Concurso Internacional "I'M A CITY CHANGER"

O segundo concurso de ideias arquitetônicas “I'M A CITY CHANGER, FUTUROURBANO” está aberto e pretende desenvolver uma proposta de melhoria do espaço público, contribuindo com a campanha mundial I'm a City Changer. 

O objetivo do concurso é fomentar a cultura de recuperação de espaços públicos que sofrem de problemas de deterioração urbana, viária, comércio ambulante, queda de qualidade do habitat, sub-utilização e usos inadequados, com o finalidade de promover melhorias práticas no desenho urbano e planejamento e que impulsem melhoras na qualidade de vida dos usuários da cidade.

Este concurso de arquitetura está aberto à todos os profissionais relacionados com a Arquitetura (arquitetos, urbanistas, engenheiros, etc) assim como aos estudantes de profissões relacionadas (arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharias, etc).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Fazer uma proposta para transformar o espaço público da estação Tasqueña do CETRAM, na Cidade do México.
  • Difundir e promover melhores exemplos de recuperação de espaços públicos, propiciando e incentivando o intercâmbio de experiências.
  • Marco público. 
  • Estabelecer e potencializar o programa de necessidades locais. 
  • Criar um Projeto que possa se converter em referência urbana
  • Desenhar estratégias que fomentem uma melhoria cultural pelo espaço

DESENVOLVIMENTO

As propostas de “I ́M A CITY CHANGER, FUTURO URBANO 2013” serão desenvolvidas no espaço urbano que ocupa a estação do CETRAM Tasqueña localizado na super quadra limitada à oeste pela calçada de  Tlalpan, ao Sul pela Av. Tasqueña, à leste pela Av. Canal de Miramontes e ao Norte pela Rua Cerro de Jesús, na Delegación Coyoacán. Deverá se fazer explícito o uso de alternativas de desenho que configurem um espaço urbano socialmente includente, economicamente próspero e ambientalmente sustentável. Através de um programa de desenho viável que se vincule ao seu contexto de forma harmoniosa, estética e integral.

CONDIÇÕES ESPECIAIS

Centro Comercial de Transferência

O objetivo do projeto é um Centro Comercial de Transferência que integrará todos os sistemas de transporte que fazem parte do CETRAM, todas as circulações do Centro Comercial servirão para a transferência de passageiros aos distindos meios de transporte - acesso ao metro, trem-rápido, Central de ônibus, micro-ônibus, o chamados "pesseiros" e táxis. Estas circulações conformarão a oferta de locais comerciais, e será levado em conta o supermercado Soriana como loja âncora da oferta de serviços. Além disto, a proposta terá que contemplar a integração do centro de espetáculos Gran Fórum. 

Estacionamento de Mobilidade Ativa

Se integrará um serviço de estacionamento público para promover o menor uso do automóvel particular como uma das estratégias de mobilidade ativa. O objetivo é que os usuários cheguem ao Centro de Transferência e podem deixar o automóvel e pegar um dos meios de transporte público que conformam o CETRAM e ao final de sua jornada voltar ao seu automóvel para terminar de se deslocar ao seu destino.

 Proposta de Espaço público

Como parte importante da proposta do CETRAM, existe a necessidade de propor o desenho de uma paisagem urbana.  Dentro do conjunto geral, um cuidado especial com as conecões do CETRAM com a Cidade, os acessos de veículos e pedestres, paradas Norte e Sul, praças secas, zonas verdes, áreas externas de embarque e desembarque de passageiros, comércios informais e mobiliário urbano. As zonas verdes do projeto contribuirão à paisagem urbana do conjunto, mas nenhuma destas zonas poderão ser recreativas, apenas poderão ser de uso contemplativo para o bem estar visual no trânsito dos usuários.

Marco Urbano

A proposta de desenho Urbano-Arquitetônica do novo Centro de Transferência Multimodal tem que fazer referência nao apenas à zona da Cidade onde se encontra localizado, terá que propor um conjunto de elementos que convertam o projeto numa referência urbana como Marco, que responda a potência do espaço abrangido pela CETRAM nível metropolitano, a proposta de desenho buscará ser uma referência de escala regional ou até universal.

Remodelação do METRO

A imagem arquitetônica das instalações do Metro será renovada, a proposta de remodelação do Terminal Tasqueña contemplará a melhoria dos acessos que sejam vinculados ao centro comercial de transferência, a renovação dos existentes e melhora de funcionamento. A imagem tomará como proposta ideográfica para a renovação de toda a linha 2 do metro. A proposta de remodelação do metro não pode alterar o traço atual das linhas de chegada, vias de acesso às oficinas de manutenção e localização do Terminal atual.

REQUISITOS DE ENTREGA DA IMAGEm DIGITAL 

Serão enviadas DUAS imagens HORIZONTAIS de acordo com as seguintes características:

Formato da imagem digital: Dois arquivos JPG dentro dum arquivo ZIP Dimensões: Formato retangular (90 x 60 cm a 72 dpi). Nome do arquivo: O nome do arquivo ZIP deverá coincidir com o Número de Registro Oficial (por exemplo: se seu número de registro é 012345, suas imagens deverão chamarse 012345_A.jpg e 012345_B.jpg, o arquivo ZIP se chamará 012345.zip). Tamanho do arquivo ZIP: Dois (02) Megabytes no máximo. Assunto do email: Deverá indicar no assunto do e-mail o Número de Registro Oficial, por exemplo: 012345. 

Nota: Não será permitido um memorial descritivo separado, nem um aquivo de texto adicional às imagens jpg antes mencionadas. A apresentações deverão ser fáceis de entender, e estarem expressadas e termos que sejam legíveis, claros e fáceis de interpretar. Qualquer outra descrição verbal ou numérica deverá ser exposta apenas em idioma espanhol e deverá estar incorporada à imagem. Não poderão estar inclusos nomes, marcas, logotipos, nem nehum outro elemento que possa identificar seu autor, savo o NÚMERO DE REGISTRO OFICIAL NA ESQUINA SUPERIOR DIREITA DA IMAGEM.

CONFIRMAÇÃO

De acordo com os regulamentos internos da ESCUELA DIGITAL, os quais mantém o anonimato dos concursantes, não existirá o recebimento de confirmações pessoais, por isso é recomendado aos concursantes enviarem suas propostas através de um endereço de emails configurado  (como Outlook Express ou Microsoft Outlook) que permitam as “confirmações eletrônicas”. Ainda assim, cada participante deverá configurar o programa de email de modo a receber uma confirmação pelo recebimento de sua imagem digital. Esta imagem deverá ser enviada ao endereço intervencionurbana@escueladigital.com.mx três (03) dias antes do encerramento do recebimento das propostas, já que a ESCUELA DIGITAL irá publicando e atualizando a lista dos projetos recebidos para que se possa revisar a conformidade do recebimento de seu projeto. Sugere-se que se revise esta relação até que encontre publicado o número de registro de seu projeto.

ENTREGA DO PROJETO 

Todas as propostas deverão ser enviadas à intervencionurbana@escueladigital.com.mx, no limite de 24 horas do díi 1 de Julio de 2013, hora da Cidade do México.

Nota: Somente poderá ser enviada uma proposta por registro. Ou seja, se um participante deseja enviar mais de uma proposta, deverá realizar outro registro com o pagamento correspondente. Se a proposta enviada não cumpra com o que está especificado aqui nestas diretrizes, não poderá ser avaliado.

PREMIAÇÃO

Todos os participantes receberão o reconhecimento pela participação, à pedido expresso dos participantes. Serão entregues Menções Honrosas aos trabalhos que se destacaram, assim como a publicação das entregas por parte dos meios de apoio.

O primeiro lugar receberá as seguintes premiações:
1° lugar: Reconhecimento por parte da ONU Habitat, Autoridade do Espaço Público e Escuela Digital, publicação do projeto em revistas como Arquitk (Pacote de anuários ATC 2006-2011, inscrição anual na revista Arquitk e monográfico de edições ATK), $5,000.00 USD, assím como um curso de foto-realismo, Render com V- Ray na Escuela Digital online em espanhol. 

2° e 3° lugar: Reconhecimento por parte da ONU Hábitat,Autoridade do Espaço Público e Escuela Digital, publicação do projeto em revistas como Arquitk, assim como um curso de foto-realismo, Render com V- Ray na Escuela Digital online em espanhol. 

A premiação será na Cidade do México. Os prêmios serão entregues pelo Júri em local ainda a confirmar. Em caso do ganhador do concurso ser participante estrangeiro ( residente fora do México) a cerimônia será realizada à distância, e o ganhador se comprometerá a conectar-se on line através de voz e vídeo na data e hora da premiação; os organizadores do concurso não bancarão despesas de viagem caso o participante deseja assistir pessoalmente a cerimônia de premiação.

JÚRI E AVALIAÇÃO

O Júri estará conformado pelas seguintes personalidades:  

Arq. Arturo Sedano Ramírez - Diretor Geral de Obras Públicas, Serviços e Desenvolvimento Urbano da Delegación Coyoacan. 

Arq. Eduardo Aguilar Valdez – Coordenador Geral Autoridade do Espaço Público 

Urb. Enrique Soto Alva – Coordenador Lic. em Urbanismo UNAM 

Dolores Franco Delgado - ONU-Habitat México 

Aarón Yáñez- Gerente de Marketing de Clear Channel 

Gabriela Inclán – Diretora Comercial de ISA Corporativo 

Arq. Jesús González – Diretor da Escuela Digital 

O consultor Geral da Escuela Digital observará e participará de cada reunião do júri para assegurar que o desenvolvimento e o acompanhamento dos objetivos do concurso, podendo intervir eventualmente na votação em caso de nao existir consenso ou em caso de empate técnico, a fim de prosseguir com a avaliação até chegar nos três primeiros lugares, de acordo com as Bases do Concurso antes expressadas.

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO 

O critério para a avaliação dos anteprojetos residirá na proposta de ideia arquitetônica do projeto, manejo do espaço público, o funcionamento, representação gráfica e integração com o meio, considerando a solução geral aos problemas atuais que apresenta o CETRAM Tasqueña. Pelos quais se valorizarão, entre outros, os seguintes aspectos:

* Propostas de mudanças dos modelos atuais, usos, tipos e dimensões.

* Flexibilidade e versatilidade das soluções.

* Flexibilidade e versatilidade das soluções.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Concurso Internacional "I'M A CITY CHANGER"" [Concurso Internacional "I'M A CITY CHANGER"] 04 Mar 2013. ArchDaily Brasil. (Trad. Helm, Joanna) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-100828/concurso-internacional-im-a-city-changer> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.