1. ArchDaily
  2. Noticias

Noticias

11 Exposições imperdíveis da Bienal de Veneza 2018

Como de costume, após meses de pesquisa e trabalho, a edição deste ano da Bienal de Arquitetura de Veneza apresenta um grande número de exposições e instalações, e não é fácil visitá-las de uma única vez. Ao chegar ao Arsenale ou Giardini, o número esmagador de amostras é meticulosamente contido nos pavilhões nacionais ou, no caso do Arsenale, muitas delas podem passar despercebidas nas laterais do seu extenso corredor.

No caso de você ter pouco tempo para aproveitar tudo o que FREESPACE tem a oferecer, fizemos uma seleção de nossos pavilhões e exposições favoritos. Veja a seguir:

Pavilhão Woven Steel: primeira estrutura do mundo a ser construída com realidade aumentada

A Fologram construiu recentemente a primeira estrutura de aço em média escala do mundo usando o HoloLens, mostrando as possibilidades de integrar o fluxo de trabalho em CAD à realidade aumentada. Ao exibir o modelo de design generativo através de instruções holográficas, em vez de desenhos 2D tradicionais, o projeto mostra possibilidades de revolucionar a ponte entre o desenho e a construção.

Pavilhão Woven Steel: primeira estrutura do mundo a ser construída com realidade aumentada - Image 1 of 4Pavilhão Woven Steel: primeira estrutura do mundo a ser construída com realidade aumentada - Image 2 of 4Pavilhão Woven Steel: primeira estrutura do mundo a ser construída com realidade aumentada - Image 3 of 4Pavilhão Woven Steel: primeira estrutura do mundo a ser construída com realidade aumentada - Image 4 of 4Pavilhão Woven Steel: primeira estrutura do mundo a ser construída com realidade aumentada - Mais Imagens+ 6

Frida Escobedo sobre o Serpentine Pavilion 2018: "A arquitetura mexicana é uma arquitetura de sobreposições"

Depois de Frida Escobedo, Yana Peel e Hans Ulrich Obrist apresentaram oficialmente o Serpentine Pavilion 2018 nesta última segunda-feira, 11 de junho, no Kensington Gardens, em Londres, tivemos a oportunidade de entrevistar Escobedo exclusivamente para o ArchDaily. A arquiteta compartilhou conosco a importância de projetar pavilhões em sua carreira, a relevância de trabalhar em espaços públicos e comentou sobre a percepção do contexto mexicano fora do México.

O Serpentine Pavilion 2018 permanecerá aberto ao público até 7 de outubro deste ano.

O que estudantes de arquitetura podem aprender em uma comunidade nos andes peruanos?

Por ocasião da recente edição do Workshop Social Latino-americano em Chucuito, Peru - XV TSL Puno -, o ArchDaily em Espanhol e o Coordenador Latino-americano de Estudantes de Arquitetura (CLEA) convidaram todos os alunos participantes do encontro a refletir sobre sua experiência pessoal em uma recente chamada de artigos. O texto originalmente intitulado "Construyendo Lazos" (Construindo Laços), de Indira Fernández e Diana Hernández, membros do Taller Puma, de Lucio Torres e estudantes da Universidade Veracruzana, no México, foi eleito como vencedor desta chamada.

Indira e Diana se concentraram no desafio que a TSL enfrentou em seus últimos anos: ela não é mais simplesmente uma oficina de construção, mas também uma instância para que futuros arquitetos exercitem diferentes metodologias de participação e integração cidadã no momento do projeto, o mesmo momento em que se discute os desafios e ameaças da chamada arquitetura social.

Fazer parte de uma equipe interessada em entender sentimentos, tradições e culturas torna-se muito reconfortante, mas por sua vez convida a questionar qual é o propósito de fazer arquitetura. O que poderíamos esperar de uma oficina social em um país diferente do nosso? O que se pode aprender em uma comunidade localizada a 3.870 metros acima do nível do mar? O que podemos contribuir como estudantes?

Arquitetura para autonomia: ativando territórios educadores

O Escola Sem Muros surge de um desejo por outras práticas possíveis e formas alternativas de aprender e se relacionar: com o outro, com os muros da cidade, com o potencial educador existente em cada território e sujeito. Pessoas que se juntaram por um propósito comum: ir além das barreiras físicas, sociais e políticas; abrir brechas na brutalidade urbana e nos formatos educacionais que segregam mundos. Sua metodologia é baseada na aproximação (valorização da identidade local), construção (o canteiro de obra como plataforma de aprendizado) e cuidado (gestão compartilhada de espaços públicos e estruturas de cuidado), propondo um processo de educação integral.

Rem Koolhaas e seu filho Tomas falam sobre o longo processo de filmagem de "REM"

O ArchDaily teve a chance de conversar com Rem Koolhaas e seu filho, Tomas Koolhaas, quando se encontraram para um final de semana em Los Angeles. Em sua primeira entrevista juntos, após o lançamento online de “REM”, conversamos com os dois sobre o documentário que levou quatro anos para ser produzido. No filme, Tomas seguiu seu pai do deserto ao oceano e à Bienal de Veneza de 2014, assim como a vários projetos do OMA ao redor do mundo, como a Biblioteca Central de Seattle nos Estados Unidos e a Maison à Bordeaux na França.

A dupla revela como é a relação entre pai e filho, como as profissões de arquiteto e cineasta se relacionam, e lança luz sobre os desafios de filmar um membro da família muito conhecido. Além disso, o que apareceu com bastante força ao longo da conversa foi o respeito que eles têm pelo ofício um do outro e sua gratidão pela oportunidade de trabalhar tão intimamente como pai e filho.

Pelli Clarke Pelli detalha proposta vencedora para o Museu de História Natural de Chengdu

Pelli Clarke Pelli Architects venceu um concurso internacional para o Museu de História Natural de Chengdu na China, vencendo a concorrência de empresas como Zaha Hadid Architects e FUKSAS. Com uma forma inspirada pelo impacto geológico da mudança de placas tectônicas e refletindo piscinas inspiradas em antigos sistemas de irrigação, o esquema faz uma forte referência à paisagem natural circundante, enquanto características dominantes como um átrio central alto formam uma conexão visual com o ambiente construído. Abaixo, os arquitetos oferecem sua própria descrição do esquema vencedor.

Pelli Clarke Pelli detalha proposta vencedora para o Museu de História Natural de Chengdu - Image 1 of 4Pelli Clarke Pelli detalha proposta vencedora para o Museu de História Natural de Chengdu - Image 2 of 4Pelli Clarke Pelli detalha proposta vencedora para o Museu de História Natural de Chengdu - Image 3 of 4Pelli Clarke Pelli detalha proposta vencedora para o Museu de História Natural de Chengdu - Imagem de DestaquePelli Clarke Pelli detalha proposta vencedora para o Museu de História Natural de Chengdu - Mais Imagens+ 3

Equipe liderada por Schauman & Nordgren vence concurso para edifício de uso misto na Finlândia

Equipe liderada por Schauman & Nordgren vence concurso para edifício de uso misto na Finlândia - Image 1 of 4
Cortesia de Schauman & Nordgren

A equipe formada por Schauman & Nordgren Architects, MASU Planning e Schauman Architects foi anunciada como vencedora do concurso de arquitetura por convite para o projeto de edifício de uso misto em uma antiga área industrial de Tampere, na Finlândia. A proposta para o “Tulli Halls” faz referência ao passado industrial da área com sua torre de vidro que se eleva sobre uma base construída em tijolo maciço, configurando um novo "marco urbano" na paisagem do centro da cidade de Tampere.

A proposta procura um equilíbrio entre o passado e o presente, assim como entre o público e o privado. O conceito do projeto parte da tentativa de criar uma arquitetura que “aponta para o futuro e respeita a herança industrial de Tampere”. Além disso, o projeto conta com um amplo espaço público para qualificar as condições de vida da população, oferecendo espaços de encontro e lazer para seus moradores e para o público em geral.

Equipe liderada por Schauman & Nordgren vence concurso para edifício de uso misto na Finlândia - Image 1 of 4Equipe liderada por Schauman & Nordgren vence concurso para edifício de uso misto na Finlândia - Image 2 of 4Equipe liderada por Schauman & Nordgren vence concurso para edifício de uso misto na Finlândia - Image 3 of 4Equipe liderada por Schauman & Nordgren vence concurso para edifício de uso misto na Finlândia - Image 4 of 4Equipe liderada por Schauman & Nordgren vence concurso para edifício de uso misto na Finlândia - Mais Imagens+ 12

Londres divulga projeto de £1,1 bilhão que transformará o parque Olímpico em uma área de cultura e inovação

Londres divulga projeto de £1,1 bilhão que transformará o parque Olímpico em uma área de cultura e inovação - Image 6 of 4
UCL East. ImageImage © Stanton Williams

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, revelou um novo projeto de 1,1 bilhão de libras para o East Bank junto ao Parque Olímpico Rainha Elizabeth, um investimento que deverá criar uma "nova área cultural, de educação, inovação e crescimento" na capital britânica. O projeto, alternativamente apelidado de "Olympicopolis", contém uma infinidade de propostas icônicas, incluindo o novo V&A East Museum projetado por DS + R, e uma mega estrutura cultural e educacional a ser desenvolvida por Allies & Morrison, O'Donnell + Tuomey e Josep Camps / Olga Felip Arquitectura.

Como parte da conferência de apresentação do projeto, o prefeito revelou novas imagens do Sadler's Wells, do London College of Fashion e do novo V&A Museum em parceria com o Instituto Smithsonian. O projeto também deverá abrigar a nova casa da Orquestra Sinfônica desenvolvida em parceria com a BBC. O empreendimento contará ainda com a construção de 600 novas unidades residenciais em todo a área, 50% das quais deverão ser comercializadas à preços acessíveis.

Londres divulga projeto de £1,1 bilhão que transformará o parque Olímpico em uma área de cultura e inovação - Image 1 of 4Londres divulga projeto de £1,1 bilhão que transformará o parque Olímpico em uma área de cultura e inovação - Image 2 of 4Londres divulga projeto de £1,1 bilhão que transformará o parque Olímpico em uma área de cultura e inovação - Image 3 of 4Londres divulga projeto de £1,1 bilhão que transformará o parque Olímpico em uma área de cultura e inovação - Image 4 of 4Londres divulga projeto de £1,1 bilhão que transformará o parque Olímpico em uma área de cultura e inovação - Mais Imagens+ 7

Edifícios de Higienópolis ilustrados por Fabrizio Lenci

Poucos bairros possuem um conjunto de arquiteturas residenciais modernas de tanta qualidade como Higienópolis. Obras de Vilanova Artigas, Artacho Jurado, Rino Levi, entre muitos outros arquitetos de destaque, convivem com palacetes históricos entre suas ruas arborizadas. O loteamento planejado foi o primeiro a receber iluminação a gás, arborização, linhas de bondes, redes de água e esgoto na cidade paulistana. E, por situar-se majoritariamente em cotas mais altas, não apresentava enchentes e era menos propenso a contaminação de doenças como febre amarela, tifo e malária. Ocupado originalmente pela aristocracia paulistana, até hoje é um bairro extremamente valorizado e procurado. Sobretudo entre as décadas de 40 e 50 diversos lotes foram ocupados por edifícios modernos de alta qualidade projetual, construtiva e espaços generosos.

As ilustrações foram desenvolvidas por Fabrizio Lenci, arquiteto, ilustrador e sócio do escritório Vapor 324, para o Jornal A quadra, a partir da seleção desenvolvida por André Scarpa. Confira abaixo um pouco da história de cada um dos edifícios desenhados:

Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2018: Muros de Ar - Os limites dos objetos

O capítulo Os limites dos objetos aborda o tema Muros de ar na escala das intervenções arquitetônicas e urbanas, numa tentativa de medir a capacidade da produção brasileira recente para mediar relações conflituosas entre os domínios público e privado.

Em oposição à abordagem cartográfica, que mapeia os múltiplos tipos de barreiras que constituem o território brasileiro, esta seção apresenta objetos arquitetônicos que estimulam a transposição dos muros que estão presentes em nossas cidades. As propostas selecionadas compartilham a motivação de investigar novos modos de lidar com os limites, as divisões e as rupturas dos tecidos urbanos. Ao mesmo tempo, trazem à tona a necessidade premente de usar o projeto como uma forma de transformar condições de exclusão em possibilidades de aproximar as pessoas.

WORKac projeta uma cobertura "invisível" em edifício centenário

À primeira vista, o Stealth Building parece um prédio de apartamentos de ferro fundido primorosamente restaurado. Isso é porque, tecnicamente, é o que ele é. Mas, após uma observação mais minuciosa, o edifício de Lower Manhattan é repleto de práticas inovadoras de restauração e renovação da WORKac.

WORKac projeta uma cobertura "invisível" em edifício centenário - Image 1 of 4WORKac projeta uma cobertura "invisível" em edifício centenário - Image 2 of 4WORKac projeta uma cobertura "invisível" em edifício centenário - Image 3 of 4WORKac projeta uma cobertura "invisível" em edifício centenário - Image 4 of 4WORKac projeta uma cobertura invisível em edifício centenário - Mais Imagens+ 18

3 World Trade Center de Rogers Stirk Harbour + Partners é inaugurado em Nova Iorque

3 World Trade Center de Rogers Stirk Harbour + Partners é inaugurado em Nova Iorque - Image 12 of 4
via World Trade Center

O 3 World Trade Center, projetado por Rogers Stirk Harbour + Partners, foi inaugurado na região de Lower Manhattan, Nova Iorque. Com 323,7 metros de altura e 80 andares, o edifício é o quinto mais alto da cidade e a penúltima torre a ser inaugurada no local do World Trade Center.

O projeto faz parte de um grande empreendimento no terreno do World Trade Center, que inclui o One World Trade Center do SOM, o 2 World Trade Center do BIG e o Hub de Transporte de Santiago Calatrava.

3 World Trade Center de Rogers Stirk Harbour + Partners é inaugurado em Nova Iorque - Image 1 of 43 World Trade Center de Rogers Stirk Harbour + Partners é inaugurado em Nova Iorque - Image 2 of 43 World Trade Center de Rogers Stirk Harbour + Partners é inaugurado em Nova Iorque - Image 3 of 43 World Trade Center de Rogers Stirk Harbour + Partners é inaugurado em Nova Iorque - Image 4 of 43 World Trade Center de Rogers Stirk Harbour + Partners é inaugurado em Nova Iorque - Mais Imagens+ 8

Edifícios culturais e corporativos: 15 átrios e seus cortes

Edifícios culturais e corporativos: 15 átrios e seus cortes - Image 1 of 4Edifícios culturais e corporativos: 15 átrios e seus cortes - Image 2 of 4Edifícios culturais e corporativos: 15 átrios e seus cortes - Image 3 of 4Edifícios culturais e corporativos: 15 átrios e seus cortes - Image 4 of 4Edifícios culturais e corporativos: 15 átrios e seus cortes - Mais Imagens+ 26

Edifícios culturais e corporativos oferecem a oportunidade perfeita para projetar grandes átrios. Esses espaços centrais, projetados para possibilitar o encontro de pessoas ou para ajudar na orientação dentro do edifício, são geralmente amplos e oferecem muita liberdade na etapa de concepção. Escala imponente, escadarias esculturais, materiais nobres e vegetação interna são apenas alguns dos recursos usados para dar vida a esses espaços. Para ajudá-lo com seu projeto, compilamos a seguir 15 átrios e seus desenhos de corte.

Saint-Gobain anuncia os ganhadores da 14ª edição do MultiComfort House Student Contest

Estudantes da África do Sul, Bielorrússia e Alemanha foram os vencedores da 14ª edição do MultiComfort House Student Content, concurso organizado pela empresa Saint-Gobain. Criado em 2004, o objetivo do concurso é desenvolver projetos baseados nos princípios do conceito multi-conforto, ou seja, "um ótimo ambiente interno que garanta o nível adequado de ar fresco, conforto térmico, visual e acústico proporcionado de forma sustentável e eficiente", explicam os organizadores.

Em estreita colaboração com o Departamento de Planejamento da Prefeitura de Dubai e a empresa Dubai Properties Group, a Saint-Gobain criou o desafio de projetar um projeto comunitário transcultural na Vila Cultural de Dubai, às margens da enseada de Al Jaddaf.

Considerando o clima de Dubai, os estudantes tiveram que encontrar uma maneira de conciliar a redução do consumo de energia dos sistemas de refrigeração e ventilação sem comprometer nenhum dos confortos dos habitantes e, ao mesmo tempo, fornecer um ótimo relacionamento com os moradores. o meio ambiente.

Serpentine Pavilion de Frida Escobedo é inaugurado em Londres

O Serpentine Gallery Pavilion 2018, projetado por Frida Escobedo, foi inaugurado no Hyde Park, em Londres. O projeto de Frida Escobedo, que combina elementos típicos da arquitetura mexicana com referências locais de Londres, conta com um pátio definido por dois volumes retangulares construídos com telhas de cimento. Essas telhas são empilhadas para formar uma celosia, uma espécie de parede permeável típica da arquitetura mexicana, que permite a circulação do ar e visibilidade.

Serpentine Pavilion de Frida Escobedo é inaugurado em Londres - Image 1 of 4Serpentine Pavilion de Frida Escobedo é inaugurado em Londres - Image 2 of 4Serpentine Pavilion de Frida Escobedo é inaugurado em Londres - Image 3 of 4Serpentine Pavilion de Frida Escobedo é inaugurado em Londres - Image 4 of 4Serpentine Pavilion de Frida Escobedo é inaugurado em Londres - Mais Imagens+ 6

Como a renderização em tempo real pode facilitar o processo de projeto

Os arquitetos estão sempre tentando ser mais eficientes e agregar mais valor para os seus clientes. Mas, com a maioria dos softwares, a renderização é muito demorada, prejudicando significativamente a eficiência. É exaustivo para os arquitetos quando o processo visual usa a energia que seria melhor investida no projeto e na arquitetura em si.

Com o Enscape plugin, renderizações em tempo real e realidade virtual podem nos ajudar a remediar essa situação. O plug-in integra-se na barra de ferramentas dentro das plataformas populares Rhino, Revit e SketchUp, com uma versão para o Archicad também atualmente em desenvolvimento. Como o software é um plug-in para esses programas populares, os arquitetos não precisam aprender a usar um novo software, mas sim trabalhar em seu sistema familiar com alguns recursos adicionais. Como o software é executado na placa gráfica local, os projetos não precisam ser carregados para a nuvem.

Como a Big Data vem revolucionando os projetos para espaços de trabalho

Este artigo foi originalmente publicado pela Metropolis Magazine como
"Architects, Armed with Data, Are Seeing the Workplace Like Never Before."

A busca por um espaço de trabalho que melhore a produtividade e a eficiência dos funcionários tem sido uma questão para gerentes corporativos há décadas. Mas mesmo antes de o escritório como o conhecemos hoje ter nascido, projetistas e pensadores já estavam estudando locais de trabalho, como as fábricas, para elaborar estratégias de melhorar o desempenho dos trabalhadores. Na década de 1960, Robert Propst, o inventor por trás da linha de mobiliário de escritório da Actionman, da Herman Miller, estava conduzindo uma pesquisa no espaço de trabalho que acabaria levando à criação do moderno cubículo.

Esses desenvolvimentos se basearam, em grande parte, na observação e na intuição para organizar os trabalhadores de escritórios de maneiras supostamente eficientes. Agora, os avanços na tecnologia permitem que os projetistas adotem uma abordagem mais sofisticada, utilizando sensores, mobiliários e acessórios conectados à Internet e análise de dados para estudar os escritórios em tempo real. "Você pode levar em conta todos os funcionários, e todas as pessoas são muito diferentes", diz o arquiteto londrino Uli Blum. "Trata-se de resolver os problemas fundamentais de levar as pessoas ao ambiente de que necessitam. E a maneira mais fácil é perguntar a eles”, acrescenta. Mas descobrir as necessidades de centenas, às vezes milhares, de trabalhadores pode rapidamente se tornar um exercício de futilidade.

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretarão Lina Bo Bardi em filme de Isaac Julien

Tema de uma instalação artística de Isaac Julien intitulada Stones Against Diamonds, de 2015, a arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi terá agora sua trajetória representada no cinema com o filme Ghost of Lina Bo Bardi, do mesmo diretor.

Mães e mobilidade urbana: como as cidades devem respeitar essa relação

As mulheres são maioria nas ruas e no transporte coletivo. Os padrões de deslocamento e o uso dos modos de transporte são diferentes para cada gênero, influenciados pelo fato de as mulheres ainda assumirem com mais frequência as tarefas “domésticas”, muitas delas relacionadas aos filhos. Se questões de gênero ainda são negligenciadas no planejamento urbano, o acesso de mulheres com crianças à cidade é um tema ainda mais carente de atenção. Por meio dos depoimentos de algumas mães, ficam ainda mais claras as consequências que as falhas de planejamento e mobilidade urbana provocam no dia a dia de mães e filhos.

Bee Breeders anuncia os vencedores do concurso Nemrut Volcano Eyes

Bee Breeders anunciou os vencedores do concurso Nemrut Volcano Eyes Competition, onde os participantes receberam a tarefa de projetar uma plataforma de observação para visitantes no topo de Nemrut, um vulcão adormecido no leste da Turquia. Com o ambiente natural único, incluindo uma caldeira e um par de lagos, a plataforma de observação destina-se a fornecer vistas desobstruídas da extraordinária paisagem. O júri encorajou submissões que fossem eficazes em termos de custos, ambientalmente responsáveis e eficientes em termos energéticos.

Abaixo estão os vencedores do concurso:

Bee Breeders anuncia os vencedores do concurso Nemrut Volcano Eyes - Image 1 of 4Bee Breeders anuncia os vencedores do concurso Nemrut Volcano Eyes - Image 2 of 4Bee Breeders anuncia os vencedores do concurso Nemrut Volcano Eyes - Image 3 of 4Bee Breeders anuncia os vencedores do concurso Nemrut Volcano Eyes - Image 4 of 4Bee Breeders anuncia os vencedores do concurso Nemrut Volcano Eyes - Mais Imagens+ 32

Diller Scofidio + Renfro e Woods Bagot vencem concurso para o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Adelaide

Diller Scofidio + Renfro e Woods Bagot são os vencedores do concurso internacional de arquitetura para o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Adelaide, na Austrália. O projeto foi desenvolvido para oferecer aos visitantes um espaço dinâmico e contará com um grande saguão, galerias suspensas e um jardim na cobertura.

A proposta apresentada por Diller Scofidio + Renfro em conjunto com o Woods Bagot foi escolhida a partir de um seleto grupo de participantes, incluindo Adjaye Associates, Bjarke Ingels Group, David Chipperfield Architects e HASSELL. No último mês de maio apresentamos os projetos dos seis escritórios finalistas, agora conheceremos em detalhe a proposta dos grandes vencedores.

Diller Scofidio + Renfro e Woods Bagot vencem concurso para o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Adelaide - Imagem de DestaqueDiller Scofidio + Renfro e Woods Bagot vencem concurso para o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Adelaide - Image 1 of 4Diller Scofidio + Renfro e Woods Bagot vencem concurso para o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Adelaide - Image 2 of 4Diller Scofidio + Renfro e Woods Bagot vencem concurso para o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Adelaide - Image 3 of 4Diller Scofidio + Renfro e Woods Bagot vencem concurso para o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Adelaide - Mais Imagens

Cruising Pavilion: Questionando a Bienal de Veneza a partir de espaços ilegítimos para práticas sexuais

Por ocasião da Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza de 2018, Pierre-Alexandre Mateos, Charles Teyssou, Rasmus Myrup e Octave Perrault, convocaram um grupo de arquitetos e artistas para refletir sobre o manifesto publicado por Yvonne Farrell e Shelley McNamara, apresentando uma série de trabalhos relacionados à prática sexual do cruising, submergindo-nos na atmosfera dos lugares onde esta prática acontece normalmente, como vielas, balneários e sex clubs.

O conceito Freespace, definido para esta edição da Bienal de Arquitetura de Veneza, é questionado no Cruising Pavillion e seus representantes declaram que o mesmo falhou ao não questionar "a produção heteronormativa do próprio espaço", o que nos leva a pensar: como podemos falar de um espaço livre se não considerarmos todos aqueles espaços invisíveis e ilegítimos de nossas cidades?

Cruising Pavilion: Questionando a Bienal de Veneza a partir de espaços ilegítimos para práticas sexuais - Image 1 of 4Cruising Pavilion: Questionando a Bienal de Veneza a partir de espaços ilegítimos para práticas sexuais - Image 2 of 4Cruising Pavilion: Questionando a Bienal de Veneza a partir de espaços ilegítimos para práticas sexuais - Image 3 of 4Cruising Pavilion: Questionando a Bienal de Veneza a partir de espaços ilegítimos para práticas sexuais - Image 4 of 4Cruising Pavilion: Questionando a Bienal de Veneza a partir de espaços ilegítimos para práticas sexuais - Mais Imagens+ 29

Bjarke Ingels: "Gentrificação não é só negativa, também é o motor para a redefinição do urbano”

Em entrevista ao El País, Bjarke Ingles debate com a jornalista especializada em arquitetura Anatxu Zabalbeascoa sobre algumas das motivações de seu trabalho e o fatores que fizeram dele uma das figuras mais proeminentes da arquitetura mundial.

Entre questões formais que dão nome aos seus edifícios - "floco de neve", "labirinto" - e a competitividade no universo da arquitetura - sua proposta substituiu a de Norman Foster para o World Trade Center 2 em Nova Iorque - Zabalbeascoa indaga Ingels de modo um tanto mais agudo que se poderia esperar, chegando a perguntar se "a arquitetura pode se transformar em piada". 

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.