Edificio Maipú / Nicolás Campodonico

Edificio Maipú / Nicolás Campodonico - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: Nicolás Campodonico; Nicolás Campodonico
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografías:Walter Salcedo, Summa+/Gustavo Sosa Pinilla, Martin Lavayen, Simon Deprez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado na cidade de rosario, que, como a maioria das cidades argentinas, possui um traçado regular e homogêneo em planta (quadras quadradas repetidas infinitamente) e totalmente heterogêneo em altura - ao contrário das cidades históricas européias, que são desestruturadas e irregulares em planta, mas ordenadas e contínuas em altura. O projeto se ordena em relação à rua e assume seu papel na desestruturação da fachada urbana.

© Summa+/Gustavo Sosa Pinilla

É um edifício de 15 andares, e dois níveis de estacionamentos, em que o fator estrutural é determinante. Apesar de estar entre paredes cegas, seus dois vizinhos, baixos, o transformaram em um edifício mais parecido a uma torre. A estrutura se resume em divisórias perimetrais, e uma grande e única coluna central que, além de receber as cargas, concentra a circulação vertical e a totalidade das instalações.

© Summa+/Gustavo Sosa Pinilla

O sistema de vigas da fachada transmite as cargas ao centro, ao mesmo tempo que conforma uma espécie de brise fixo ventilado que ocupa 60% da fachada oeste, os 40% restantes são sacadas. A permanente alternância de lajes e vigas gera aberturas para as lavanderias e as escadas. A peça resolve as etapas construtivas a partir de mudanças de prumo. Interiormente os apartamentos tem uma parede dupla para alojar instalações, gerar divisões e proporcionar isolamento térmico.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rosario, Santa Fe, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edificio Maipú / Nicolás Campodonico" [Edificio Maipú / Nicolás Campodonico] 06 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-101233/edificio-maipu-slash-nicolas-campodonico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.