ArchDaily Brasil | O site de arquitetura mais visitado do mundo, agora em portuguêsO site de arquitetura mais visitado do mundo

i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Gregori Warchavchik

NAVEGUE POR TODOS OS PROJETOS DESTE ESCRITÓRIO

Os 7 Clássicos mais vistos de 2015

19:00 - 17 Dezembro, 2015

O ano de 2015 foi importante para os Clássicos da Arquitetura. Conseguimos dar conta de várias obras e arquitetos ao longo do Brasil. Obras de Lina Bo Bardi na Bahia, como a Ladeira da Misericórdia (com Lelé) e o Solar do Unhão, os Pavilhões de Volta Redonda e São Cristóvão de Sérgio Bernardes, o Conjunto Nacional de David Libeskind, obras de Pedro Paulo de Melo Saraiva, Francisco Petracco, Humberto Serpa, Hector Vigliecca, até grandes referentes do urbanismo, que são Caraíba, de Joaquim Guedes, e a Vila Serra do Navio, de Oswaldo Bratke, só para citar alguns.

Além desses Clássicos, estão os mais vistos em 2015 por vocês, nossos leitores. Confira a seguir cada um deles.

Vídeo: “Architectura modernista em S. Paulo” mostra a inauguração da Casa da Rua Itápolis de Gregori Warchavchik

10:00 - 21 Junho, 2015

Pesquisadores do acervo da FAU/USP acabam de recuperar o documentário “Architectura modernista em S. Paulo”, em que Mário de Andrade aparece. O curta em preto e branco, silencioso, apresenta a inauguração da Casa Modernista da Rua Itápolis, do arquiteto Gregori Warchavchik, em 1930.

O registro audiovisual é um documento importante para a história da arquitetura moderna brasileira, bem como um pequeno retrato da elite cultural paulistana da década de 30. Entre as personalidades mostradas no filme, vemos o escritor Mário de Andrade: algo raro pois, apesar de existir uma grande coleção de fotografias do artista, não há outro registro de imagem em movimento do poeta.

As Três Casas Modernistas de Warchavchik

17:00 - 8 Abril, 2015

Em três anos consecutivos, a finais da década de 1920, Gregori Warchavchik constrói seus três manifestos arquitetônicos, e mais que isso, as primeiras obras de Arquitetura Moderna construídas no Brasil, as denominadas Casas Modernistas: a Casa Modernista da Rua Santa Cruz, de 1928, construída para ser sua própria residência; a Casa Modernista da Rua Itápolis, de 1929; e a Casa Modernista da Rua Bahia, de 1930. Definiram em seu momento um novo caminho a seguir pela Arquitetura nacional, e mantêm até os dias atuais um caráter contemporâneo. As três obras são reconhecidas como patrimônio histórico pelo IPHAN.

Reveja os posts que preparamos para cada Casa Modernista.

Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Bahia / Gregori Warchavchik

17:00 - 4 Abril, 2015
Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Bahia / Gregori Warchavchik, Imagem via arquivo.arq.br
Imagem via arquivo.arq.br

Imagem via arquivo.arq.br Imagem via arquivo.arq.br Imagem via Enciclopédia Itaú Cultural Imagem via Arcoweb +27

Dois blocos prismáticos justapostos lateralmente através de uma parede comum elevam-se sobre um declive de onze metros. Deslocam-se entre si e definem alturas diferentes. O mais alto deles ultrapassa um pavimento em relação ao outro. Mede cinco metros e vinte centímetros por dez metros e quarenta centímetros, e incorpora um volume prismático secundário, alinhado à sua face frontal, ampliando-a dois metros e dez centímetros. Configura-se um volume opaco, branco, de poucas e pequenas aberturas laterais distribuídas com pouca regularidade. Uma abertura única marca a fachada da rua: uma seteira translúcida de nove metros de altura por um metro e vinte centímetros de largura atravessa os três pavimentos iluminando o percurso da escada interna.

Em foco: Gregori Warchavchik

10:00 - 2 Abril, 2015
Em foco: Gregori Warchavchik, Gregori Warchavchik. Fonte da imagem: paulistanice.com
Gregori Warchavchik. Fonte da imagem: paulistanice.com

Hoje, 2 de abril, o arquiteto ucraniano (naturalizado brasileiro) Gregori Warchavchik completaria 119 anos de idade. Nascido em Odessa, cidade ao sul da Ucrânia, às margens do Mar Negro, Warchavchik veio para o Brasil em 1923, onde, pouco tempo depois, em 1928, concluiria aquela que é considerada a primeira casa modernista brasileira.

Cinema e Arquitetura: "Arquitetura, A Transformação do Espaço"

16:00 - 29 Agosto, 2014
Cinema e Arquitetura: "Arquitetura, A Transformação do Espaço", ©  Ioana Marinescu, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi
© Ioana Marinescu, Instituto Lina Bo e P.M. Bardi

Esta semana em Cinema e Arquitetura, apresentamos uma produção nacional: “Arquitetura, A Transformação do Espaço”, dirigido por Walter Lima Jr, o filme é dividido em três movimentos e nos apresenta uma síntese histórica da arquitetura brasileira, com depoimentos de grandes ícones como Burle Marx, Lina Bo Bardi e Gregori Warchavchik. Além disso, o diretor nos traz a visão de outros importantes arquitetos, peões, estudantes e transeuntes anônimos, brindando uma outra perspectiva sobre a concepção dos espaços e da Arquitetura.

Clássicos da Arquitetura: Quatro Edifícios Residenciais Modernos

18:00 - 20 Agosto, 2014
Clássicos da Arquitetura: Quatro Edifícios Residenciais Modernos, © Pedro Kok
© Pedro Kok

Relembre os quatro edifícios residenciais modernos que publicamos nas últimas semanas.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Barão de Limeira / Gregori Warchavchik

18:00 - 23 Julho, 2014
Clássicos da Arquitetura: Edifício Barão de Limeira / Gregori Warchavchik, Courtesy of São Paulo Antiga
Courtesy of São Paulo Antiga

Via Geraldo Ferraz, 2006 Via Geraldo Ferraz, 2006 Via Geraldo Ferraz, 2006 Via Geraldo Ferraz, 2006 +22

O edifício possui seis faixas idênticas que determinam os cinco pavimentos tipo e a platibanda da cobertura. Sua fachada principal e o caráter do edifício são determinados por elas. São compostas por um trecho reto, que ocupa os dois terços orientais da fachada, e um trecho curvo, que demarca as varandas dos apartamentos de frente.

Chamada para Concurso Nacional – Centro Administrativo de Belo Horizonte

15:00 - 5 Maio, 2014
Chamada para Concurso Nacional – Centro Administrativo de Belo Horizonte

Dos diversos órgãos e serviços que compõem a estrutura administrativa do Município de Belo Horizonte, boa parte funciona hoje em instalações dispersas em vários edifícios na cidade de Belo Horizonte, sendo a grande maioria alugados, para acomodar o efetivo de servidores e o público em geral usuário dos serviços desses órgãos.

Chamada para o Concurso CBCA 2014 para estudantes de arquitetura

15:00 - 30 Abril, 2014
 Chamada para o Concurso CBCA 2014 para estudantes de arquitetura

Estão abertas as inscrições para a sétima edição do Concurso CBCA destinado a estudantes de arquitetura, promovido pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço. As equipes participantes da edição de 2014 são desafiadas a conceber, através de estruturas metálicas, um projeto de edifício destinado à Habitação Social. O vencedor será anunciado no dia 6 de outubro, através do site do CBCA.

Além dos prêmios, que incluem valor em dinheiro, material técnico e publicações, a equipe vencedora representará o Brasil no “Concurso ALACERO de Diseño en Acero para Estudiantes de Arquictetura 2014”, organizado pela ALACERO – Associação Latino-Americana do Aço, onde irá concorrer com equipes dos países membros da associação, como Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, entre outros. Um aluno representante da equipe e seu professor orientador ganharão uma viagem para a Cidade do México, onde participarão da cerimônia de premiação, que ocorrerá durante o Congresso Latino-Americano do Aço.

Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Itápolis / Gregori Warchavchik

19:00 - 11 Novembro, 2013
Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Itápolis / Gregori Warchavchik, via Casas Brasileiras
via Casas Brasileiras

© Flickr Blast_Furnace 2 (CC BY-NC-ND) © Flickr Blast_Furnace 2 (CC BY-NC-ND) © Flickr vinicius libardoni Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Itápolis / Gregori Warchavchik +21

A base quase quadrada de oito metros e trinta e cinco centímetros por oito metros e vinte e cinco centímetros produz um volume prismático de dois pavimentos de alturas quase iguais: o pavimento térreo com dois metros e oitenta centímetros, e o pavimento superior com três metros. Quatro elementos produzem a assimetria do edifício: o conjunto de planos que protege a varanda frontal, o conjunto de planos que protege a entrada lateral, o volume da cozinha posterior, e o par de linhas perpendiculares que apoia as pérgolas da varanda posterior. As aberturas no volume reforçam a assimetria. O edifício é um trabalho sobre linhas, planos e volumes.

Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Santa Cruz / Gregori Warchavchik

21:00 - 3 Agosto, 2013
Clássicos da Arquitetura: Casa Modernista da Rua Santa Cruz / Gregori Warchavchik, via Blogspot Holodeck
via Blogspot Holodeck

© Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok © Pedro Kok +25

Destituída de ornamentação e formada por volumes prismáticos brancos, a obra precisou ser ornamentada em seu projeto para obter aprovação junto à prefeitura. Após sua conclusão, foi alegado falta de recursos para completá-la.

Comemoração dos 20 anos do Centro Universitário Maria Antonia traz exposição de Gregori Warchavchik

21:25 - 16 Julho, 2013
Comemoração dos 20 anos do Centro Universitário Maria Antonia traz exposição de Gregori Warchavchik, Cortesia de Centro Universitário Maria Antonia
Cortesia de Centro Universitário Maria Antonia

No dia 05 de dezembro, quinta-feira, o Centro Universitário Maria Antonia encerra as comemorações de seus 20 anos com a inauguração do terceiro ciclo de exposições de arte contemporânea, com mostras individuais de Gregori Warchavchik, Cildo Meireles e Mauro Restiffe.

Além disso, no mesmo dia às 19h30, Ismail Xavier faz a palestra O cinema brasileiro e a nova configuração das tecnologias de imagem e som , fechando a série Aberto para balanço.  Também na quinta-feira, a terceira edição da revista Celeuma, sob o tema “artes comparadas” - contando com colaborações de Regina Silveira, Arnaldo Antunes, Robert Storr, Tatiana Blass, Teixeira Coelho, Veronica Stigger, Laura Erber e outros - estará disponível aqui.

Centro Universitário Maria Antonia promove visitas às construções modernas de Warchavchik

21:28 - 3 Julho, 2013
Centro Universitário Maria Antonia promove visitas às construções modernas de Warchavchik , Casa da Rua Itápolis, 1930. Acervo Família Warchavchik
Casa da Rua Itápolis, 1930. Acervo Família Warchavchik

Nos dias 25 de janeiro e 8 de fevereiro, José Lira, curador da exposição Warchavchik – metrópole, arquitetura em cartaz no Centro Universitário Maria Antonia, fará visitas abertas ao público, às construções modernas de Gregori Warchavchik na cidade de São Paulo, contemplando as casas e os apartamentos modernistas projetados pelo arquiteto nas décadas de 1930, 40 e 50.

Atividades que inauguram a série Percursos Possíveis, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Mediação do Maria Antonia, as visitas incluem as casas modernistas das ruas Itápolis e Bahia e os apartamentos dos edifícios Cícero Prado e Mina Klabin Warchavchik, nos meses de janeiro e fevereiro.