i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura Burquinês

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Burkina Faso

Projetos mais recentes em Burkina Faso

Últimas notícias em Burkina Faso

Diébedo Francis Kéré é contemplado com o Prince Claus Laureate Award 2017

16:00 - 12 Setembro, 2017
Diébedo Francis Kéré é contemplado com o Prince Claus Laureate Award 2017, Escola Primária em Gando. Imagem © Erik Jan Owerkerk
Escola Primária em Gando. Imagem © Erik Jan Owerkerk

O arquiteto Diébedo Francis Kéré foi contemplado com o Prince Claus Laureate Award de 2017, destacando o valor cultural de sua arquitetura, além da qualidade estética, sustentável e empoderadora.

10 Festivais tradicionais ao redor do mundo: um bom motivo para conhecer novas arquiteturas

15:00 - 9 Janeiro, 2017
10 Festivais tradicionais ao redor do mundo: um bom motivo para conhecer novas arquiteturas, By Yann Caradec from Paris, France [CC BY-SA 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons
By Yann Caradec from Paris, France [CC BY-SA 2.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons

Convivemos cotidianamente com nossas cidades através de atos corriqueiros, seja para transitar, buscar um espaço de contemplação, almoçar numa praça ou até mesmo se exercitar. No entanto, uma das formas mais excepcionais de experimentar diferentes vocações do espaço urbano são os festivais tradicionais, enraizados em suas culturas locais apresentadas através de diferentes indumentárias, culinárias, danças e outras manifestações artísticas.

No despertar da Revolução, Francis Kéré projeta um edifício "transparente" para o Parlamento de Burkina Faso

16:00 - 15 Dezembro, 2016
No despertar da Revolução, Francis Kéré projeta um edifício "transparente" para o Parlamento de Burkina Faso, Cortesia de Kéré Architecture
Cortesia de Kéré Architecture

Em outubro de 2014, quando o Presidente de Burkina Faso, Blaise Compaoré, estava se preparando para fazer uma emenda à constituição do país que iria eliminar o tempo limite de mandado presidencial e o permitira estender seu mandato de 27 anos, dez mil cidadãos de Burkinabé na capital de Ouagadougou romperam os isolamento policial para atear fogo em vários edifícios governamentais que incluíam a prefeitura, a sede nacional do partido em mandato atual, e o edifício da Assembléia Nacional. Nos dias atuais, o presidente Compaoré recuou, inaugurando uma nova era de governo democrático resultando na primeira eleição presidencial pluralista e competitiva do país em 2015.

Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré

14:00 - 17 Julho, 2016
Colorscape: Uma instalação de Francis Kéré, © Tim Tiebout. Cortesia de PMA
© Tim Tiebout. Cortesia de PMA

Atualmente em exposição no Museu de Arte Moderna da Filadélfia, o premiado arquiteto africano Diébédo Francis Kéré criou Colorscape, uma instalação feita com aço e fibras de cores vivas, para acompanhar sua primeira exposição nos Estados Unidos. A exposição é intitulada A Arquitetura de Francis Kéré: Construindo com a Comunidade, mostra uma retrospectiva da carreira do arquiteto, que inclui artefatos materiais, ferramentas e maquetes criadas para projetos de destaque na África e Europa.

Diébédo Francis Kéré: "a arquitetura faz com que as pessoas se sintam orgulhosas"

07:00 - 3 Maio, 2016
Diébédo Francis Kéré: "a arquitetura faz com que as pessoas se sintam orgulhosas"

"A arquitetura é muito mais que arte. E é muito mais que a construção de edifícios", afirmou o premiado arquiteto Diébédo Francis Kéré. No mais recente vídeo do Louisiana Channel, Kéré fala do papel da arquitetura no mundo de hoje e da influência exercida por seu país natal, Burkina Faso, em seu trabalho.

Construção de presépios em Burkina Faso: uma tradição natalina que ensina arquitetura às crianças

15:00 - 23 Dezembro, 2015
Construção de presépios em Burkina Faso: uma tradição natalina que ensina arquitetura às crianças, Cortesia de Albert Faus
Cortesia de Albert Faus

Em Burkina Faso, a fabricação de presépios natalinos é uma importante tradição que tem como protagonistas as crianças. Todos os anos elas formam equipes para construir estes modelos em grande escala, alcançando quase a própria altura, em uma espécie de competição sadia que estimula a criatividade através do desenho e construção colaborativa.

Diébédo Francis Kéré e a energia da arquitetura em Burkina Faso

15:00 - 28 Junho, 2015
Diébédo Francis Kéré e a energia da arquitetura em Burkina Faso , © Iwan Baan
© Iwan Baan

"Arquitetura é muito mais que arte. E é, de longe, mais que apenas construir edifícios", disse o premiado arquiteto Diébédo Francis Kéré. No mais recente vídeo publicado pelo Louisiana Channel, o arquiteto que divide seu tempo entre Berlim a África comenta sobre o propósito da arquitetura em uma sociedade em mudança e a influência exercida por sua terra natal, Burkina Faso, em sua prática profissional. Para Kéré, contexto e meio são as essenciais: "Tentei usar materiais locais, sobretudo argila e madeira, para criar edifícios que sejam modernos", disse ele. O modernismo de argila de Kéré representa uma nova Burkina Faso que emprega materiais naturais e renováveis, como se vê na Biblioteca Escolar em Gando. "Se construirmos com argila, teremos um futuro melhor, pois usaremos os recursos que temos", acrescentou o arquiteto.

TED Talk: Como construir com argila... e com a comunidade / Diébédo Francis Kéré

07:00 - 12 Março, 2015
TED Talk: Como construir com argila... e com a comunidade / Diébédo Francis Kéré, Centre for Earth Architecture / Kere Architecture © Iwan Baan
Centre for Earth Architecture / Kere Architecture © Iwan Baan

Nesta TED Talk, o arquiteto vencedor do Aga Khan AwardDiébédo Francis Kéré, explica como construir uma comunidade com argila. Com seu escritório Kéré Architecture, o arquiteto nativo de Burkina Faso alcançou renome internacional ao utilizar técnicas e materiais construtivos vernaculares para engajar e melhorar a experiência local. Assista-o explicando como ele usou seu sucesso pessoal para beneficiar o pequeno vilarejo africano onde cresceu. 

Claraboias de barro: iluminação natural a partir de materiais reutilizados

07:00 - 11 Fevereiro, 2015
Claraboias de barro: iluminação natural a partir de materiais reutilizados, Cortesia de Kere Architecture
Cortesia de Kere Architecture

Através da inovação técnica desenvolvida pelos arquitetos do escritório Kere Architecture, essa biblioteca aproveita a madeira de eucalipto - pouco utilizada na região - para criar um fechamento perimetral permeável e constrói uma série de claraboias a partir de potes de barro tradicionais na região, deixando entrar a luz natural e potencializando a circulação do ar nos ambientes internos.

Mais imagens e desenhos a seguir. 

Carregando... Pode demorar alguns segundos