MECEDORAMA. Arquitetura e design robusto.

Mecedorama é um projeto desenvolvido por Lys Villalba, María Mallo e Juanito Jones, três jovens arquitetos estabelecidos em Madri que souberam aprender e redefinir as técnicas e conhecimentos de Rogelio, um artesão da Guajira colombiana, para adapta-los aos requisitos de design atual na Espanha.Os três são membros do coletivo de arquitetura León 11 que, por sua vez, colabora dentro da rede Inteligencias Colectivas, uma plataforma que trata de localizar técnicas construtivas locais de distintas escalas que sirvam para propor alternativas concretas, viáveis e sustentáveis para a melhora da qualidade de vida de seus habitantes.

MECEDORAMA. Arquitetura e design robusto. - Mais Imagens+ 16

Cortesia de Mecedorama

Esta "surpreendente fábrica de cadeiras de balanço" nasceu em Madri em novembro de 2011 após uma estadia na Colômbia como parte do projeto Inteligências Coletivas Palomino. Lá conheceram Rogelio, um homem que fazia belas cadeiras de fios trançados e ferro soldado. Com ele, aprenderam a trançar os fios e encontraram novas aplicações para o sistema como os fechamentos verticais de algumas das construções em Palomino. É o caso da casa de esportes, por exemplo.

Cortesia de Mecedorama

O traçado é uma técnica muito utilizada na Colômbia para conformar tecidos existentes que são empregados em diversos usos. Trata-se de um sistema simples mas trabalhoso que consiste em traçar à mão que, neste caso, foi utilizado tiras de plástico de embalagens que conferem a flexibilidade necessária para acomodar o corpo. A parte rígida da cadeira de balanço, a estrutura metálica, incrementa ainda mais o valor do processo, já que é soldada também manualmente pelos mesmos arquitetos para conseguir as formas desejadas. Depois, recebe uma laca podendo ser de qualquer cor dentro da cartela RAL.

Cortesia de Mecedorama

Uma produção artesanal e responsável que também permite a participação ativa do cliente no projeto. Não há estoques, mas sim o interessado elege a forma, o tamanho e as cores dentre um amplo catálogo que pode ser encontrado on line. Todas as mercadorias são desenhadas, soldadas, pintadas e trançadas à mão e conforme especificações do usuário. Uma combinação necessária de criatividade, esforço e muita ilusão para enfrentar a delicada situação que atravessa a profissão na Espanha. Maria, Lys e Juanito são mais um exemplo de como os jovens arquitetos estão buscando outras saídas. Outras maneiras de canalizar a criatividade e o aprendizado de tanto tempo.

Cortesia de Mecedorama

O trabalho cultural que envolve a recuperação de técnicas tradicionais é complementada com a implicação social que rodeia todo o projeto. Mecedorama não consiste apenas em fazer as cadeiras de balanço, mas também ensinar como fazê-las. Em transmitir e compartilhar os conhecimentos do mesmo modo que um dia Rogelio ensinou a eles. A seguir, um vídeo de uma oficina organizada em Matadero, Madri.

Mecedorama é um desses projetos de pequenas dimensões mas de espírito enorme. Pelos conhecimentos diversos que acumula, os lugares longínquos que alcançou, dando forma e a ilusão de todas as pessoas que participaram dele.

Prova disto é que essas cadeiras estiveram presentes em feiras domo Operae em Torino ou a Product Design Madrid. Em abril estarão em Salone Satellite, a parte dedicada aos jovens designers dentro do Salão Internacional do Móvel de Milão.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Buey, María. "MECEDORAMA. Arquitetura e design robusto." [MECEDORAMA. Arquitectura y diseño zunchado.] 09 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Britto, Fernanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-101856/mecedorama-arquitetura-e-design-robusto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.