Ponte Mapo: A Ponte da Vida

Texto por Natalia Barrientos Barría via Plataforma Urbana. Tradução Archdaily Brasil.

A Coréia do Sul é o país da OCDE com a maior taxa de suicídios. Tanto que a Ponte Mapo, no rio Han, é popularmente conhecida como “ponte do suicídio” por registrar maior número de tentativas de suicídios do que todas as pontes de Seul (108 pessoas morreram nos últimos 5 anos).

Por isso, Seul levará o assunto a fundo, com a ajuda da Samsung, formando a chamada “Ponte da Vida”, que visa prevenir os suicídios aplicando conceitos de cura, tentando afastar os pensamentos depressivos das pessoas que transitam pela ponte.

Mensagens brandas como “Como você está?”, “Não é bom caminhar numa ponte?”, “Volte novamente por um pouco de ar fresco”, “O melhor está por vir!” buscam animar as pessoas. Junto às frases também foram afixadas imagens de crianças e idosos felizes.

via Plataforma Urbana

Com o mesmo objetivo também foi levantada uma estátua de bronze em que uma pessoa consola outra aparentemente deprimida, chamada “Just Once Again” e se propõe a instalação de outra estátua em que alguém está tentando pular da ponte, mas é dissuadido por um grupo de pessoas.

Finalmente, e talvez uma das atrações mais interessantes, são as luzes e sensores que se instalaram nos locais mais freqüentes de onde as pessoas tendem a pular, as luzes são acesas com o movimento próximo aos sensores.

Parece um projeto de alto custo, especialmente considerando a economia de energia mundial que impulsiona muitos países, mas, sem dúvida, o valor de uma vida humana é mais alto do que milhares de watts de energia. Felizmente esta proposta é financiada pela Samsung Life Insurance, que se comprometeu com a iniciativa até o final de 2013 como parte de seu esforço de responsabilidade social para com a comunidade.

Sobre este autor
Cita: Fernanda Britto. "Ponte Mapo: A Ponte da Vida" 03 Mar 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-100478/ponte-mapo-a-ponte-da-vida> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.