As 10 cidades com a melhor infraestrutura do mundo

Texto por Francisca Codoceo via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.

Em uma época onde mais da metade da população vive em cidades que, no total, representam menos de 2% da superfície terrestre do planeta, o desenvolvimento sustentável da infraestrutura urbana tornou-se uma das maiores necessidades e desafios do século XXI. Desta maneira, é de grande importância toda a informação que podemos compartilhar sobre as distintas situações em diferentes partes do país e como eles criaram casos de sucesso e fracasso.

Mercer, uma empresa global de recursos humanos, publicou no final de 2012 um ranking com as 10 cidades do mundo com melhor infraestrutura. As variáveis consideradas foram: o fornecimento de eletricidade, a disponibilidade de água, telefone, serviços de correio, transporte público, congestionamentos rodoviário e eficácia nos aeroportos.

Embora, o primeiro lugar foi para Singapura, no Sudeste da Ásia, seis lugares foram ocupados por cidade europeias, especialmente alemãs.

As 10 cidades com melhor infraestrutura.

1. Singapura, Singapura

Singapura via Creative Commons

A capital do país com o mesmo nome não é só arranha-céus. Dentro de obras arquitetônicas, por exemplo, destacam a estrutura em forma de lótus do Museu Art Science, uma das maiores fontes do mundo, feita em bronze, com 66 metros de diâmetro e 14 metros de altura; o Helix Bridge, a maior ponte de pedestres da cidade está rodeada por uma espécie de hélice do DNA de metal e vidro.

Quanto a cultura, pode-se encontrar os bairros árabes e indianos; o rio Singapura, onde a cidade cresceu que cercada por restaurantes e o bairro financeiro.

2. Frankfurt, Alemanha (empate)

Frankfurt via Wolfgang Staudt, Flickr. Used under Creative Commons

É uma das maiores cidades da Alemanha e uma das mais turísticas. Uma das características urbanas mais marcantes de Frankfurt é a autopista Bundesautobahn 5, de oito pistas. O trecho de 25 km entre Frankfurt e Darmstadt é a maior parte desta. Alguns lugares de destaque são a Praça da Câmara Municipal, que data de 1710 e o rio Meno atravessa Frankfurt, desemboca no Reno.

2. Munique, Alemanha (empate)

Munique via Nick Frank, Flickr. Used under Creative Commons

Munique é a terceira maior cidade da Alemanha e tem a maior densidade populacional. Por isto, é um de seus grandes pontos a favor é o metrô no subsolo que funciona bem, com mais de 100 estações, abordando praticamente toda a cidade. Além disso, visualmente é um dos mais surpreendentes do mundo.

4. Copenhague, Dinamarca

Copenhague por Olgite via Flickr, Creative Commons

O transporte público da capital da Dinarmarca é um dos mais eficientes do mundo, combina metrô, trem e ônibus. Com pouco mais e 1 milhão de habitantes, os passeios e translado na capital são tão pacíficos graças às suas pequenas dimensões, canais e afinidade por um grande uso de bicicletas. Alguns dos atrativos da cidade são as Tivoli Gardens, que conta com trilhas arborizadas, teatros, palcos ao ar livre, restaurantes e cafés; Bakken, o parque de diversões mais antigo do mundo; e o observatório Torre Redonda, o mais antigo da Europa.

5. Dusseldorf, Alemanha

via Plataforma Urbana

A infraestrutura nas cidades alemãs e dinamarquesas estão entre as melhores do mundo, em parte devido às instalações aeroportuárias de primeira classe, conectividade internacional e local e um nível alto de serviços públicos”, disse Slagin Parakatil, pesquisador sênior de Mercer. O ministério de Planejamento e Urbanismo da Alemanha desenvolveu diversas obras na cidade. Algumas das iniciativas foram de cuidar da saúde do Reno, o rio que é a maior fonte de água da cidade. Também, muitos edifícios são construídos sob enfoque ecológicos e foram criados corredores verdes para combater o CO2 emitido pelos veículos.

6. Hong Kong, China (empate)

via Plataforma Urbana

Com pouco mais de 7 milhões de habitantes, em uma das cidades mais importantes da China, o sistema de metrô de Hong Kong, o MTR, é considerado por alguns como o melhor do mundo. Um relatório indica que 90% de todas as viagem em Hong Kong são feitas no MTR. Também destaca as viagens de balsa, administrada por 11 companhias, que conecta a zona empresarial na ilha de Hong Kong com o resto da cidade.

6. Londres, Inglaterra (empate)

Londres por CheapMadness via deviantart.com

Slagin Parakatil, pesquisador sênior de Mercer, disse, “a alta qualificação de Londres nos índices de infraestrutura reflete em uma combinação de alto nível dos serviços públicos oferecidos, com seu extenso sistema de transporte público, incluindo aeroportos, os ônibus e metrô de Londres e os serviços ferroviários”.

8. Sydney, Austrália

Sydney via britishsummer.com

O lugar de Sydney nesta lista não é isento de controvérsia, pois a PricewaterhouseCoopers, a empresa de serviços profissionais mais importante do mundo em volume de faturamento, colocou-a em quarto pior lugar do mundo devido ao transporte e infraestrutura.

Porém, as boas qualidade de Sydney saltam a vista. Começou a modernizar sua infraestrutura urbana no século XX, atraindo um grande número de europeus, mas foi em 2000, quando foi sede das Olimpíadas, que a cidade foi apresentada ao mundo. Alguns dos edifícios que se destacam na cidade australiana são a Opera House de Sydney (Patrimônio da Humanidade, 2007), a Sydney Harbor Bridge (construída em 1932, é a mais larga do mundo), as praias Bondi e Manly (que contam com todas as instalações necessárias para receber um público massivo), o bairro The Rocks (onde várias lojas são conservadas segundo às tradições europeias) e o Royal Botanic Gardens (entrada gratuita para ver espécies da Austrália e do mundo).

9. Hamburgo, Alemanha (empate)

via Plataforma Urbana

Hamburgo é considerada como modelo de cidade-porto, graças a grande proporção de espaços públicos em contato com a água, os passeios ao longo da costa, os parques e as praças integradas dentro dos bairros. Também é notável por ter uma aeroporto moderno e o segundo maior porto de contêiner da  Europa.

9. Vancouver, Canadá (empate)

Vancouver por Hason Hargrove via Flickr, Creative Commons

A instalação da Demostrações e Investigação de Bioenergia da Universidade de Britsh Columbia (UBC) foi nomeado pela KPMG como um dos 100 projetos mundiais mais inovadores e inspiradores em termos de infraestrutura urbana. O projeto de energia limpa da UBC será a primeira geração de sistemas com biomassa de calor e potência operando em escala comunitária, disse a universidade em julho do ano passado.

** Fontes: BusinessInsider e Capital.

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "As 10 cidades com a melhor infraestrutura do mundo" 03 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-100541/as-10-cidades-com-a-melhor-infraestrutura-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.