paulo.

© German Lorca

“A excelência da obra de German Lorca o coloca entre os autores que contribuíram significativamente para a história da fotografia paulista. É notável o progressivo apuro técnico e estético aprimorado a partir de sua atuação em diferentes segmentos – experimentação, reportagens, documentação e publicidade, bem como a sagacidade de sua visão e capacidade na redefinição de situações, cenas e objetos a partir do enquadramento e recorte. É igualmente notória à gênese criativa de Lorca constituída após a experiência com os ativistas do Foto Cine Clube Bandeirante-FCCB e de sua participação na estruturação do laboratório fotográfico do Museu de Arte de São Paulo-MASP, os mais importantes pólos de irradiação do pensamento que articulou a fotografia moderna em São Paulo.”

Corte e retenção, fotografias, vídeo e instalação de Rubens Mano

© Rubens Mano

Com a realização da mostra corte e retenção, o artista Rubens Mano faz uso de uma instalação no Beco do Pinto, de uma mostra de 13 fotografias e da exibição de um vídeo de curta duração para fazer um comentário quanto à ocorrência e à visibilidade de certos fluxos verificados nas ruas das grandes cidades. Tomando como ponto de partida um episódio ocorrido no primeiro semestre deste ano, quando agentes da Prefeitura inviabilizaram o trabalho dos caixeiros da região do Ceasa, interditando as ruas onde trabalhavam, o artista se apropriou materialmente do objeto caixa e, poeticamente, da questão da interrupção do fluxo urbano para a construção do seu discurso.

© Rubens Mano

“Corte e retenção dá sequência a uma pesquisa interessada nas correspondências existentes entre as dinâmicas de produção do espaço social no interior das grandes cidades e à maneira como experimentamos ou ativamos – enquanto habitantes das metrópoles – o ambiente ao nosso redor”, declara o artista.

  • Título

    Mostras de German Lorca e Rubens Mano
  • Organizadores

  • De

    14 de Dezembro de 2012 09:00 AM
  • Até

    31 de Maio de 2013 05:00 PM
  • Onde

    Casa da Imagem
  • Endereço

    Rua Roberto Simonsen, 136-B, São Paulo

Via arte|ref

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição de fotografias de Rubens Mano e German Lorca" 14 Fev 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-101913/exposicao-de-fotografias-de-rubens-mano-e-german-lorca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.