Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects

Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, TerraçoCasa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Fotografia de Interiores, Cerca, Fachada, Viga, Terraço, CorrimãoCasa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Fotografia de Exterior, FachadaCasa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Fotografia de Exterior, JanelaCasa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Mais Imagens+ 15

Saitama, Japão
  • Equipe De Projeto: Waro KISHI, Ryosuke SASAKI
  • Cidade: Saitama
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Shigeo Ogawa

Planta Livre Atualizada: Nos arredores de Tóquio, esta residência encontra-se no meio rural, rodeada por campos e edificações espalhadas. O terreno tem quase 300 m2, mais do que suficiente para uma pequena residência. O pensamento imediato que me veio à mente, quando visitei o local pela primeira vez, foi que uma casa térrea de planta livre seria muito interessante para este programa.

Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Fotografia de Interiores, Cerca, Fachada, Viga, Terraço, Corrimão
© Shigeo Ogawa

Claro, o ambiente circundante passará por urbanização e mudanças rápidas. Com essa imagem futura em mente, pensei que o estilo contraditório de uma planta semiaberta poderia funcionar para esse terreno nos arredores de Tóquio. O círculo exterior da parede metálica semitransparente obstruirá parcialmente a vista e as paredes interiores de vidro transparente, com um espaço entre elas, que dificilmente será um jardim, servirá de “amortecimento” para se adaptar às mudanças futuras no entorno: esses elementos formaram meu conceito de arquitetura de planta livre que é envolta em camadas externas da chamada pele dupla.

Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Shigeo Ogawa
Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Imagem 17 de 20
Planta - Térreo
Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Fotografia de Exterior, Corrimão
© Shigeo Ogawa

Em termos de estrutura, utilizou-se a madeira como principal material. Elementos produzidos na fábrica foram usados para todas as outras partes, deck externo e paredes, garantindo a funcionalidade. Ao mesmo tempo, procurei criar um “cenário” interior, contrastando a estrutura de madeira “quente” com os produtos industriais “frios”.

Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Cadeira
© Shigeo Ogawa
Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada, Pilar
© Shigeo Ogawa

Simultaneamente, esses pensamentos me lembraram de uma cena particular. A foto do “Apartamento Strathmore” de Richard Neutra concluído em 1937. E não era a arquitetura em si, mas o cenário de fundo de Los Angeles naquela época. Este edifício está localizado em Westwood e esta área não era nada parecida com o lugar verde e exuberante que existe agora. Fiquei chocado ao ver que era como um deserto com apenas arbustos aqui e ali.

Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga, Janela
© Shigeo Ogawa
Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Imagem 20 de 20
Axonométrica

Além disso, lembrei que a Los Angeles atual, cheia de vegetação e árvores, é, na verdade, uma natureza criada artificialmente, graças às hidrovias artificiais conectadas a partir do estado vizinho. O ambiente em rápida mudança, ou seja, o cenário artificial de Los Angeles permitiu que, a partir da década de 1950, fosse construído o conjunto de casas térreas de planta aberta denominadas “Case Study Houses”. Por meio deste projeto, sonhei com uma versão de Tóquio da “Case Study House” do século XXI, projetando uma casa térrea em planta aberta que fosse possível construir nos arredores de Tóquio.

Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Shigeo Ogawa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects" [House in Sashiogi / Waro Kishi + K.ASSOCIATES/Architects] 20 Abr 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/999548/casa-em-sashiogi-waro-kishi-plus-ssociates-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.