Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura

Estúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Arquitetura De Escritórios, Porta, Fachada, Viga, ArcoEstúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Arquitetura De Escritórios, Porta, FachadaEstúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Arquitetura De Escritórios, FachadaEstúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Arquitetura De Escritórios, Jardim, FachadaEstúdio no Jardim Paulista / grupoDEArquitetura - Mais Imagens+ 48

  • Arquitetos: grupoDEArquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Blindex, Fissare, Gerdau Corsa, Serralheria América, Vitória Regia Garden

Requalificação urbana do largo da Igreja / Paulo Vieitas + Alexandre Picanço

Requalificação urbana do largo da Igreja / Paulo Vieitas + Alexandre Picanço - Fotografia de Exterior, Praça, Aido, Fachada, Porta, PilarRequalificação urbana do largo da Igreja / Paulo Vieitas + Alexandre Picanço - Fotografia de Interiores, Praça, Terraço, Cerca, Fachada, MesaRequalificação urbana do largo da Igreja / Paulo Vieitas + Alexandre Picanço - Fotografia de Exterior, Praça, Porta, FachadaRequalificação urbana do largo da Igreja / Paulo Vieitas + Alexandre Picanço - Fotografia de Exterior, Praça, Fachada, PortaRequalificação urbana do largo da Igreja / Paulo Vieitas + Alexandre Picanço - Mais Imagens+ 7

Distrito de Ponta Delgada, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Omnicel, Schréder

Como o brutalismo chega na década que se inicia?

Como o brutalismo chega na década que se inicia? - Image 1 of 4Como o brutalismo chega na década que se inicia? - Image 2 of 4Como o brutalismo chega na década que se inicia? - Image 3 of 4Como o brutalismo chega na década que se inicia? - Image 4 of 4Como o brutalismo chega na década que se inicia? - Mais Imagens+ 12

"A imagem proporcionada pelo Brutalismo, uma arquitetura de extremos sensuais, é frequentemente uma experiência extraordinária e desconhecida para o explorador da cidade. Pode haver algo agressivo e um vocabulário arrojado (...) na paleta expressiva que exibe a verdade de seus materiais e um desdém pelo frívolo". Assim Simon Phipps [1] descreve a sedução que as obras brutalistas sustentam perante nós até hoje. No entanto, o que define pensar essas arquiteturas em 2021?

Espaço Agora Valladolid / Pablo Moreno Mansilla + Julián Zapata Jiménez

Espaço Agora Valladolid / Pablo Moreno Mansilla + Julián Zapata Jiménez - Fotografia de Interiores, Escolas, FachadaEspaço Agora Valladolid / Pablo Moreno Mansilla + Julián Zapata Jiménez - Fotografia de Interiores, Escolas, CozinhaEspaço Agora Valladolid / Pablo Moreno Mansilla + Julián Zapata Jiménez - Fotografia de Interiores, EscolasEspaço Agora Valladolid / Pablo Moreno Mansilla + Julián Zapata Jiménez - Fotografia de Interiores, EscolasEspaço Agora Valladolid / Pablo Moreno Mansilla + Julián Zapata Jiménez - Mais Imagens+ 21

Valladolid, Espanha
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Argapref, AutoDesk, Carpinsa, EMILIO SANCHEZ, I Guzzini, +4

Conflito e espaço democrático: entrevista com os curadores de Portugal na Bienal de Veneza 2021

Em um mundo que se apresenta cada vez mais polarizado e pouco tolerante em relação às diferenças, a contribuição portuguesa ao tema da Bienal de Arquitetura de Veneza – como viveremos juntos? – lança luz sobre o espaço público enquanto palco de forças opostas, confronto de ideias e coexistência social. Intitulada In Conflict, a participação de Portugal tem curadoria de Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Luís Sobral, do escritório depA architects, com participação de Miguel Santos como curador adjunto.

Conversamos com os curadores sobre alguns aspectos centrais da mostra e do ciclo de debates que propõem – democracia, conflito e oposições de ideias no espaço urbano.

Conflito e espaço democrático: entrevista com os curadores de Portugal na Bienal de Veneza 2021 - Image 1 of 4Conflito e espaço democrático: entrevista com os curadores de Portugal na Bienal de Veneza 2021 - Image 2 of 4Conflito e espaço democrático: entrevista com os curadores de Portugal na Bienal de Veneza 2021 - Image 3 of 4Conflito e espaço democrático: entrevista com os curadores de Portugal na Bienal de Veneza 2021 - Image 4 of 4Conflito e espaço democrático: entrevista com os curadores de Portugal na Bienal de Veneza 2021 - Mais Imagens+ 4

Casa 24 / Park + Associates

Casa 24 / Park + Associates - CasasCasa 24 / Park + Associates - CasasCasa 24 / Park + Associates - CasasCasa 24 / Park + Associates - CasasCasa 24 / Park + Associates - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Park + Associates
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  715
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Accoya, Acor, American Walnut Timber, Crown Giga Chandelier 'Nemo', Gessi, +5

Restaurante Nina Barcelona / Liat Eliav design studio

Restaurante Nina Barcelona / Liat Eliav design studio - Fotografia de Interiores, Interiores De Restaurantes E Bares, Cadeira
© Jose Hevia

Restaurante Nina Barcelona / Liat Eliav design studio - Fotografia de Interiores, Interiores De Restaurantes E Bares, Viga, CadeiraRestaurante Nina Barcelona / Liat Eliav design studio - Fotografia de Interiores, Interiores De Restaurantes E Bares, CadeiraRestaurante Nina Barcelona / Liat Eliav design studio - Fotografia de Interiores, Interiores De Restaurantes E Bares, PortaRestaurante Nina Barcelona / Liat Eliav design studio - Fotografia de Interiores, Interiores De Restaurantes E Bares, CadeiraRestaurante Nina Barcelona / Liat Eliav design studio - Mais Imagens+ 9

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  65
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aldo Bernardi, AutoCAD, In & Out, Kavehome, La casa de las lámparas, +2

Estufas como espaço de convivência entre a natureza e os seres humanos

Pesquisadores apontam que "proto-estufas" surgiram por conta da vontade do Imperador romano Tibério (42 a.C. a 37 dC) de comer pepinos todos os dias do ano. Como no inverno era impossível cultivar o vegetal na Ilha de Capri, seus jardineiros desenvolveram camas montadas sobre rodas que se moviam para o sol e nos dias de inverno eram postas sob uma cobertura translúcida feita de Selenita (uma variedade de gipsita bem cristalizada e com aparência vítrea). Mas a produção de estufas em grande escala tornou-se mesmo possível após a Revolução Industrial e com a disponibilidade de folhas de vidro produzidas em massa. Desde então, elas têm sido utilizadas para cultivar alimentos e flores, conformando um microclima adequado às espécies vegetais mesmo em locais com climas severos. Mas em alguns casos, essas condições internas também podem ser interessantes para os espaços de vida. A recente premiação de Lacaton & Vassal reacendeu esse assunto. Como é possível criar estufas que possam ser boas para humanos e plantas?

Materiais a 0 km e a ideia de preservar o meio ambiente e as culturas locais

Juntamente com as preocupações com as questões relacionadas nosso ambiente, surgem movimentos, novas palavras, conceitos e termos relacionados ao seu enfrentamento, que nos obrigam a ficarmos sempre atualizados. A própria palavra sustentabilidade enfrentou alguma resistência até ser incorporada no vocabulário e utilizada largamente nos mais diversos contextos. Atualmente se fala muito sobre Economia Circular, Resiliência, 4 Rs, mineração urbana, entre outros. Além disso, há movimentos que são incorporados de outros meios, evidenciando a transversalidade de tais questões. Um deles é o dos Materiais a 0 km, que têm figurado em manifestos e alguns projetos, ainda que timidamente, nos últimos tempos.

A forma segue o bem-estar: projeto baseado em traumas e o futuro do design de interiores

Muitos arquitetos e arquitetas são conscientes da importância de se levar em conta todos os sentidos humanos quando projetam seus espaços e edifícios. Ao abordar a percepção espacial do usuário como o resultado de uma somatória de diferentes sensações, a qual não pode ser reduzida a mera experiência visual do espaço, arquitetas e arquitetos são capazes de projetar edifícios e espaços cada vez mais inclusivos e acessíveis. Felizmente, ao longo das últimas décadas testemunhamos na arquitetura um enorme salto em relação a construção de espaços e edifícios mais acessíveis e acolhedores, principalmente em se tratando de pessoas com algum nível de restrição motora, porém, ainda estamos devendo muito em relação aos usuários com limitações cognitivas ou que passaram por algum tipo de experiência traumática.

A cura de pessoas com traumas não é nada simples e tampouco há um tratamento específico que possa servir à todos os pacientes. Nestes casos, a recuperação é uma longa jornada e que exige muito esforço do indivíduo, de tudo e todos ao seu redor. Muitas vezes, as vítimas de trauma são aconselhadas a passar mais tempo ao ar livre, em contato direto com a natureza. Mas e os espaços interiores? Considerando que atualmente a maioria de nós costuma passar praticamente 90% do tempo em espaços fechados, é imprescindível que a arquitetura destes ambientes de cura também seja concebida para promover a eficácia dos processos terapêuticos. Embora a primeira imagem que nos vem à mente seja um espaço com iluminação e ventilação natural abundante, materiais naturais e cores neutras, será mesmo que estes espaços contribuem para os processos de cura?

Casa Libélula / Olson Kundig

Casa Libélula / Olson Kundig - Fotografia de Exterior, CasasCasa Libélula / Olson Kundig - Fotografia de Exterior, CasasCasa Libélula / Olson Kundig - Fotografia de Interiores, CasasCasa Libélula / Olson Kundig - Fotografia de Interiores, Casas, Viga, CadeiraCasa Libélula / Olson Kundig - Mais Imagens+ 15

Whitefish, Estados Unidos
  • Arquitetos: Olson Kundig
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6500 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Lutron, ARC Flooring, Adobe, AutoDesk, B&B Italia, +12

Casa 2x2 / Estúdio Mova

Casa 2x2 / Estúdio Mova - Casas, Cozinha, Fachada, Viga, Porta, Mesa, CadeiraCasa 2x2 / Estúdio Mova - Casas, Aido, Fachada, PortaCasa 2x2 / Estúdio Mova - Casas, Fachada, Viga, PortaCasa 2x2 / Estúdio Mova - Casas, Fachada, Porta, CadeiraCasa 2x2 / Estúdio Mova - Mais Imagens+ 27

Núcleo Bandeirante, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Mova
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  520
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Block Beton, Block Beton / cobogó de concreto, By Silva, By Silva / painel de madeira da entrada., By Silva / porta, +17

Casa da Arquitectura reabre as portas com a exposição “Arquigrafias. Guido Guidi e Álvaro Siza”

Arquigrafias. Guido Guidi e Álvaro Siza é a exposição que assinala a reabertura ao público da Casa da Arquitectura, depois do confinamento. A mostra de fotografias do italiano Guido Guidi sobre obras do arquiteto Álvaro Siza tem curadoria de Paula Pinto e Joaquim Moreno e fica em cartaz na Galeria da Casa de 17 de abril a 3 de outubro 2021.

Os curadores selecionaram oito projetos situados em Lisboa, Porto e Matosinhos, que estão representados através de 97 imagens captadas pela lente de Guido Guidi. Arquigrafias oferece assim um “diálogo entre a obra fotográfica de Guido Guidi (Cesena, 1941) e a obra arquitetónica de Álvaro Siza (Matosinhos, 1933) e constitui um encontro singular entre duas figuras ímpares nos seus respetivos campos de trabalho”.

Casa Azul / Bruno Levy

Casa Azul / Bruno Levy - Casas, Fachada, Viga, IluminaçãoCasa Azul / Bruno Levy - CasasCasa Azul / Bruno Levy - Casas, Porta, Fachada, VigaCasa Azul / Bruno Levy - Casas, Terraço, Porta, Fachada, Viga, Mesa, Cadeira, BancoCasa Azul / Bruno Levy - Mais Imagens+ 29

Butantã, Brasil
  • Arquitetos: Bruno Levy
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  222
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Anhanguera, Fábio Miranda, Heliotek, MCG, Marmoraria Butantã, +1

Centro comercial Alegro Sintra / Chapman Taylor + BOOST studio

Centro comercial Alegro Sintra / Chapman Taylor + BOOST studio - Fotografia de Interiores, Shopping, Jardim, FachadaCentro comercial Alegro Sintra / Chapman Taylor + BOOST studio - Fotografia de Exterior, Shopping, FachadaCentro comercial Alegro Sintra / Chapman Taylor + BOOST studio - Desenhos, Shopping, FachadaCentro comercial Alegro Sintra / Chapman Taylor + BOOST studio - Fotografia de Interiores, Shopping, EscadaCentro comercial Alegro Sintra / Chapman Taylor + BOOST studio - Mais Imagens+ 27

Sintra, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  165000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Iwona Kosicka Design, JNF, LG Hausys, Magis, +5

Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI

Residência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - CasasResidência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - CasasResidência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - CasasResidência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - CasasResidência em um espartilho de aço / ŠÉPKA ARCHITEKTI - Mais Imagens+ 35

Praha-Suchdol, República Checa
  • Arquitetos: ŠÉPKA ARCHITEKTI
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  188
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Mastavby

Safdie Architects projeta expansão do Museu de Arte Americana Crystal Bridges

O Museu de Arte Americana Crystal Bridges divulgou o projeto de uma grande expansão liderada pelo escritório Safdie Architects. A obra aumentará o tamanho das instalações atuais em 50%, acrescentando quase 10.000 metros quadrados ao museu. Os novos espaços receberão a crescente coleção da instituição, além de abrigar iniciativas educacionais, programas cultural e eventos comunitários.

Safdie Architects projeta expansão do Museu de Arte Americana Crystal Bridges - Image 1 of 4Safdie Architects projeta expansão do Museu de Arte Americana Crystal Bridges - Image 2 of 4Safdie Architects projeta expansão do Museu de Arte Americana Crystal Bridges - Image 3 of 4Safdie Architects projeta expansão do Museu de Arte Americana Crystal Bridges - Image 4 of 4Safdie Architects projeta expansão do Museu de Arte Americana Crystal Bridges - Mais Imagens+ 2

Casa SAB / PSV Arquitectura

Casa SAB / PSV Arquitectura - Fotografia de Exterior, CasasCasa SAB / PSV Arquitectura - Fotografia de Exterior, CasasCasa SAB / PSV Arquitectura - Fotografia de Exterior, CasasCasa SAB / PSV Arquitectura - Fotografia de Exterior, CasasCasa SAB / PSV Arquitectura - Mais Imagens+ 44

Córdoba, Argentina
  • Arquitetos: PSV Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  408
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa capital, De maderas, EXPOLAJAS, Edificor, Minimo lighting, +5

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.