Centro Sócio-Cultural Avenida de Novelda Av. - Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos

© Diego Opazo

Centro Sócio-Cultural Avenida de Novelda Av. - Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos - Mais Imagens+ 25

  • Chefes Da Equipe: Julio Sagasta Sansano + Francisco Fuster Selva
  • Cliente: Ajuntament d’Elx + Conselleria de Cultura Generalitat Valenciana
  • Cidade: Elx/Elche
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Diego Opazo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto unifica três objetivos: a construção de um edifício institucional, a execução do acabamento superficial da praça e em ambos os espaços a construção de um estacionamento subterrâneo que atenda a importante zona comercial do bairro.

O espaço onde se localiza o edifício é muito singular por encontrar-se dentro de um bairro com grande densidade populacional e escassos equipamentos, visando gerar um importante ponto de vida urbana, inexistente até então.

© Diego Opazo

Dá-se ao bairro um Centro Social com diferentes usos que motivam o espaço urbano a avivar-se, principalmente com os cidadãos que chegam à praça, ao Centro e aos espaços públicos que o próprio edifício gera.

Entre o edifício e a Avenida de Novelda, eixo comercial local, gera-se uma praça - jardim que se delimita a norte por blocos de habitação e a sul com o colégio Francesc Cantó.

© Diego Opazo

As características da implantação e o condicionamento da malha estrutural do estacionamento subterrâneo dão origem ao projeto. O edifício se organiza com uma geometria muito precisa de elementos modulados segundo a trama do subterrâneo, com uma composição de volumes que criam uma série de espaços livres em planta, que servem por sua vez para articular os jardins e equipamentos que o rodeiam.

O Centro Social é composto por três blocos retangulares interligados perpendicularmente por outro longitudinal térreo. Entre eles cria-se um corredor que articula visualmente a praça situada em frente à Avenida de Novelda com o jardim situado a oeste.

© Diego Opazo

Em sentido transversal, originam-se pátios abertos orientados a sudeste que conferem vistas ao colégio Francesc Cantó.

Este jogo de volumes faz com que o conjunto seja compacto visto do exterior, com grande riqueza de espaços cobertos e pátios interiores, os quais ampliarão o espaço de uso público durante a utilização do centro, e permanecerão fechados no restante do tempo.

© Diego Opazo

O desenho das fachadas combina uma alternância de grandes planos maciços e módulos envidraçados, que conferem à planta um carácter reservado em relação ao exterior. No térreo abrem-se grandes aberturas; em oposição, os situados nos extremos se protegem da insolação mediante uma gelosia formando faixas horizontais, enquanto as empenas são cegas.

Exteriormente, é empregado estuque de cal nos muros e esquadrias metélicas envidraçadas. Interiormente a compartimentação se dá com fechamento leves e desmontáveis.

Planta

Los materiales empleados exteriormente son muros de cerramiento con acabados de estuco de cal y carpinterías metálicas acristaladas. Interiormente la compartimentación se ha previsto con tabiquerías ligeras y desmontables.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Elx. Alicante, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Sócio-Cultural Avenida de Novelda Av. - Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos" [Centro Socio-Cultural Avenida de Novelda Av. - Elche / Julio Sagasta + Fuster Arquitectos] 03 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-124833/centro-socio-cultural-avenida-de-novelda-av-elche-slash-julio-sagasta-plus-fuster-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.