Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes

Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaCentro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Exterior, TijoloCentro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Interiores, VigaCentro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Mais Imagens+ 40

  • Arquitetos Responsáveis: Bruno Decaris, Agnès Pontremoli, Pierre Tisserand
  • Cenografia: Luc Perrier
  • Cidade: Brie
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Exterior, Janela
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno é um “espaço entre”, uma ponte, um vestígio da vida rural nas garras da expansão urbana. A noroeste está situada a cidade francesa de Chessy e seus empreendimentos habitacionais periféricos mordiscando o que resta de Brie, e a sudoeste, o complexo de entretenimento e hospitalidade perfeitamente delimitado e definido da Disney.

Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luc Boegly

O projeto deveria ser de fácil leitura e comunicar a ligação entre dois mundos, ou seja, o da nova cidade e o da ilusão, ambos ali lançados quase ao acaso, sem qualquer relação histórica com a paisagem, enquanto a autenticidade e permanência da fazenda Tournelles lembram de forma simples e natural o mundo da agricultura ao qual os edifícios vizinhos devem sua existência.

Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, Fachada
© Luc Boegly
Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Tijolo, Arco
© Luc Boegly

A força arquitetônica da fazenda Tournelles reside na solidez e simplicidade dos volumes que envolvem um espaço centralmente protegido onde a atividade é concentrada, uma posição tradicionalmente voltada para o interior e totalmente fechada, fornecendo proteção contra os caprichos do vasto mundo exterior.

Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luc Boegly
Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Imagem 41 de 45
Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Imagem 42 de 45

Duas novas construções foram acrescentadas para abrigar, a sudeste do pátio, os estúdios de música, e a noroeste, o salão multiuso e suas áreas de bastidores (escritórios, camarins, alas, etc. ). Estas duas extensões foram tratadas como muros de vedação com o objetivo de restituir a ambiência inicial da fazenda e a sua morfologia geral organizada em torno do pátio central principal.

Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Luc Boegly

Assim, os azulejos e pedras de entulho foram limpos, classificados e armazenados em pilhas de acordo com suas diversas naturezas e texturas de grãos para posterior reutilização em uma nova composição de calcário e terracota evocando estratos geológicos e lembrando o enraizamento dos locais na terra.

Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Exterior
© Luc Boegly

Os espaços internos são tratados com materiais em estado bruto, evitando efeitos de estilo e maneirismos, o objetivo é valorizar a materialidade do projeto e vincular ainda mais o equipamento à história e à memória do lugar.

Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Interiores, Viga
© Luc Boegly
Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Interiores
© Luc Boegly

A sala de espetáculos da escola de música e o espaço principal do teatro estão inseridos em dois celeiros restaurados de forma a tirar o máximo partido destes dois volumes atípicos tão característicos do local. Estas duas salas estão munidas com todo o equipamento cênico necessário oferecendo um rico leque de possibilidades (musicais, teatros, danças, vídeos, etc.).

Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Luc Boegly

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brie, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes" [Chessy Cultural Center / Opus 5 architectes] 24 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999583/centro-cultural-chessy-opus-5-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.