Casa CM / parte arquitetura

Casa CM / parte arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa CM / parte arquitetura - Fotografia de Interiores, CozinhaCasa CM / parte arquitetura - Fotografia de Exterior, JanelaCasa CM / parte arquitetura - Fotografia de InterioresCasa CM / parte arquitetura - Mais Imagens+ 18

Pelotas, Brasil
  • Arquitetos: parte arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  293
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Lucas Daneris
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alubra Esquadrias, Broilo Aquecimento, Dryko, Eucatex, Fell Esquadrias, Floricultura Jardim do Éden, Fortlev, Funilaria Dois Irmãos, Gerdau, Gessopel, Grupo Schumann, Intelbras, Maciel Gill Mármores e Granitos, Madeireira Petetim, Metalúrgica Samfel, OCS Engenharia, Olaria Guido Einhardt, Osram, PORTAL DAS PEDRAS, Portobello, +10
  • Arquiteto Líder: Eduardo Riemke
  • Projeto Arquitetônico (Coautor): Cícero Silveira
  • Projeto Arquitetônico (Coautora): Alice Moraes
  • Fundações Profundas: Gigante e Simch
  • Projeto Estrutural: Rodrigo Riemke
  • Construtora: N.M. Peters
  • Programa: Abrigo para carros, sala de jantar, sala de estar, lavabo, cozinha, área de serviço, depósito, churrasqueira/varanda; 2 dormitórios, banheiro social, suíte com closet e banheiro, escritório.
  • Cidade: Pelotas
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa CM / parte arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Lucas Daneris

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está situada em um lote urbano na cidade de Pelotas, sul do Brasil, com 420m² de área superficial. É formada por uma composição linear e compacta, afastada dos limites do terreno, implantada de forma a responder à orientação solar, próxima à divisa sudeste. A volumetria é marcada por um prisma branco que se apoia em planos de concreto aparente e se projeta, em balanço, na frente e nos fundos.

Casa CM / parte arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Lucas Daneris
Casa CM / parte arquitetura - Imagem 15 de 23
Planta - Térreo
Casa CM / parte arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá
© Lucas Daneris
Casa CM / parte arquitetura - Imagem 16 de 23
Planta - 2° pavimento
Casa CM / parte arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Lucas Daneris
Casa CM / parte arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Corrimão
© Lucas Daneris

No térreo, o programa se resolve em duas linhas: uma com os ambientes sociais de estar e jantar, e outra com as áreas molhadas. O estar se articula à cozinha e à varanda e se isola dos demais ambientes através de painéis móveis de madeira ripada, para facilitar a climatização nos períodos mais extremos do verão e do inverno. O pé direito duplo do jantar integra os pavimentos e torna a circulação do superior uma passarela. A escada está longitudinalmente centralizada na planta, o que impõe o arranjo transversal dos ambientes no segundo pavimento: a suíte principal se volta para os fundos, com vista para o lago, e outros dois dormitórios se voltam para a frente do lote, todos conectados às sacadas que, além de propiciarem maiores aberturas para iluminação e ventilação, protegem as esquadrias e conformam varandas no térreo.

Casa CM / parte arquitetura - Fotografia de Interiores
© Lucas Daneris
Casa CM / parte arquitetura - Imagem 19 de 23
Corte BB
Casa CM / parte arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Lucas Daneris

A utilização de uma estrutura independente de concreto armado como técnica construtiva possibilita o arranjo formal e influencia na materialidade da casa: balanços de até 5 metros descolam o volume prismático do pavimento superior, que tem as faces da frente e dos fundos subtraídas; no térreo, os apoios necessários ficam explícitos com a utilização do concreto aparente em planos que se alternam com elementos envidraçados. Esse jogo de planos opacos e transparentes conformam os ambientes e controlam a privacidade e a integração das áreas internas e externas, buscando o máximo da iluminação e da ventilação natural.

Casa CM / parte arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Lucas Daneris

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CM / parte arquitetura" 23 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999816/casa-cm-parte-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.