ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Iwan Baan

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE FOTÓGRAFO

Em foco: Smiljan Radić

11:30 - 21 Junho, 2017
Em foco: Smiljan Radić, Serpentine Pavilion/ Smiljan Radic. Image © Danica O. Kus
Serpentine Pavilion/ Smiljan Radic. Image © Danica O. Kus

Conhecido principalmente por seu projeto para o Serpentine Gallery Pavilion de 2014, o arquiteto Smiljan Radić (nascido no dia 21 de junho de 1965) é uma das figuras mais proeminentes da arquitetura chilena contemporânea. Com uma abordagem distinta em relação à forma, materiais e contextos naturais, Radić  se detém sobretudo em projetos de pequena e média escala que flertam com a noção de fragilidade.

Serpentine Pavilion de Diébédo Francis Kéré é inaugurado em Londres

12:00 - 20 Junho, 2017
Serpentine Pavilion de Diébédo Francis Kéré é inaugurado em Londres, Serpentine Pavilion 2017, projetado por Francis Kéré. Serpentine Gallery, Londres (23 de junho - 8 de outubro de 2017) © Kéré Architecture. Image © Iwan Baan
Serpentine Pavilion 2017, projetado por Francis Kéré. Serpentine Gallery, Londres (23 de junho - 8 de outubro de 2017) © Kéré Architecture. Image © Iwan Baan

O Serpentine Pavilion 2017, projetado por Diébédo Francis Kéré (Arquitetura Kéré), foi inaugurado hoje em Londres. Concebido como um micro cosmos - "uma estrutura comunitária dentro dos Jardins de Kensington" - o pavilhão foi projetado para fundir conscientemente as referências culturais da cidade natal de Kéré (Gando, em Burkino Faso), com "técnicas de construção experimental". O arquiteto espera que o pavilhão, como condensador social, "se torne um farol de luz, um símbolo para narrativas e união". 

Serpentine Pavilion 2017, projetado por Francis Kéré. Serpentine Gallery, Londres (23 de junho - 8 de outubro de 2017) © Kéré Architecture. Image © Iwan Baan Serpentine Pavilion 2017, projetado por Francis Kéré. Serpentine Gallery, Londres (23 de junho - 8 de outubro de 2017) © Kéré Architecture. Image © Iwan Baan Serpentine Pavilion 2017, projetado por Francis Kéré. Serpentine Gallery, Londres (23 de junho - 8 de outubro de 2017) © Kéré Architecture. Image © Iwan Baan Serpentine Pavilion 2017, projetado por Francis Kéré. Serpentine Gallery, Londres (23 de junho - 8 de outubro de 2017) © Kéré Architecture. Image © Iwan Baan +4

MoMA divulga projeto de extensão por Diller Scofidio + Renfro e Gensler

16:00 - 16 Junho, 2017

Em evento fechado para a imprensa no início deste mês, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) apresentou as reformas concluídas para o extremo leste da área do museu e também divulgou o projeto completo de expansão concebido por Diller Scofidio + Renfro em colaboração com a Gensler.

Com a conclusão da renovação da ala leste, que começou em fevereiro de 2016, o museu criou duas galerias espaçosas no terceiro andar, reconfigurando 1.393,5 metros quadrados de espaço, permitindo uma melhor flexibilidade na instalação do acervo e exposições temporárias.

Vista do Lounge Marlene Hess e James D. Zirin. Imagem © Iwan Baan Vista da escada Bauhaus restaurada, com a Escadaria Bauhaus de Oskar Schlemmer (1932). Image © Iwan Baan Vista do segundo pavimento, olhando para leste, com a nova Loja do Museu, Expresso Bar e o lounge Daniel e Jane Och. Imagem © Iwan Baan Vista do Lounge Marlene Hess e James D. Zirin. Imagem © Iwan Baan +10

World Architecture Festival anuncia o júri de 2017

15:00 - 4 Junho, 2017
World Architecture Festival anuncia o júri de 2017, Vencedor do Melhor Edifício do Ano de 2015, The Interlace (Singapura) / OMA e Ole Scheeren. Image © Iwan Baan
Vencedor do Melhor Edifício do Ano de 2015, The Interlace (Singapura) / OMA e Ole Scheeren. Image © Iwan Baan

O World Architecture Festival (WAF) anunciou quatro nomes de fama internacional como membros do júri da premiação no Festival de 2017 em Berlim, que acontecerá em novembro. Após a seleção dos vencedores de mais de 31 categorias nos dois primeiros dias do evento, os vencedores da categoria se apresentarão aos jurados, que selecionarão os vencedores do melhor projeto paisagístico, melhor projeto para o futuro, e melhor edifício.

Em foco: Toyo Ito

11:30 - 1 Junho, 2017
Em foco: Toyo Ito, Serpentine Gallery Pavilion 2002 / Toyo Ito + Cecil Balmond + Arup. Imagem © Sylvain Deleu
Serpentine Gallery Pavilion 2002 / Toyo Ito + Cecil Balmond + Arup. Imagem © Sylvain Deleu

Toyo Ito, laureado com o Prêmio Pritzker em 2013, completa hoje 76 anos. Conhecido por seus espaços flexíveis que aguçam os sentidos humanos, Ito busca inspiração nas formas orgânicas da natureza, priorizando, em seus projetos, a fluidez entre o mundo natural e as formas construídas. A obra de Ito desafia definições; cada um de seus muitos trabalhos, do Domo Odate ou o White U à sua obra mais comentada, a Mediateca de Sendai, é único.

AIA elege os melhores projetos habitacionais de 2017

19:00 - 30 Maio, 2017
AIA elege os melhores projetos habitacionais de 2017, Pennsylvania Farmhouse; Lakewood, Pennsylvania / Cutler Anderson Architects. Image © David Sundberg
Pennsylvania Farmhouse; Lakewood, Pennsylvania / Cutler Anderson Architects. Image © David Sundberg

O American Institute of Architects (AIA) nomeou os 14 projetos selecionados como destinatários dos Prêmios de Habitação 2017. Agora, no seu 17º ano, o programa AIA's Housing Awards foi criado para reconhecer "o melhor em projetos habitacionais e promover a importância da boa habitação como uma necessidade de vida". Os projetos são concedidos em quatro categorias: Habitação personalizada para uma ou duas famílias, habitação padronizada para uma / duas famílias, habitação multifamiliar e habitação especial.

Os vencedores do concurso, em 2017, foram: 

Beirut Terraces / Herzog & de Meuron

09:00 - 25 Maio, 2017
Beirut Terraces / Herzog & de Meuron, © Iwan Baan
© Iwan Baan

© Iwan Baan            © Iwan Baan            © Iwan Baan            © Iwan Baan            +9

  • Arquitetos

  • Localização

    Beirute, Líbano
  • Design Consultants

    Herzog & de Meuron
  • Arquiteto Local

    Khatib & Alami
  • Ano do projeto

    2009
  • Fotografias

23 Exemplos de museus impressionantes no mundo

12:00 - 18 Maio, 2017

Projetar um museu é sempre um desafio arquitetônico emocionante. Os museus muitas vezes vêm com suas próprias necessidades e limitações - desde museus de arte que precisam de espaços especializados para preservar as obras, até enormes coleções que requerem um extenso espaço de arquivos. Em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, selecionamos 23 museus emblemáticos que fazem parte de nossa base de dados, com cada editor do ArchDaily explicando o que torna esses edifícios tão impressionantes.

Em foco: Pierre de Meuron

06:00 - 8 Maio, 2017
Em foco: Pierre de Meuron, VitraHaus. Fotografia de Iwan Baan © Vitra
VitraHaus. Fotografia de Iwan Baan © Vitra

Grande parte das descrições dos projetos de Herzog & de Meuron são quase paradoxais: num parágrafo os arquitetos são elogiados por sua dedicação à tradição e às formas vernáculas; no parágrafo seguinte o que é comentado é o interesse da dupla nas inovações tecnológicas. No entanto, nas mãos de Herzog & de Meuron não há paradoxo, já que os arquitetos combinam tradição e inovação de um modo que ambas se fortalecem mutuamente. 

Arquitetura para bicicletas: 13 projetos inspiradores

14:00 - 26 Abril, 2017

A bicicleta não é mais utilizada apenas para esportes ou atividades recreativas, cada vez mais as pessoas optam por ela como principal meio de transporte.

A arquitetura cumpre um papel fundamental no incentivo do uso da bicicleta, já que uma cidade equipada com ciclovias seguras, bicicletário e áreas livres para lazer, inspira as pessoas a deixarem seus automóveis.

O impressionante portfólio de Zaha Hadid

14:00 - 31 Março, 2017
O impressionante portfólio de Zaha Hadid

Há um ano Zaha Hadid nos deixou, mas o seu impressionante legado arquitetônico segue inspirando todos os arquitetos a ultrapassar seus limites criativos. A arquiteta criou uma linguagem autoral que por sua expressividade se tornou extremamente reconhecível. Para homenageá-la, buscamos em nosso Arquivo todas as obras concluídas de Hadid que foram publicadas no ArchDaily Brasil e as reunimos aqui.

Conheça o impressionante portfólio de Zaha Hadid, a seguir.

Luminosidade fluida: A iluminação arquitetônica na obra de Zaha Hadid

09:00 - 31 Março, 2017
Leeza SOHO, em construção 2017, Pequim / China. Imagem © MIR
Leeza SOHO, em construção 2017, Pequim / China. Imagem © MIR

Os projetos de Zaha Hadid são notáveis não só por suas formas inovadoras de manusear materiais tangíveis, mas também pela sua imaginação em relação à luz. Suas teorias de fragmentação e fluidez são técnicas projetuais bem conhecidas que possibilitaram sua descoberta de formas. No entanto, seus avanços no uso da luz para transmitir sua arquitetura foram, muitas vezes, negligenciados -mesmo que tenham se tornado um elemento essencial para revelar e interpretar sua arquitetura. A transição de três décadas de linhas mínimas de luz no seu projeto do Corpo de Bombeiros de Vitra até o átrio mais alto do mundo no arranha-céu Leeza SOHO, que recolhe uma abundância de luz natural, mostra o notável desenvolvimento do legado luminoso de Zaha Hadid.

Centro Heydar Aliyev, 2013, Baku / Azerbaijão. Imagem © Hélène Binet Estação de Trem Nordpark, 2007, Innsbruck / Áustria. Imagem © <a href='https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Hungerburgbahn-Bergstation.JPG'>Wikimedia user Hafelekar</a> licensed under <a href='https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en'>CC BY-SA 3.0</a> Museu MAXXI, 2009, Roma / Itália. Imagem © Iwan Baan Centro de Ciências Phaeno, 2005, Wolfsburg / Alemanha. Imagem © Werner Huthmacher +13

5 Obras de Zaha Hadid vistas do espaço

15:00 - 30 Março, 2017
5 Obras de Zaha Hadid vistas do espaço, Galaxy Soho. Image © Deimos Imaging
Galaxy Soho. Image © Deimos Imaging

Esta semana completa-se um ano do falecimento de Zaha Hadid, a mulher mais bem sucedida e influente do campo da arquitetura. Nascida em Bagdá, Iraque, em 1950, em 2004 se tornou a primeira mulher a ser laureada com o Prêmio Pritzker e, dois anos mais tare, recebeu a medalha de outro do Royal Institute of British Architects (RIBA).

Seu inesperado falecimento deixou um fascinante e inspirador legado e seu escritório ZHA segue trabalhando simultaneamente em quase uma centena de projetos em todo o mundo. Para recordar seu legado, a empresa espanhola Deimos Imaging compartilhou conosco uma série de fotografias de obras de Zaha em cinco países.

Estas imagens foram registradas pelo satélite Deimos-2, lançado em 2014 e projetado registrar fotografias da Terra em altíssima resolução. Estas incríveis obras de Zaha tomam uma nova perspectiva quando contempladas do céu, ou melhor dizendo, de um satélite.

Pavilhão Ponte de Zaragoza. Image © Deimos Imaging Sheikh Zayed Bridge. Image © Deimos Imaging Centro Heydar Aliyev . Image © Deimos Imaging Praça Dongdaemun. Image © Deimos Imaging +26

30 Cortes de auditórios para te inspirar

14:00 - 23 Março, 2017
30 Cortes de auditórios para te inspirar

Abordar o espaço de um auditório através de seus cortes permite entender a representação como uma adequada ferramenta para se aproximar ao projeto de acústica, acessibilidade e iluminação. Estes componentes são os que fazem do desenho de um auditório uma tarefa complexa, e que evidenciam a necessidade de realizar estudos pertinentes e específicos.

Existe uma diversidade de respostas às coxias de um auditório que concebem múltiplas formas de afrontar as demandas que exigem. Por isso, selecionamos uma série de cortes de diferentes auditórios que podem te ajudar a compreender como alguns arquitetos resolveram este desafio.

A seguir, veja a seleção de 30 auditórios que podem te inspirar.

Farol Holmenkollen / JDS

17:00 - 10 Março, 2017
Farol Holmenkollen / JDS, ©  Iwan Baan
© Iwan Baan

©  Iwan Baan ©  Iwan Baan ©  Iwan Baan ©  Iwan Baan +29

  • Arquitetos

    JDS Architects
  • Localização

    Oslo, Noruega
  • Arquiteto Responsável

    Julien De Smedt
  • Equipe do Concurso

    Babara Costa, Derrick Lai, Mads Knak-Nielsen, Mikkel H. Sørensen, Victoria Diemer Bennetzen
  • Coordenadores do Projeto

    Kamilla Heskje, Morten Sletbak Have
  • Colaboradores

    Norconsult, Grindaker, Metallplan, Intra
  • Orçamento

    29,000,000 EUR
  • Ano do projeto

    2010
  • Fotografias

As histórias por trás dos 16 vencedores do Prêmio Building of the Year 2017

15:30 - 9 Março, 2017
As histórias por trás dos 16 vencedores do Prêmio Building of the Year 2017

Depois de duas semanas de nomeações e votações, mês passado anunciamos os 16 vencedores do Prêmio Building of the Year 2017. Além de fornecer inspiração, informações e ferramentas para os amantes da arquitetura de todo o mundo, o ArchDaily procura criar uma plataforma de expressão para as muitas vozes na comunidade global da arquitetura. No Prêmio Building of the Year deste ano, as vozes voltaram a ser ouvidas, com 75.000 eleitores de todo o mundo selecionando 16 vencedores entre os mais de 3.000 projetos publicados.

Em cada um desses projetos estão anos de pesquisa, desenho e trabalho. No espírito do prêmio de arquitetura mais democrático do mundo, compartilhamos as histórias por trás dos 16 edifícios que conquistaram nossos leitores globais com suas intervenções urbanas, humanitarismo, divertimento e grandeza.

O processo paramétrico por trás da sala de concertos da Filarmônica de Hamburgo

15:00 - 27 Fevereiro, 2017
O processo paramétrico por trás da sala de concertos da Filarmônica de Hamburgo, © Iwan Baan
© Iwan Baan

Dentre todos os seus méritos, o ponto focal do mais recente projeto de sucesso de Herzog & de Meuron, a Filarmônica de Hamburgo, é, sem dúvida, a sala de concertos central, como explorado neste artigo da WIRED. Um incrível exemplo das possibilidades de design paramétrico, a sala é composta de 10.000 painéis acústicos individuais que alinham as paredes, tetos e varandas. Cada um dos painéis consiste em um milhão de "células" de dimensões variadas, criadas para ajudar a definir o som dentro do espaço.

AR seleciona 9 arquitetas para o Women in Architecture Awards

19:00 - 25 Fevereiro, 2017
AR seleciona 9 arquitetas para o Women in Architecture Awards

Architectural Review (AR) anunciou a lista restrita de 9 arquitetas concorrendo à sua premiação 2016 Woman Architect of the Year e o Prêmio Moira Gemmill para Arquitetura Emergente. As candidatas deste ano vêm de uma vasta gama de contextos, atuando no Reino Unido, México, França, EUA e Canadá, e foram elogiadas pela AR por seus "projetos demonstrando design excepcional e consciência aos contextos geográficos e políticos".